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Autor Tópico: Rebobinar Autotransformador para usar no Power  (Lida 25538 vezes)
Romulo Almeida
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« : 25 de Julho de 2017, as 16:21:01 »

Boa tarde pessoal, devido a dificuldade de encontrar transformadores aqui na minha região, (quando são encontrados, os preços são absurdos), estive pensando: tenho um autotransformador daqueles 127/220 -220/127v de 300va, posso retirar a parte 220v e enrolar 20+20 de fio awg 15  para 5A?

Sei que tenho que contar quantas espiras tem pra rebobina-lo tipo regra de 3.
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« Responder #1 : 25 de Julho de 2017, as 18:01:24 »

Autotransformador tem um enrolamento só.
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Romulo Almeida
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« Responder #2 : 25 de Julho de 2017, as 18:35:12 »

Autotransformador tem um enrolamento só.

E como é separado a entrada da saída? Não são 2 enrolamentos, um com o dobro de espiras e condutor com metade do diâmetro do outro em um carretel?
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« Responder #3 : 25 de Julho de 2017, as 18:39:07 »

É 1 enrolamento mesmo. O enrolamento do 220V é o maior, mais ou menos metade dele é retirado os 127V. É como se fosse um divisor de tensão utilizando indutores.

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Romulo Almeida
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« Responder #4 : 25 de Julho de 2017, as 18:42:11 »

Mais dá pra usar o núcleo pelo menos?
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« Responder #5 : 25 de Julho de 2017, as 18:45:04 »

Mais dá pra usar o núcleo pelo menos?
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« Responder #6 : 25 de Julho de 2017, as 18:59:17 »

As chapas ate que dão pra ser usadas, claro que como foi dito se elas não entortarem, mas o fio é recomendado a troca, pois o mesmo ficara com o esmalte quebrado na região onde tem as curvas do enrolamento, então se você desenrolar ele todo irá precisar enrolar fio novo e na medida certa.

E uma pergunta , 5A sobre quantos volts ?

Eu já fiz algo parecido com transformadores de no-break e estabilizadores para PC.

Até da pra arriscar, mas antes confirma as medidas do seu núcleo e o diâmetro do fio para suportar essa corrente toda.

Não só sair enrolando que vai funcionar...

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« Última modificação: 25 de Julho de 2017, as 19:07:30 por daniel_tubes » Registrado

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« Responder #7 : 25 de Julho de 2017, as 19:06:12 »

Para um transformador de 100VA o núcleo precisa ser de pelo menos 32x32mm.
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« Responder #8 : 25 de Julho de 2017, as 20:02:03 »

O auto-transformador não é um transformador isolador...
Se tiver espaço no carretel tu poderia enrolar o secundário por cima e deixar o enrolamento original como primario, mas acho muito dificil que dê, pela potência do auto-transformador.
Se o carretel for plástico, vá em frente e desmonte, fica fácil fazer um novo enrolamento.
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« Responder #9 : 25 de Julho de 2017, as 20:24:21 »

Tomando esse bonde por uns quarteirões...

Uma coisa que sempre pensei sobre desmontar transformadores foi se existiria algum solvente que soltaria as placas mais facilmente e evitaria o empeno acidental das E I.

Abraços e já desço aqui na esquina...
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« Responder #10 : 25 de Julho de 2017, as 20:31:38 »

Ferro Velho , os que eu desmontei eram pobres de verniz, isso facilitou muito a desmontagem, duvido que os auto-transformadores tenham verniz como manda o figurino.

Agora solvente para um verniz que já endureceu creio que seja meio difícil, mesmo porque ele pode comprometer o carretel, mas se a intenção era só aproveitar o ferro, creio que não há problemas.

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« Responder #11 : 25 de Julho de 2017, as 20:49:46 »

Se depois de você conseguir desmontar as chapas do núcleo, verificar que a parte de cima do enrolamento é a parte que corresponde ao trecho 127V-220V (veja pelas terminações externas) e não ao trecho mais interno (caso contrário você vai desenrolar tudo ?) ainda existe um complicador: o número de espiras por volt do autotransformador pode não ser o adequado para um transformador de fonte com isolação entre primário e secundário (essa relação espiras por volt depende da potência, no autotransformador, o que importa não é a potência total, mas apenas a parte da potência transformada). São muitas variáveis pra se ter sucesso na empreitada.
« Última modificação: 25 de Julho de 2017, as 20:51:43 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
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« Responder #12 : 25 de Julho de 2017, as 21:50:39 »

Poisé, além dessa variável espira/volt que o Xformer citou, se não me engano, em um auto-transformador a parte que corresponde aos 110/127V tem a bitola do fio bem maos grossa, devido a relação potência/tensão.
O certo mesmo é desmontar, medir o núcleo, e calcular um novo enrrolamento.
Mas dá pra fazer.
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Romulo Almeida
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« Responder #13 : 25 de Julho de 2017, as 22:04:52 »

As chapas ate que dão pra ser usadas, claro que como foi dito se elas não entortarem, mas o fio é recomendado a troca, pois o mesmo ficara com o esmalte quebrado na região onde tem as curvas do enrolamento, então se você desenrolar ele todo irá precisar enrolar fio novo e na medida certa.

E uma pergunta , 5A sobre quantos volts ?

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Seria 20V+20V, no site diz pra usar fio awg18 pra 5A, mas na tabela de fios awg esse fio suporta 2,5A, pode isso Arnaldo?
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« Responder #14 : 25 de Julho de 2017, as 22:05:53 »

Só pra terminar de te desanimar, quando se desmonta o núcleo, o verniz entre as placas se danifica bastante, o que quando for montar de novo já acrescenta mais perdas no ferro, seu transformador vai esquentar bem mais.
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