Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
27 de Novembro de 2024, as 08:48:37
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Lata Velha
>
Giannini True Reverber 1967??
Páginas:
1
2
3
4
1
[
2
]
3
4
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Giannini True Reverber 1967?? (Lida 23898 vezes)
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
Re: Giannini True Reverber 1967??
«
Responder #15 :
22 de Abril de 2017, as 21:39:20 »
Renato... A distância é o suficiente pra não dar faiscamento. Mas realmente pode ter ficado perto demais pra evitar acidentes. Se bem que o trimpot mesmo tá longe da alta tensão.
Quanto ao trimpot, cada um usa um modelo. O que eu tenho o desenho é o abaixo. Não sei se as medidas são exatas, mas isso é fácil de arrumar.
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQyesDhthCWWRU8xK7oui4AlTYnjp9O2N56pLzP62bDJvz1KE_UdCBgQhnw
«
Última modificação: 23 de Abril de 2017, as 23:45:14 por kem
»
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #16 :
22 de Abril de 2017, as 23:08:02 »
É melhor deixar mais espaço entre as trilhas e ilhas de alta tensão e de baixa (no caso é negativa). Você nunca viu que em algumas placas tem até cortes e buracos na placa pra isolar melhor.
Veja acima a placa de uma fonte chaveada com esses cortes.
«
Última modificação: 22 de Abril de 2017, as 23:22:14 por xformer
»
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 83
«
Responder #17 :
23 de Abril de 2017, as 00:21:19 »
Com a quantidade de informações e ajuda dos amigos com os layouts ficou claro para mim o que fazer, amanhã irei comparar os layouts postados com o equipamento que tenho em mãos
OBS: Este amplificador estava com a placa da fonte montada e válvulas quando o dono apareceu em casa pela primeira vez junto com um amigo "curioso", ambos descreveram ruídos, som distorcido e muito baixo (o amigo dele havia mexido bastante nas ligações desta fonte antes de trazer a primeira vez para inspeção visual e pegar dicas do que fazer), eles queriam ligar o amplificador aqui em casa para demonstrar os problemas apresentados e eu me neguei a ligar pois localizei LIGAÇÕES EM CURTO dos capacitores da fonte (comprovei com multímetro e expliquei o porque não iria ligar este equipamento em minha residência sem lâmpadas série e um curto na fonte), o amigo dele falou assim "quanto tu cobra para ajeitar este amplificador?", eu não dei orçamento pois precisaria de tempo para fazer uma analise melhor do mesmo e ambos levaram o amplificador embora, mas eu avisei a eles que só poderiam ligar novamente aquele amplificador se retirassem o curto da fonte (terminais de capacitores fechando curto) depois meses depois o dono trouxe a minhas mãos já nesse estado que veem nas fotos. As válvulas e placa da fonte parecem está com o amigo dele e ele está tentando trazer a mim.
Obrigado pela ajuda de todos, estou aprendendo muito com vocês e estou super grato
«
Última modificação: 23 de Abril de 2017, as 00:36:58 por emanuelneto
»
DIY Freak
Obrigado
«
Responder #18 :
23 de Abril de 2017, as 00:58:32 »
Citação de: xformer em 22 de Abril de 2017, as 23:08:02
É melhor deixar mais espaço entre as trilhas e ilhas de alta tensão e de baixa (no caso é negativa). Você nunca viu que em algumas placas tem até cortes e buracos na placa pra isolar melhor.
Seja feita a vossa vontade!!!
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9515.msg175307#msg175307
«
Última modificação: 23 de Abril de 2017, as 23:28:04 por kem
»
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844
«
Responder #19 :
23 de Abril de 2017, as 08:52:41 »
Emanuelneto
Esse é um negócio complicado. Provavelmente seu cliente não tem muitos meios e por isso começou tentando uma gambiarra com um "amigo entendido no assunto". É sempre complicado fazer negócios com clientes desse perfil. Quando você tiver todas as peças em mãos (incluindo a placa da fonte que o outro está "consertando") aí sim é possível fazer um orçamento correto.
Fale para o seu cliente que só com todos os componentes em mãos é que é possível fazer uma boa avaliação, sob a pena de que o custa suba muito.
O que você pode fazer agora é medir se os transformadores estão operantes, com medidas de resistência dos fios e ligação com lâmpada em série para ver se não estão em curto interno.
Cuidado com os cabos de ligação dos transformadores. Nessa altura já devem estar ressecados e com o isolamento quebradiço. Isso para dar um curto circuito é muito fácil.
As válvulas de saída tem grande chance de estar também em péssimas condições. Faça o melhor possível para testá-las.
Não deixe de dar um orçamento que inclua todos os detalhes, pois depois que um "curioso" faz suas besteiras o trabalho dobra.
Fale tudo isso ao cliente. O pior que pode acontecer é que ele não aprove o orçamento.
Kem
Espere a situação ficar definida antes de continuar com o layout.
Colaborador
Obrigado
«
Responder #20 :
23 de Abril de 2017, as 10:08:05 »
Obrigado Matec, o cliente já está ciente disto, o "curioso" é um amigo dele que ainda não devolveu a placa da fonte e válvulas e estou aguardando (se é que essa placa e válvulas ainda existem pois ele ficou de trazer já faz alguns dias e não trouxe ainda), falei para o cliente que o máximo que eu poderia fazer no momento era verificar se os transformadores estão em boas condições (com certeza que lâmpadas séries pois esses bichinhos são perigosos ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ), inclusive eu passei o link desta discussão para ele está ciente e com transparência do que será feito em seu amplificador. Com as dicas dadas aqui pelos amigos eu tenho certeza que consigo fazer o reparo deste amplificador 100%, mas vou depender do cliente aprovar o orçamento pois o serviço é bem brabo, os altos falantes parecem bom e medem aproximadamente 4 ohms cada um... no momento eu estou comparando o esquema do pre postado por você e logo confirmo se os componentes e ligações batem.
Obrigado
DIY Freak
Obrigado
«
Responder #21 :
23 de Abril de 2017, as 14:25:09 »
Citação de: Matec em 23 de Abril de 2017, as 08:52:41
Kem
Espere a situação ficar definida antes de continuar com o layout.
Não esquenta. Você sabe que ele já tava pronto, e nem tá 100% adequado a esse amplificador. Tô tentando fazer um layout que sirva, com poucas modificações, a maioria dos Gianninis.
I want to diode!
emanuelneto
Colaborador
Obrigado
«
Responder #22 :
23 de Abril de 2017, as 15:31:28 »
Deu um certo trabalho, mas o esquema do pré está certo com o amplificador. Durante a checagem percebi algumas alterações feitas ao longo do tempo e alguns componentes danificados como capacitores e o transformador AG4004 do reverb não dar continuidade. Em breve vou tirar fora todos os transformadores e testa-los
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #23 :
23 de Abril de 2017, as 16:20:20 »
Citação de: emanuelneto em 23 de Abril de 2017, as 15:31:28
Deu um certo trabalho, mas o esquema do pré está certo com o amplificador. Durante a checagem percebi algumas alterações feitas ao longo do tempo e alguns componentes danificados como capacitores e o transformador AG4004 do reverb não dar continuidade. Em breve vou tirar fora todos os transformadores e testa-los
Ok
-O transformador de força FG 4001 tem as seguintes especificações:
Primário : 0-120-240V
Secundário HT: 370V - 60V - CT - 370V
Secundário filamentos 3,15V - CT - 3,15V
(Após ler um tópico excelente sobre a engenharia reversa desse transformador FG-4001, vou modificar as especificações que eu vinha divulgando, e que valem exatamente para esse caso)
O transformador de força FG 4001 tem as seguintes especificações:
Primário : 0-110-220V
Secundário HT: 345V - 57V - CT - 345V
Secundário filamentos 3,3V - CT - 3,3V
(Valores aproximados que dependem da tensão da rede)
------------------------------------------
-O transformador de saída deve ter:
Primário 3800ohms P-P
Secundários de 6 e 8 Ohms; o que dá uma relação de espiras aproximada de 21,7 para 8 ohms e 25 para 6 ohms. Lembrado que esses falantes de saída devem estar ligados para dar uma impedância de 6 Ohms no total.
-----------------------------------------------
-O choque pode ser verificado medindo a resistência DC (menos de 100 ohms) e se tem um isolamento total do núcleo.
-----------------------------------------------
-O transformador de áudio AG 4004 para o reverber é um transformador SE de 22000 ohms no primário e 8ohms no secundário (que parece que está rompido o primário...)
«
Última modificação: 03 de Maio de 2017, as 23:07:13 por Matec
»
Colaborador
Obrigado
«
Responder #24 :
24 de Abril de 2017, as 13:00:02 »
Citação de: Matec em 23 de Abril de 2017, as 16:20:20
Ok
(Após ler um tópico excelente sobre a engenharia reversa desse transformador FG-4001, vou modificar as especificações que eu vinha divulgando, e que valem exatamente para esse caso)
O transformador de força FG 4001 tem as seguintes especificações:
Primário : 0-110-220V
Secundário HT: 345V - 57V - CT - 345V
Secundário filamentos 3,3V - CT - 3,3V
(Valores aproximados que dependem da tensão da rede)
Fiz as medições usando lâmpadas série (caso houvesse curto)
Minha rede hoje mediu 129VAC
Secundário HT: 405V - 66V - CT - 405V
Secundário filamentos 3,83V - CT - 3,83V
«
Última modificação: 15 de Setembro de 2017, as 17:42:28 por Matec
»
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #25 :
24 de Abril de 2017, as 15:19:59 »
Com essas tensões começa a ficar arriscado tratar desse amplificador.
O ideal seria refazer o transformador de força, para as tensões da região. (0-127v-220v ?)
Ou então utilizar um autotransformador para ajustar de 127v para 120v (melhor 117V).
Visitante
«
Responder #26 :
26 de Abril de 2017, as 09:08:31 »
Só um pitaco...
Pela idade do amplificador e as alterações nas tensões, eu diria que ele é o antigo 110 volts.
Abraços.
Colaborador
Obrigado
«
Responder #27 :
26 de Abril de 2017, as 13:17:58 »
Vou encaixotar o amplificador para não ficar aberto aqui em casa ocupando espaço, o dono ainda está aguardando o amigo devolver a placa da fonte (se é que ela ainda existe)
Colaborador
Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 128
«
Responder #28 :
28 de Abril de 2017, as 22:04:38 »
Há muito tempo atrás, eu vi um desses Gianinni True Reverber, não pude tocar nele, mas, escutei o som e era maravilhoso, digno de um Fender.
Só que existe uma diferença importante entre esse True Reverber postado no tópico e o que eu vi:
Esse do Emanuelneto utiliza 6 alto falantes Novik com imãs cerâmicos, enquanto que o que eu vi e curtí utilizava 5 alto falantes Philips com imãs de alnico.
Colaborador
Obrigado
«
Responder #29 :
01 de Maio de 2017, as 17:45:18 »
Peças do amplificado Giannini True Reverber 1967 que chegaram hoje, desmontado, válvula quebrada. Provavelmente aproveitarei somente a placa e válvulas que funcionarem, o resto vai pro lixo
OBS: dividir o orçamento em duas partes (power+saída e pré), o cliente aprovou a primeira etapa (novo power/saída, mas a placa será a mesma), custo das peças é do cliente (incluindo fio esmaltados de cobre para enrolar os transformadores)
1
2
3
4
1
[
2
]
3
4
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...