Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
22 de Novembro de 2024, as 19:16:06
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Amplificadores
>
Transformadores de valvulados: quais posso mandar fazer na "loja da esquina"?
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Transformadores de valvulados: quais posso mandar fazer na "loja da esquina"? (Lida 6271 vezes)
V.O.A.
Iniciante
Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 14
Transformadores de valvulados: quais posso mandar fazer na "loja da esquina"?
«
:
01 de Abril de 2017, as 22:23:41 »
Nunca montei um valvulado, mas pretendo montar um baseado em
Marshall
. Para isso, gostaria de saber que transformadores eu devo comprar de um fornecedor especializado e quais eu posso mandar fazer na "loja da esquina", ou seja, em um fabricante comum.
Transformador de saída: pelo o que tenho lido, este é importante que seja réplica dos "Drake", com suas características elétricas, magnéticas e
mecânicas idênticas para não afetar o timbre original. Correto?
Se é isso mesmo, existe algum outro bom fabricante além do Lynx e do Smithers?
Transformador de choke: Por se tratar de um filtro da alimentação, poderia mandar fazer em uma empresa de transformadores comuns?
Transformador de potência: Por se tratar de um transformador de potência, poderia mandar fazer em uma fábrica comum?
V.O.A. - Vinícius Ossanes Aquino
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
Re: Transformadores de valvulados: quais posso mandar fazer na "loja da esquina"?
«
Responder #1 :
01 de Abril de 2017, as 23:04:26 »
Olha. Não querendo desanimar, mas nem pra um amplificador com TDA2030 eu pegaria do cara da esquina.
Tem transformadores criminosos sendo vendidos por aí.
Isso não quer dizer que o cara da sua esquina faça porcaria. Mas você tem que ter conhecimento o suficiente pra verificar o que foi feito.
I want to diode!
Solenoide
Visitante
Re: Transformadores de valvulados: quais posso mandar fazer na "loja da esquina"?
«
Responder #2 :
01 de Abril de 2017, as 23:36:37 »
Em minha opinião, vale a pena encomendar todos os transformadores com um fabricante em que você possa confiar.
Você irá investir uma quantia em dinheiro a mais, porém, terá um produto de qualidade confiável.
Acredito que economizar em transformadores não seja uma boa ideia.
Mais uma coisa,
amplificadores valvulados trabalham com tensões potencialmente fatais, portanto, tenha muito cuidado ao construir ou reparar esses circuitos.
Abraços.
Handmaker
Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 416
«
Responder #3 :
02 de Abril de 2017, as 00:53:46 »
Para transformadores de valvulados, vá de Lynx ou Schatz. Não precisa pedir réplica de modelos específicos, ambas as marcas possuem produtos de excelente qualidade. Não compensa tentar economizar quando se trata de um valvulado.
E como é o seu primeiro valvulado, eu recomendo algo menor. As tensões são altas do mesmo jeito, mas amplificadores menores geralmente são mais fáceis de serem montados.
Iniciante
Obrigado
«
Responder #4 :
02 de Abril de 2017, as 14:46:46 »
Eu errei em falar "loja da esquina". Eu não pretendo comprar um transformador porcaria para o setor de potência. Mas gostaria de saber se convém comprar de um bom fabricante de transformadores comuns. Pois, sinceramente, acho absurdo pagar mais de 400 reais num transformador de potência. Por bem menos já comprei toroidal de 600VA de ótima qualidade.
«
Última modificação: 02 de Abril de 2017, as 17:34:42 por V.O.A.
»
Ferro_Velho
Visitante
«
Responder #5 :
02 de Abril de 2017, as 15:12:46 »
V.O.A., depois de ler o que você escreveu, eu fiquei com a impressão de que você quer uma resposta objetiva se pode economizar no filtro de choke e no transformador de potência.
Sim, até um certo ponto.
O melhor é comprar um bom transformador de saída (áudio), principalmente se você esta construindo um amplificador clássico, tipo fender ou marshall, aí a expertise de um bom fabricante vai fazer a diferença na réplica do transformador original.
Mas se você tem acesso a um fabricante de toroidais que possa te fornecer um com
as tensões e corrente corretas
, meta bala, não é tão necessário ser uma réplica perfeita no caso do transformador de potência.
Abraço.
Iniciante
Obrigado
«
Responder #6 :
02 de Abril de 2017, as 15:18:37 »
Citação de: Ferro_Velho em 02 de Abril de 2017, as 15:12:46
V.O.A., depois de ler o que você escreveu, eu fiquei com a impressão de que você quer uma resposta objetiva se pode economizar no filtro de choke e no transformador de potência.
Sim, até um certo ponto.
O melhor é comprar um bom transformador de saída (áudio), principalmente se você esta construindo um amplificador clássico, tipo fender ou marshall, aí a expertise de um bom fabricante vai fazer a diferença na réplica do transformador original.
Mas se você tem acesso a um fabricante de toroidais que possa te fornecer um com
as tensões e corrente corretas
, meta bala, não é tão necessário ser uma réplica perfeita no caso do transformador de potência.
Abraço.
Era exatamente isso que eu queria saber! E o choke, posso encomendar de um bom fabricante de transformadores comuns também?
Ferro_Velho
Visitante
«
Responder #7 :
02 de Abril de 2017, as 15:22:17 »
Não entendo muito de chokes, mas também não é o choke que vai destruir o seu som, portanto aconselho um leve estudo do que é o choke, procurando na net, para decidir, mas
acho
que é o de menor importância nos 3 transformadores (em termos de som final).
Abraço.
DIY Freak
Obrigado
«
Responder #8 :
02 de Abril de 2017, as 15:29:48 »
Mas você tem que ter certeza que é um bom fabricante, como eu disse antes. Tem vários fabricantes de nome que fazem porcaria.
O ideal é que você tenha conhecimento pra conferir o que foi feito.
I want to diode!
V.O.A.
Iniciante
Obrigado
«
Responder #9 :
02 de Abril de 2017, as 17:09:47 »
Citação de: kem em 02 de Abril de 2017, as 15:29:48
Mas você tem que ter certeza que é um bom fabricante, como eu disse antes. Tem vários fabricantes de nome que fazem porcaria.
O ideal é que você tenha conhecimento pra conferir o que foi feito.
Você saberia me dizer o que eu deveria verificar em um transformador de potência, por exemplo? Ver se a mecânica é resistente, ver se ele não vibra, ver se ele entrega a potência indicada sem esquentar demais... mais alguma coisa?
kem
DIY Freak
Obrigado
«
Responder #10 :
02 de Abril de 2017, as 17:16:54 »
De cara ter uma noção do tamanho do transformador para a potência que você precisa.
Já vi transformador a venda que não tinha metade do tamanho necessário.
I want to diode!
A.Sim
Handmaker
Obrigado
-Dado: 86
-Recebido: 363
«
Responder #11 :
03 de Abril de 2017, as 19:21:43 »
Citação de: V.O.A. em 01 de Abril de 2017, as 22:23:41
Nunca montei um valvulado, mas pretendo montar um baseado em
Marshall
. Para isso, gostaria de saber quais transformadores eu devo comprar de um fornecedor especializado e quais eu posso mandar fazer na "loja da esquina", ou seja, em um fabricante comum.
Há duas respostas para a sua pergunta :
a) Nenhum.
b) Todos.
A escolha depende de se o colega quer economizar dinheiro e correr o risco de parar o show no meio, por falha de um transformador de força ou saída, ou quer ter a segurança de operar um equipamento com os transformadores corretamente construídos, testados e comprovados por um fabricante especializado.
Também tem levar um bruta choque, ou eletrocutar a banda inteira, por falha no isolamento do transformador de força...tem vídeos disso na internet.
«
Última modificação: 03 de Abril de 2017, as 19:24:26 por A.Sim
»
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)
- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
daniel_tubes
Colaborador
Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110
A eficiência está na simplicidade...
«
Responder #12 :
03 de Abril de 2017, as 19:33:07 »
Eu já levei um bruta choque de um amplificador feito pela "pedras que caem do céu" e te digo, um transformador mal feito pode matar, não sei como eu não tive uma parada cardíaca pois o tranco foi forte, pense nisso antes de economizar uns trocados ...
Detalhe, eu não estava tocando, só fui mudar a chave de stand-by e estava com uma das mão segurando uma estrutura de ferro que certamente estava aterrada.
At Daniel.
cobalto777
Visitante
«
Responder #13 :
03 de Abril de 2017, as 21:39:31 »
encomendei um simples transformador na "loja" da esquina... primario 110/220,secundários,enrolamento simples de 360v/500 ma e 6,3v/7 A...só pra ver o verniz isolante derreter bem na minha frente,e subir a "rosa de hiroshima" ... primeira e última vez
DIY Freak
Obrigado
«
Responder #14 :
03 de Abril de 2017, as 21:43:17 »
Citação de: cobalto777 em 03 de Abril de 2017, as 21:39:31
encomendei um simples transformador na "loja" da esquina... primario 110/220,secundários,enrolamento simples de 360v/500 ma e 6,3v/7 A...só pra ver o verniz isolante derreter bem na minha frente,e subir a "rosa de hiroshima" ... primeira e última vez
Putz... e não deve ter custado barato. As especificações são parrudas...
I want to diode!
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...