Boa tarde a todos.
Estou recuperando um Mesa Boogie Nomad 100 de um amigo que estava apresentando diversos problemas.
Neste momento estou com um problema que é novo para mim, e já esgotei as possibilidades que imaginei.
Peço a ajuda dos amigos que tem mais experiência e que possam ter alguma outra ideia do que fazer.
Um breve histórico:
Este amplificador era utilizado diariamente em um estúdio e alguns potênciometros estavam bem ruins. A cerca de 6 meses fiz a troca de todos e notei que um dos capacitores da fonte estava levemente estufado.
Comentei com o dono que o ideal seria realizar a troca de todos os eletrolíticos da fonte para evitar problemas já que os mesmos datam de 1990 porém por questões financeiras ele decidiu não realizar a troca.
Eis que a cerca de um mês ele me relatou uma "falta de volume repentina".
Fui investigar e a fonte estava comprometida além do fato de um fusível ter sido substituido por outro de maior valor, causando mais danos a fonte de alimentação.
Ao realizar a troca dos capacitores, verifiquei que uma das trilhas da alta tensão estava completamente destruída. Fiz um "jumper" por baixo da placa seguindo o caminho da mesma trilha e por fim instalei os novos capacitores.
Como não estou de posse dos novos capacitores grandes (220uF 300V e 30uF 500V) para a fonte, ainda não pude trocá-los. Porém estes estão visualmente bons, e medem valores corretos de capacitância.
Agora o que acontece é o seguinte:
O pré-amp funciona 100%. Testei utilizando o SEND e também utilizando uma saída LINE que fica após o loop de efeitos.
As partes do power-amp (inversor de fase e saída) funcionam perfeitamente até um determinado volume.
Após este volume o que se escuta na saída é um ruído de baixa frequência e volume bem alto.
Dependendo do volume, esta "oscilação" se sustenta sozinha até que o amplificador seja desligado. Algo como um feedback positivo.
Isso ocorre com o cabeçote desmontado na bancada e a caixa com os falantes no chão, então não deve ser decorrente de vibrações.
Mas suspeito que seja uma combinação de 2 fatores:
1. Algum problema ainda na fonte de alimentação que cria uma falha no inversor de fase ou na potência.
2. Algum problema nos componentes do inversor de fase ou da potência.
Já medi todos os capacitores de acoplamento e estão Ok.
Os resistores também estão todos dentro da tolerância.
As próximas opções que pensei são:
- Trocar todos os capacitores da fonte;
- Ressoldar todos os componentes do inversor de fase e da saída;
- Trocar os componentes.
Mas fico na dúvida quanto a isso pois abaixo de um determinado volume tudo funciona conforme o esperado. Inclusive, já deixei ligado e fui batendo com um palito de bambu na placa toda e isso não afeta o comportamento me deixando na dúvida quanto a um problema de solda fria.
Uma questão ainda é bastante intrigante:
Retirando as válvulas do Power e medindo a tensão DC com um multímetro na entrada do inversor de fase existem 50V. Acredito que isso tenha alguma relação com o problema ou seja uma falha na minha medição.
Já entrei em contato direto com a Mesa Boogie, eles me enviaram o esquemático mas eles disseram que não podem me ajudar por email ou telefone pois o problema é um pouco vago.
Tendo alguma informação mais específicas eles podem até ajudar.
Link para o esquemático:
https://schematicheaven.net/boogieamps/boogie_nomad100.pdfAssim que chegar em casa posto algumas fotos e um vídeo ilustrando o defeito.
Posso realizar algumas medições com um osciloscópio também (máximo 300Vrms) se for necessário.
Agradeço desde já a atenção de todos.