Boa noite!
Primeiro coveiro de 2018!?
Pessoal do handmades, alguém saberia dizer se este circuito funciona em 3 volts? Sei que não teria problema quanto ao transistor, mas precisaria alterar o valor dos resistores do coletor para ele funcionar?
Um excelente ano a todos!
O maior problema em circuitos a pilha é que perdem a polarização depois que a pilha gasta.
A polarização do primeiro estágio deste circuito é péssima, pois não usa resistor de emissor. Mesmo usando resistor de emissor esse tipo de polarização continua difícil justamente pela pilha mudar seu valor com o tempo.
Eu sugiro utilizar uma polarização tipo essa aí:
Posso ajudar no calculo da polarização, se o sujeito medir o HFE do transistor que vai usar, na temperatura que vai usar. O primeiro estágio pode perfeitamente utilizar mais um capacitor e um resistor na polarização pra ter maior ganho(retirar a realimentação da polarização).
Caso se utilizar uma pilha de 12V e um pequeno regulador de tensão, a estabilidade poderia ser bastante melhorada.. mas o regulador é mais complexo que o amplificador... Eu nem pensaria em fazer isso(o regulador) pra meu uso.. considero é uma extravagância.
Abraços.