Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 09:52:39

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Preciso chavear caixa 4x12 pra 16 ou 4 ohms  (Lida 3621 vezes)
Faski
Visitante
« : 08 de Abril de 2017, as 08:07:27 »

Bom dia, adquiri recentemente um Head valvulado que só tem saída de 8 ou 4 ohms, sendo que minha caixa 4x12 e 16 ohms

Estava procurando informações em fóruns gringos as opiniões são meio a meio, de pessoas que fala que estraga ligar saída de 8 ohms com caixa de 16 ohms, tem gente que fala que não acontece nada so perde a sensibilidade fica mais fechado o timbre, eu não sei pois nunca testei desse modo a longo prazo, sei que em solid state não tem problema, pois minhas caixas ativas com apenas 1 ligada, ela trabalha com a impedância dobrada na saída e não queima, sempre tive saída de 16 ohms em meus heads,

Mas já aconteceu o contrário ao ensaiar em um estúdio eu levar meu Head e pra usar a  caixa 2 x 12 do estúdio,   dono da mesma me disse ser 8 ohms liguei e depois de 1 hora queimar o transformador de saída do meu head pois a caixa era 4 ohms, ou seja tinha 2 falantes de 8 ligados em paralelo. 

Notei que algumas caixas Marshall tem chave de comutação pra mudar a impedância da caixa de 4 ou 16 ohms, alguém pode me passar algum schematic pra eu tentar construir essa chave?
Visitante
« Responder #1 : 08 de Abril de 2017, as 11:18:30 »

Olá Faski,

Eu achei esta imagem procurando na net, mas te sugiro estudar um pouco sobre ligações em série e em paralelo dos alto-falantes, e os esquemas de ligação possíveis numa caixa com a quantidade de falantes e a impedância iguais aos seus.

Assim você pode fazer uma chave voltada às suas próprias necessidades.

Abraços.

Colaborador

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110

A eficiência está na simplicidade...

« Responder #2 : 08 de Abril de 2017, as 11:26:06 »

Vou dar um pitaco a mais ... além da impedância tem que se atentar a potencia final do conjunto, para que o amplificador não queime os auto falantes.
Isso no caso de você tocar com volume alto...

At daniel
Pirataria é crime, não roube navios...
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #3 : 08 de Abril de 2017, as 11:37:55 »

Faski... qual a impedância individual de cada falante da sua caixa?
I don't want to die young...
I want to diode!
Faski
Visitante
« Responder #4 : 08 de Abril de 2017, as 12:12:02 »

Faski... qual a impedância individual de cada falante da sua caixa?

16 ohms cada falante

-----
Vou dar um pitaco a mais ... além da impedância tem que se atentar a potencia final do conjunto, para que o amplificador não queime os auto falantes.
Isso no caso de você tocar com volume alto...

At daniel

Quanto a isso de boa o Head é 50w e eu uso 4 Seventy 80 da celestion de 16 ohms

-----
Olá Faski,

Eu achei esta imagem procurando na net, mas te sugiro estudar um pouco sobre ligações em série e em paralelo dos alto-falantes, e os esquemas de ligação possíveis numa caixa com a quantidade de falantes e a impedância iguais aos seus.

Assim você pode fazer uma chave voltada às suas próprias necessidades.

Abraços.

Não consegui entender bem essa ligação, aonde seria o jack é um jack stereo? porque se não me engano tem 3 fios saindo de cada um
« Última modificação: 08 de Abril de 2017, as 15:28:30 por Faski » Registrado
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #5 : 08 de Abril de 2017, as 12:45:41 »

Faski... a melhor opção pra você é colocar os 4 falantes em paralelo. Assim você vai ter uma impedância total de 4 ohms. Como seu head tem saída de 4 ohms, tá resolvido.
Quanto a chave. Na posição 4 ohms todos os falantes estarão em paralelo.
Na posição 16 ohms você tem que deixar 2 conjuntos de 2 falantes em paralelo e ligar esses 2 conjuntos em série.
É o que mostra a figura postada pelo ferro-velho. Os jacks são mono com contatos reversíveis.
« Última modificação: 08 de Abril de 2017, as 12:58:32 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #6 : 08 de Abril de 2017, as 15:16:27 »

O kem e o Daniel já complementaram e te responderam, é isso.

Abraços.
  Imprimir  

Ir para: