tufoeffect
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« Responder #91 : 27 de Dezembro de 2017, as 15:16:34 » |
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Gostaria de pensar em como o som de uma guitarra é produzido e captado para conseguir imaginar (estou fazendo um exercício de imaginação versus conhecimento de física, especialmente da parte de ondulatória; ondas mecânicas e propagação) como os materiais envolvidos na criação e ressonância sonora podem ou não interferir neste som:
- O som de uma guitarra nasce na vibração da corda, este é um ponto que acho que todos concordamos.
- O material da corda; o tipo de material e sua densidade, arranjo granular se tratando de metal, arranjo tridimensional dos átomos (pra quem já estudou materiais) influência diretamente. A guitarra tem cordas de aço e níckel, uma liga puramente metálica, logo o som tende a ser bem metálico. Até aí nenhuma novidade.
- Antes de pensar na captação; o efeito de indução magnética que transforma movimento mecânico vibratório/oscilatório de uma corda de metal em sinal elétrico oscilatório (corrente alternada) vamos pensar na ressonância da corda nos outros materiais que compõem o instrumento.
- A ponte do instrumento é de metal, porém de um metal diferente do da corda, sendo assim há uma diferente reação desse material à vibração porque sua densidade é diferente e o som vai se propagar diferentemente em materiais diferentes, isso também não tem nenhuma novidade. - O corpo do instrumento é de madeira, e as vezes de madeiras diferentes, com constituições diferentes, arranjos das fibras diferentes. A medeira é considerada um polímero e, diferente do metal tem um arranjo atômico em cadeias longas de carbono ( a vida é feita de carbono), o metal tem o arranjo tridimensional (corpo centrado ou face centrada) e as vezes hexagonal. Logo a mesma onda mecânica que foi produzida na corda estará sendo conduzida ( ou ressonando) em um material diferente e certamente terá alguns aspectos sutis de suas envoltórias e harmônicas alterados, diminuídos ou aumentados. A frequência principal se mantêm a mesma, mas suas componentes harmônicas podem ser aumentadas, atenuadas ou amplificadas.
- Um ponto importante a se verificar é que o captador fica cara a cara com a corda, então é bem fácil de se imaginar que o som mais original da corda, sem muita interferência do restante dos materiais do corpo, seja captado, levando assim a concluirmos que a madeira não influencia no timbre, mas a onda ressona no todo e talvez não nos seja perceptível ao ouvido por ser uma interferência muito sutil e tendo a considerar que a madeira influência (umas mais outras menos) no timbre e isso seja muito sutil.
O experimento teria de conseguir medir uma gama mais ampla dos aspectos das ondas sonoras, os harmônicos e suas componentes, e assim é que se conseguiria perceber como a madeira influencia.
Eu realmente nunca consegui perceber diferença de ouvido, mas sei que o timbre de uma guitarra depende de quem toca, das cordas, da madeira, dos captadores, do pré amplificador, do power, dos falantes e da caixa de som onde estão instalados os falantes, talvez não podemos perceber diferenças quando somente um componente é modificado (no caso a madeira), mas uma variação entre todos estes componentes causará uma mudança perceptível, a madeira precisa estar inserida no conjunto, sozinha a mudança que ela pode causar seja muito sutil e imperceptível.
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