Um trabalho de John Atwood e seus colaboradores, que consumiu uma década para ser concluído, está nos links abaixo.
Trata-se dos testes de 79 transformadores de saida diferentes que originalmente estavam instalados em 79 amplificadores de fabricantes/modelos diferentes.
A explicação dos parametros testados estão nas páginas 2 e 3. Atenção especial deve ser dada à coluna "full power/Fmin." onde é especificada a máxima potencia desenvolvida na mais baixa frequencia sem distorção visivel em onda senoidal.
O teste mais importante, na coluna "10kHz Wave", descreve qualitativamente o comportamento do transformador com onda quadrada de 10kHz e potencia de 100mW (0,1W). Os oscilogramas da página 4 exemplificam esse teste.
Dentre todos os transformadores testados, tem enorme importancia o modelo A-431 que equipava o amplificador monobloco Dynaco Mark 3. Esse transformador de saida foi padrão no amplificador para guitarras Sunn de 60W e dos West Amps, usado por Mark Farner ao longo de sua carreira.
John Atwood foi colaborador da Glass Audio e é dono da One Electron
http://www.one-electron.comGuilherme
http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/trans_p1.pdfhttp://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/trans_p2.pdfhttp://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/trans_p3.pdfhttp://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/trans_p4.pdf