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Autor Tópico: Som de ventania no Atomic Drive 20W  (Lida 3359 vezes)
Romulo Almeida
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« : 01 de Agosto de 2017, as 09:49:59 »

Gente, meu pequeno Atomic drive de uns dias pra cá começou fazendo uns ruídos como de vento forte!
Imagina falar com uma pessoa no telefone quando ela está no vento, é esse som!
De início troquei o Jack de entrada mas não resolveu, depois troquei os 5 potenciômetros e refiz todas as soldas e o barulho piorou!!!!
Acredito que seja no pré pois o ruído diminui quando abaixa o ganho ou volume.


Peço aos moderadores para transferir esse tópico para a área de Amplificadores porque postei no lugar errado, desculpe.

Já foi movido

A Moderação


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Resolvido (aparentemente)!!!!

Removi todas as soldas do pré e ressoldei os componentes, parece que era alguma solda fria.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2017, as 14:30:19 por Romulo Almeida » Registrado
Romulo Almeida
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« Responder #1 : 04 de Agosto de 2017, as 14:56:59 »

Ontem no ensaio o problema voltou! Alguém tem uma garrafa de álcool e um isqueiro pra me emprestar??
O curioso é que forçando o plug na entrada pra cima, o ruído para, e já troquei o Jack 2 vezes, mas continua!!
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« Responder #2 : 04 de Agosto de 2017, as 15:12:07 »

Eu tenho o isqueiro e o álcool! Bufando

Mas também aceito doação do gabinete e o chassis para fazer mais um valvulado com ele... Tongue

Brincadeiras à parte, verifique se o PCB não apresenta alguma pequena rachadura ou se algum componente não está com algum dos pinos quebrado ou mole, isso vale para qualquer componente. Isso significa que você pode ter que verificar todos os componentes do circuito. Batendo Cabeça

Uma dica de um dos colegas do fórum é que se dê pequenas batidas nos componentes com um lápis, ou um palito para sushi (Hashi), ou algo semelhante. Isso com o amplificador ligado.

 Roqueiro
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« Responder #3 : 04 de Agosto de 2017, as 15:22:36 »

As vezes eu bato com foça com o cabo de uma chave de fenda em tudo e não aparece, e as vezes só de espirar perto dele faz o tal ruído.

Principalmente com o volume alto, que vibra o chassi todo!
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Diego Bueno
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« Responder #4 : 04 de Agosto de 2017, as 16:26:31 »

Ontem no ensaio o problema voltou! Alguém tem uma garrafa de álcool e um isqueiro pra me emprestar??
O curioso é que forçando o plug na entrada pra cima, o ruído para, e já troquei o Jack 2 vezes, mas continua!!

Pode não ser o jack, e sim algum outro ponto na PCB em que o componente está com "solda fria" ou trincada, e ao forçar o jack ocorre uma leve "torção" na PCB, fazendo com que o componente faça contato novamente.

Eu particularmente daria uma olhada por toda a PCB no lado das trilhas procurando alguma trilha rompida e/ou com ponto de solda "solto ou trincado.

Um amigo me trouxe um antigo teclado Casio pra dar uma olhada, só saía som quando queria, ou quando pressionava a "carcaça" do teclado de cima pra baixo. Abri pra dar uma olhada, e adivinha: Solda trincada em dois terminais do LA4597... Haviam mais 2 ou 3 terminais com aparência de que iria trincar em breve também, acabei refazendo todas as soldas do CI por precaução.

« Última modificação: 04 de Agosto de 2017, as 16:36:52 por Diego Bueno » Registrado
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« Responder #5 : 04 de Agosto de 2017, as 16:50:06 »

Já refiz todas as soldas, e procurei por trilhas rompidas com lupa e não achei!!

Tô sem grana, senão ia aproveitar a carcaça dele pra fazer o projeto com o lm3886 que tem aqui no site!
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« Responder #6 : 04 de Agosto de 2017, as 16:58:07 »

Se aceita minha humilde sugestão, um TSW com TDA7294 não fica caro, é um amplificador excelente, te daria uns 70W de potencia utilizando um transformador de 24+24@5A, com canal limpo e distorção (controles de grave, médio, agudo, gano e volume independentes). A montagem pode ser um pouco complexa para iniciantes, mas até eu, que não tinha experiencias anteriores com montagens, montei um e funcionou de primeira.

Videozinho curto só pra você sacar o som. Gravei com uma Telecaster Squier Affinity.
https://www.youtube.com/watch?v=GF8kOMmevcQ

Existem vários projetos baratos e fáceis de montar, como o pré-amp valvulado Fender Twin Rever (utiliza uma 12AX7). Muitos fazem amplificadores hibridos, com pré-amp valvulado e power-amp transistorizado. Pode ser uma opção.
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« Responder #7 : 04 de Agosto de 2017, as 20:54:52 »

Pode não ser solda fria, mas sim algum componente da placa com defeito, tipo transistor, capacitor ou CI.
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« Responder #8 : 05 de Agosto de 2017, as 17:45:38 »

Buenas

Algumas televisões de crt que consertei tiveram como defeito o rompimento de algumas trilhas da placa. A causa ou era o peso do flyback sobre a mesma, ou queda do aparelho.
Eu costumo a localizar esse tipo de defeito colocando a placa sobre uma luz bem intensa, como uma lâmpada ou o próprio sol, sem a necessidade de lupa.
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