Hoje recebi pelos correios um pequeno brinquedo, que achei muito útil e que merecia ser compartilhado:
https://pt.aliexpress.com/item/2016-Latest-LCR-T4-ESR-Meter-Transistor-Tester-Diode-Triode-Capacitance-Mos-Mega328-Transistor-Tester-CASE/32788437678.html?spm=2114.13010608.0.0.QfRCThPaguei cerca de 35 reais no meu, sem os cabinhos de teste e com case de acrílico. Os cabinhos não são realmente necessários, pois o aparelho possui esses pinos para testar os componentes diretamente nele. Há outras versões com preços diferentes, e inclusive uma versão mais atual que possui algumas funções a mais e mede a leakage (não sei o termo em português) dos transístores de germânio, basta procurar por gm328a.
Testei resistores, capacitores, ldrs (que foram identificados como resistor fixo), transistor (mostrou tipo, hfe e pinagem), diodos (pinagem e tensão de queda) e leds (que, além dos dados mostrados para o diodo, piscaram algumas vezes). Testei também um regulador de tensão, mas este foi identificado simplesmente como um diodo.
Além disso, estou usando uma bateria considerada como "morta" pelo meu violão e que o aparelho indica como fornecendo 6V. Acredito que o consumo dele seja bastante baixo.
Uma foto tirada do meu: