Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 08:27:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Controle de drive no pré- Feedback 12ax7  (Lida 12453 vezes)
designermx2
Visitante
« : 07 de Agosto de 2010, as 15:44:18 »

Galera, estou aqui mais uma vez.... Essa acho que é mais simples que a anterior:

Andei estudando mais sobre amps valvulados e vi que a depender da válvula, 12au7 vs 12ax7 , o ganho poderá ser muito alto (como é o caso da 12ax7). Sei que poderia reduzir o ganho se colocasse uma 12au7, mas supondo que eu tivesse afim de colocar um Potenciômetro para controlar esse drive (apenas com uma válvula no amp), teria como? Imaginei que seria um Pot de 500k ligando do pino 1 ao 8 (primeiro e segundo estágio). Precisaria de mais alguma coisa ou não seria possível fazer isto?
Registrado
galelvis
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 117

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #1 : 08 de Agosto de 2010, as 00:14:04 »

Seja mais claro.
O que vc quer saber?
Não entendi sua pergunta.
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #2 : 08 de Agosto de 2010, as 07:14:55 »

tem como ter um controle de "saturação/distorção" no estágio de pré? Como?  Cool
« Última modificação: 10 de Agosto de 2010, as 20:43:44 por designermx2 » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #3 : 11 de Agosto de 2010, as 10:43:37 »

tem como ter um controle de "saturação/distorção" no estágio de pré? Como?  Cool

Claro que tem! Olhe os esquemas do JCM 800, Dual Rectfier... que irá ver como se faz.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 28 de Agosto de 2010, as 09:36:45 »

Olá designermx2

Eu li o seu post no "Amp com sintomas estranhos".  Huh? Você fez modificações demais no projeto!

Amigo, vai com mais calma! Não pode sair por aí ligando coisas com base em intuição. Controle de ganho é possível, não é complicado, mas precisa saber o que está fazendo. Nem se pode sair por aí tocando válvulas sem muito critério. A 12AX7 e a 12AU7 por exemplo não diferem apenas no ganho. A 12AU7 tem menos ganho, mas passa 10 vezes mais corrente e aguenta uma bela dissipação de placa para um triodo daquele tamanho. A ECC85 é uma outra história completamente diferente!

Um bom controle de ganho, e bem didático, é o do AX84 Hi Octane. Estuda o esquema dele que você vai ver como se faz esses controles de forma segura.

Melhor você começar pelos amplificadores pequenos, como o 5F1 ou 5E3 que partir para um JCM800 com um esquema bem mais complicado.

Se precisar de ajuda, é só postar!  Wink

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #5 : 28 de Agosto de 2010, as 13:54:01 »

"A 12AX7 e a 12AU7 por exemplo não diferem apenas no ganho. A 12AU7 tem menos ganho, mas passa 10 vezes mais corrente e aguenta uma bela dissipação de placa para um triodo daquele tamanho." (2)

E depois a Meteoro quer fazer "phase splitter" com 12ax7 pra um quarteto de 6550... Sempre tentei informar mas as pessoas acham que não e saem sim trocando válvulas "de pré" a torto e a direito achando não tem nada a ver, que só vai baixar ou aumentar o ganho, e não é bem por ai.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #6 : 28 de Agosto de 2010, as 19:10:19 »

Pois é! Eu vejo muita coisa incompleta ou falsa escrita por aí. O que mais falta é gente com vontade de estudar o tema e construir aparelhos com base em quesitos técnicos. A 12AX7 dá um bom inversor de fase, mas para as 6550 vai precisar de mais um estágio driver. Eu usaria uma 12AT7 nesta posição ou um inversor mais complexo para aproveitar melhor o que as 6550 podem dar. Atualmente estou estudando inversores com transformador driver. Eles saíram de moda na década de 1950 e eu nunca encontrei um amplificador com esta tecnologia. Vou montar um para ouvir como soa!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #7 : 29 de Agosto de 2010, as 10:11:46 »

É verdade que eu não sabia que diferenciava em mais coisas que o ganho, mas o grande lance é que era a única válvula que tinha aqui, já que acidentalmente quebrei a minha 12ax7. Ai o que me sobrou no fim do mês foi usar a ECC85, que lendo pelos foruns da vida, vi que era a 12ax7 com ganho de 57 (isso fui conferir no datasheet) e que consome 0.453 ma (salvo engano) e só funciona com 6.3v, ai eu fiz as modificações do heater e estou usando ela... adicionei um trimpot de 50k depois do 22k para ter uma sobra (para não correr o risco de queimar) e funcionou blza (até agora). Quanto ao projeto, este é um 5F2 com duas válvulas de power em paralelo. As modificações que fiz foi de um site de um cara alemão que montou e inclusive colocou esquema, layout, demo e etc... Não fui fazendo inteiramente nas cegas. Fui pelo que ele disse. Apenas o pot de volume que coloquei de 2M foi que escolhi como minha mod, o transformador de força (p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) li uns caras testando), mas foi só pra teste... já comprei o transformador e coloquei um capacitor de buffer de entrada ligado por chave que muda completamente o som (é um capacitor ligado do positivo do in para o negativo), inclusive queria saber se tem algum problema nisto. Vi em alguns projetos transistorisados que eles colocavam esse capacitor para dar um ganho de médio e médio grave. Coloquei para ver como ficava o resultado e como tenho duas guitarras totalmente diferentes, gostei muito. Só não sei se a longo prazo isto prejudica.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #8 : 29 de Agosto de 2010, as 11:34:37 »

O problema sério é mesmo saber o que acontece a longo prazo. Embarrassed Na hora de ligar, a maioria das coisas funciona!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #9 : 04 de Setembro de 2010, as 21:14:13 »

Eduardo, estou estudando e comprei material para isto. Baixei livros e peguei placas e kits para estudos.

Abaixo está a lista do que comprei:
* Laboratório Completo para Confecção de Placas de CI Suekit CK-10 - Suetoku (o ácido não vai ser esse e preciso comprar as bases para anular antes de descartar).

* Matriz de Contato/Proto Board 550 pontos EIC-7010 - 165-40-7010 - EIC (comprei por 11 reais pela net, sendo que no meu estado custa 26). Acho que para estudos ela vai me ajudar bastante.

* Multímetro Digital MD-300 - EZA ( o meu queimou quando emprestei, agora uso um emprestado)

* Placas de Fenolite face simples 10cm x 10cm. (comprei a 2 reais cada, sendo que aqui custa 6 reais uma de 5cm x 10cm)

Só para você ter uma idéia, com frete de 20 reais, diluído nesse material economizei cerca de 60 reais do que se tivesse comprado aqui. Mas estou me esforçando para aprender e espero ajudar a outros no futuro (assim como estão me ajudando).

EDUARDO:

Meu velho, você manja pracas. Se eu ganhar na sena, vou montar uma fábrica e imagine quem vai estar convidado para estar na frente dos projetos ? Roll Eyes ehhe...

Gosto de tudo relacionado a música e por isso que estou querendo desenvolver meu próprio amplificador e no futuro um projeto feito por mim do zero. Cool

Vou querer fazer meus pedais (como sou formado em design, está me ajudando com relação às caixinhas). Estou usando os filetes de portão de alumínio e as quinas quadradas. Quando eu conseguir ter o resultado que eu procuro, estarei fazendo um tutorial aqui para ajudar.com 70 reais em média (deve ser mais barato em alguns estados) da para fazer até uma "pedaleira" totalmente analógica.

Sou meio doido e gosto de procurar meios bons, baratos e alternativos para as pessoas... alguns amigos me chamam de cientista pois pesquiso muito e não é com fim lucrativo, mas sim para o bem da galera. eheh  Huh?

Mas é isso ai, valeu pela ajuda de todos e logo que concluir (pode levar um tempo pois estudo vários métodos) estarei com novidades aqui.Por enquanto só uma ajuda de como fazer acabamento para amplificadores que eu pudi fazer mas pretendo contribuir mais.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal