Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
27 de Novembro de 2024, as 12:47:27
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Amplificadores valvulados
>
Faixa de tensão aconselhável para alimentar PRE JCM800
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Faixa de tensão aconselhável para alimentar PRE JCM800 (Lida 5872 vezes)
V.O.A.
Iniciante
Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 14
Faixa de tensão aconselhável para alimentar PRE JCM800
«
:
09 de Abril de 2017, as 01:44:22 »
Eu estou me guiando por este esquemático...
mas analisando este...
percebe-se que a tensão de alimentação é diferente (aprox. 310V), o que dá uma discrepância grande. Qual a opinião dos colegas?
V.O.A. - Vinícius Ossanes Aquino
cobalto777
Visitante
Re: Faixa de tensão aconselhável para alimentar PRE JCM800
«
Responder #1 :
09 de Abril de 2017, as 04:13:17 »
você está calculando 310,mas isso seria sem carga,quando a tensão passar por r1,(20k) ela vai cair...na verdade acho que vai cair até mais que o projeto original,porquê no marshal o resistor equivalente a o r1 do seu segundo esquema é de 10 k...
Visitante
«
Responder #2 :
09 de Abril de 2017, as 07:07:43 »
Vinícius, como eu já fiz uma graça no seu outro post, quero me redimir neste e tirar esta tua dúvida.
O caso aqui é que são dois esquemáticos distintos, um é o esquemático do amplificador marshall, descrito ali apenas a parte do pré amplificador, e o outro é uma adaptação do mesmo pré para trabalhar solo, e com isso foi modificada a parte de alimentação para se usar dois transformadores de 12V "bunda com bunda" para se conseguir as duas tensões necessárias, a dos filamentos (aqui usando 12Vdc para diminuir o ruído) e a HT para a amplificação do sinal.
Já no primeiro esquemático, o pré será alimentado via transformador de força único, que alimenta também a parte de potência do amplificador.
Portanto, o primeiro esquemático é o correto, porém se você tem a intenção de fazer um pré para trabalhar solo (stand alone), o segundo esquemático lhe dará a receita do bolo já pronta, eu tenho um pré JCM800 que é exatamente esse circuito, e tenho um JCM800 completo que foi feito usando o primeiro esquemático.
Fazer um pré usando dois transformadores de 12V "secundário com secundário" deixa tudo mais fácil, prático e barato, mas tem a desvantagem de fornecer por volta de 300Vdc (menos) no final, depois da retificação, é suficiente, mas é limitante também.
Você também pode comprar um transformador na Schatz que já virá pronto para o pré JCM, com dois secundários e com uma alta tensão mais alta, que te dará mais margem para regular ele bem, modificando aqueles resistores de 1W e 10K (20K no segundo esquemático) originais por outros de mesma potência (ou maior) mas de valores diferentes para regular a HT e conseguir mais ou menos distorção e "headroom".
Abraço.
«
Última modificação: 09 de Abril de 2017, as 07:25:23 por Ferro_Velho
»
Iniciante
Obrigado
«
Responder #3 :
09 de Abril de 2017, as 13:00:57 »
bunda com bunda
_ adorei esse termo!
Mas afinal, qual seria os limites do circuito? Minha preocupação maior é queimar alguma válvula. Pensei em usar um transformador 220:12 "de bunda"
para um 220:13, 220:11, por exemplo... dependendo da tensão que eu queira chegar. O problema é não saber os limites seguros que deteriorariam minhas válvulas.
Ferro_Velho
Visitante
«
Responder #4 :
09 de Abril de 2017, as 13:15:56 »
Os limites, ou os valores desejáveis para o circuito seriam os postados no esquema original, o primeiro, o problema é que você vai se decepcionar com o nível de saturação do pré com as tensões, digamos, originais.
Logo você vai entender que não terá o som total do amplificador JCM800, mas apenas o timbre criado pelo pré amplificador.
Então você pode baixar o valor do potenciômetro de volume e modelar a alimentação do pré entre 10 e 20% (pra + ou -) das tensões anotadas pelo Guilherme e usá-lo como um pedal, antes de um amplificador completo.
Quanto maior a tensão menos distorção, mas mais nitidez e sustain.
E menos tensão, significará uma distorção maior e mais esponjosa.
E os limites máximos mesmo, você descobre estudando os datasheets das válvulas envolvidas no circuito.
Abraço.
-----
P.S.: Sendo mais objetivo, dois transformadores de 12V ligados pelos secundários não te dará uma tensão que queimará as válvulas no circuito do pré, e se você encomendar um transformador específico para o pré, é só calcular que depois de retificada a tensão será em torno de 1,4 vezes a tensão de saída em CA, ou seja, sem contar com as perdas, o segundo transformador te dará menos de 220V, depois de retificado isso vai para uns 300V mais ou menos, e 300 ainda esta bem dentro do suportável para as 12ax7.
«
Última modificação: 09 de Abril de 2017, as 13:27:10 por Ferro_Velho
»
Iniciante
Obrigado
«
Responder #5 :
09 de Abril de 2017, as 13:42:40 »
Quanto maior a tensão menos distorção, mas mais nitidez e sustain.
Eu poderia jurar que era o contrário! Se é assim, vou procurar até reduzir a tensão, já que procuro um som high gain. Estou consciente, também, de que não terei a distorção de power (usarei TDA7294).
Na verdade esse projeto só com pré é um quebra-galho, enquanto não tenho dinheiro pros transformadores e válvulas de power.
Ferro_Velho
Visitante
«
Responder #6 :
09 de Abril de 2017, as 13:47:48 »
É um pré que vale a pena pois ensina muito e com um bom pedal empurrando ele, você chega num som high gain.
Se você quiser fazer um power no meio do caminho ao valvulado completo, eu sugiro dar uma olhada nas duas versões do power IALL, de 3 e 10 watts, também são um bom estágio para ir aprendendo a montar valvulados e os dois funcionam muito bem juntos: pré JCM e power IALL.
Abraço.
Iniciante
Obrigado
«
Responder #7 :
09 de Abril de 2017, as 13:55:18 »
Pois é, muito pensei em montar um IALL... mas é que eu não gostaria de gastar duas vezes. Válvula até se reaproveita pra vários projetos. O problema é gastar com transformadores (que pra minha realidade financeira são caros) e depois deixá-los de lado por usar os que realmente quero (os do JCM), seria um tiro na minha carteira.
O chassi, por exemplo, to pensando em reaproveitar de uma luminária de lâmpada tubular
Ferro_Velho
Visitante
«
Responder #8 :
09 de Abril de 2017, as 14:01:05 »
Então não perca tempo fazendo o pré, parta para fazer o amplificador completo, não gaste o dinheiro do pré, junte e compre bons transformadores (Lynx Áudio) pois o restante você pode usar componentes mais baratos e devagar vai melhorando, mas nada se compara ao amplificador completo.
Como inspiração:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4774.0
Abraço.
Iniciante
Obrigado
«
Responder #9 :
09 de Abril de 2017, as 14:09:46 »
Citação de: Ferro_Velho em 09 de Abril de 2017, as 14:01:05
Então não perca tempo fazendo o pré, parta para fazer o amplificador completo, não gaste o dinheiro do pré, junte e compre bons transformadores (Lynx Áudio) pois o restante você pode usar componentes mais baratos e devagar vai melhorando, mas nada se compara ao amplificador completo.
Como inspiração:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4774.0
Abraço.
Mal sabes que esse teu diário de montagem é a minha maior inspiração! Já perdi a conta de quantas vezes já li.
Ferro_Velho
Visitante
«
Responder #10 :
09 de Abril de 2017, as 14:21:57 »
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #11 :
09 de Abril de 2017, as 18:50:43 »
Ferro_Velho, teve um topico sobre esse pré onde conversamos dos capacitores do tone stack, e você chegou a medir as tensões encontradas nesse pré com transformadores invertidos.
Você ainda tem essas informações?
Eu sei que realmente a tensão não chega a 300V. Se não me engano, nem perto...
Ps. Achei. Era sobre um pré Fender e você só mediu a tensão sobre os capacitores do tone stack...
«
Última modificação: 09 de Abril de 2017, as 19:00:20 por kem
»
I want to diode!
Ferro_Velho
Visitante
«
Responder #12 :
09 de Abril de 2017, as 20:07:44 »
Oi kem,
Me lembro de algo que foi conversado sobre as tensões finais no uso de dois transformadores de 12V, mas não lembro os valores medidos.
E sim, você tem razão, não chega aos 300V, talvez 260~270 e olhe lá.
Eu relevei as perdas dos transformadores, que não é pouca, e enfatizei o máximo teórico para garantir que as válvulas dele não iriam fritar.
Mas, como ele disse, o interesse é mesmo por distorção, então a menor HT seria bem vinda.
Embora eu acho melhor ele partir para um JCM completo logo.
Abraço.
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #13 :
09 de Abril de 2017, as 20:19:01 »
Eu ACHO que não chega a isso. Acho que em funcionamento deve ficar em menos de 260V.
O JCM800 é um excelente amplificador, uma referência, mas o pré foi feito pensando em uma inversora + power valvulados após ele. Para uso com power SS, acho que modificações poderiam ser feitas para tirar o melhor que essas válvulas podem dar.
I want to diode!
cobalto777
Visitante
«
Responder #14 :
09 de Abril de 2017, as 20:23:58 »
com a adaptação de transformador que o eduardo faz,com dobrador de tensão,chega melhor as tensões.
https://www.youtube.com/watch?v=KMYCV7YEur0
1
2
[
1
]
2
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...