Um jeito simples.. e interessante.. é pegar um transistor PNP.. qualquer um TBJ.. como o 2n3906..
Estao vendo onde tem o resistor de 2k ao terra? Na Base dele? Coloca um diodo zener com a tensão que vc quer que ele comece a acender o led.. talvez tipo um de 7v5.. com um resistor em série dele também na Base do transistor.. talvez um resistor de 2k2 também seria legal
O que irá acontecer é o seguinte.. quando a tensão na bateria estiver acima de 7.5V.. o diodo deixará passar a tensão para a Base do transistor, isso evitará sua polarização e não deixará fluir a corrente que acenderia o led
Quando está abaixo disso, o diodo simplesmente corta essa tensão abaixo de 7.5V e deixará fluir a corrente para o terra, como demonstra a imagem.. e acenderá o led..
Tudo isso baseando na simples idéia dos diodos zeners com sua tensão de ruptura e uma porta lógica NOT usando transistor tbj..
O legal disso aí é que praticamente não deverá puxar carga nenhuma da bateria enquanto a tensão for acima que você escolheu para o zener.. e quando puxa carga.. bem.. seria a do led e do transistor.. mas ai com carga baixa da bateria, quem liga?
Esse no fim seria uma versão mais simplificada do que o plautz postou..
Daria pra fazer com FET também.. é só pensar um pouco
-----
Uma outra versão para um led bicolor...
Se fosse para o verde ficar sempre aceso, indicando que está "tudo certo" seria um zener de 7v5 em série com a luz verde.. e um circuito como postei com o zener de 8v2 para a luz vermelha..
O que aconteceria é que enquanto a bateria estiver acima de 7v5 o verde ficaria aceso, abaixo de 8v2 o vermelho acenderia..
Nesse meio termo entre 8v2 e 7v5 acenderia os dois, indicando na cor amarela..
Não precisa ficar seeeeeeeempre ligado.. como consome pouco, poderia ser ligado no jack mesmo.. ou no liga\desliga da chavinha de um mini amp... como o Ruby.. eu tinha feito um circuitinho mais ou menos desse jeito aí para um Ruby q tava montando.. mas nunca terminei (tenho aquela maldição dos projetos que nunca terminam ahuhau)