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Autor Tópico: MGV7 liga mas não sai som  (Lida 19552 vezes)
emanuelneto
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« : 26 de Março de 2017, as 06:14:40 »

Olá a todos do fórum, este amplificador foi adquirido já com problemas pelo ML (o dono comprou sabendo do problema devido ao baixo preço), o novo dono mandou para dois técnicos que não resolveram o problema e agora está em minhas mãos. Fiz a inspeção visual e observei:
1-Fio no fusível;
2-Fio preto do transformador 110/220V aparentemente ligado errado no conector, o local carbonizado é o GND;
3-Resistor que vai no pino 9 de uma das válvulas de saída EL84 tem 1M (a outra está com resistor de 680 ohms).





Em minhas medições desconfio que o transformador de saída está em curto também e gostaria de opiniões sobre esse transformador pois estou em dúvidas se está bom ou não. Obrigado

Ele veio ligado assim:
Marrom - Alto-Falante
Preto - GND
Azul - liga no pino 7 da primeira válvula de saída
Verde - liga no resistor de UM MEGA (marrom preto verde dourado) que vai no pino 9 da primeira válvula de saída - OBS: veio de manutenção anterior com este resistor.
Branco - +B
Rosa - liga no resistor de 680 ohms que vai no pino 9 da segunda válvula de saída
Amarelo - liga no pino 7 da segunda válvula de saída
Vermelho - não conferir ainda

Medições:
Marrom e Preto = 1,3~1,4 ohms
Preto e Vermelho = curto (0,8 ohms)Huh?
Marrom e Vermelho = curto (0,8 ohms)Huh?
Azul e Verde = 36,7~37,0 ohms
Azul e Branco = 62,8 ohms
Azul e Rosa = 90,3 ohms
Azul e Amarelo = 117,6 ohms
Azul e Vermelho = Nada
Verde e Branco = 26,7 ohms
Verde e Rosa = 54,0 ohms
Verde e Amarelo = 81,4 ohms
Verde e Vermelho = Nada
Branco e Rosa = 27,8 ohms
Branco e Amarelo = 55,2 ohms
Branco e Vermelho = Nada
Rosa e Amarelho = 27,8 ohms
Rosa e Vermelho = Nada
Amarelo e Vermelho = Nada




OBS: em pesquisas eu vi usuários relatando que este amplificador é baseado no pré-amplificador do Marshall JCM900 Dual Reverb e  power do Fender Blues Jr.
« Última modificação: 26 de Março de 2017, as 07:24:51 por xformer » Registrado
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« Responder #1 : 26 de Março de 2017, as 08:39:44 »

Pelas suas medições não parece que seja curto circuito no transformador de saída, os terminais com baixa resistência são os do secundário, essas medições são baixas mesmo. As medições do primário; fios azul, verde, branco , rosa e amarelo, estão dentro do esperado.

Essas ligações sugerem que o transformador trabalha em modo ultralinear, o que, é incomum, mas não tem nada errado nisso.

A troca desse resistor de 1M é necessária, pois com esse valor a válvula funciona mal. O valor de 680ohms deve resolver.

Essas válvulas de saída podem estar ruins.

Na hora de ligar o amplificador não se esqueça de utilizar uma lâmpada em série.

Citar
OBS: em pesquisas eu vi usuários relatando que este amplificador é baseado no pré-amplificador do Marshall JCM900 Dual Reverb e  power do Fender Blues Jr.

Também conheço alguém que sempre fala isso...    Grin
« Última modificação: 26 de Março de 2017, as 12:52:57 por Matec » Registrado
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« Responder #2 : 26 de Março de 2017, as 09:23:12 »

Pelas suas medições não parece que seja curto circuito no transformador de saída, os terminais com baixa resistência são os do secundário, essas medições são baixas mesmo. As medições do primário; fios azul, verde, branco , rosa e amarelo, estão dentro do esperado.

Essas ligações sugerem que o transformador trabalha em modo ultralinear, o que, é incomum, mas não tem nada errado nisso.

A troca desse resistor de 1M é necessária, pois com esse valor a válvula funciona mal. O valor de 680ohms deve resolver.

Essas válvulas de saída podem estar ruins.

Na hora de ligar o amplificador não se esqueça de utilizar uma lâmpada em série.

O cliente trouxe junto um par de válvulas novas EL84EH, eu só não instalei antes pois ainda não identifiquei o ajuste de bias deste e também queria resolver outros possíveis problemas dele antes de trocar as válvulas.

OBS1: tenho aqui somente um par de resistores de 0.333ohms, será que poderia usar este par nas válvulas?
OBS2: sobre lâmpadas série eu sempre tenho dúvidas em relação a potência das lampadas que devo usar. Tenho em casa várias lampadas de 40W, duas de 60W e 1 de 100W. Inclusive nos testes eu usei a lâmpada série no amplificador, elas acendem e vão diminuindo até apagar, creio ser carga do capacitor.
OBS3: usando as opções SEND/RETURN e um outro amplificador, eu tenho som e consigo mexer em algumas coisas do pré
« Última modificação: 26 de Março de 2017, as 09:38:02 por emanuelneto » Registrado
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« Responder #3 : 26 de Março de 2017, as 09:52:25 »

Mas tem uma inconsistência nas medições do secundário do transformador de saída: se entre os fios preto e marrom tem 1,4 ohms e entre entre o preto e vermelho está em curto e entre o marrom e vermelho também está em curto, logo entre preto e marrom tembém estariam em curto entre si.
Antes de medir a resistência com o multímetro, encoste as duas pontas de prova e veja quanto tem de resistência. Se não for zero, você precisa descontar o valor mostrado de todas as medições. Se o seu multímetro tiver o recurso de medição relativa (diferença de valores medidos em relação a um valor), use-o, pois ele zeraria o valor das pontas em curto para as medições seguintes.

Para ajustar a polarização das válvulas de saída, precisa ver se tem trimpot(s) para isso, senão a polarização pode ser do tipo automática (resistor ligado nos catodos das válvulas, desde que não seja de 1 ohm ou 10 ohms).

Onde você quer usar o resistor de 0,33 ohms ?

Volte o valor de 680 ohms para os pinos 9 das EL84. Com 1 Mohm lá, a válvula não funciona.

Obviamente, NÃO USE ESTE "FUSÍVEL" de fio. Provavelmente o técnico de araque que não tinha o fusível certo fez esta gambiarra. Talvez o valor de corrente do fusível seja o marcado nele (o "técnico" aproveitou o fusível queimado pra soldar o fio). Se não for, veja se não está escrito no painel ao lado do porta fusível, qual o valor recomendado.
« Última modificação: 26 de Março de 2017, as 09:57:57 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
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« Responder #4 : 26 de Março de 2017, as 10:23:29 »

Mas tem uma inconsistência nas medições do secundário do transformador de saída: se entre os fios preto e marrom tem 1,4 ohms e entre entre o preto e vermelho está em curto e entre o marrom e vermelho também está em curto, logo entre preto e marrom tembém estariam em curto entre si.
Antes de medir a resistência com o multímetro, encoste as duas pontas de prova e veja quanto tem de resistência. Se não for zero, você precisa descontar o valor mostrado de todas as medições. Se o seu multímetro tiver o recurso de medição relativa (diferença de valores medidos em relação a um valor), use-o, pois ele zeraria o valor das pontas em curto para as medições seguintes.

Para ajustar a polarização das válvulas de saída, precisa ver se tem trimpot(s) para isso, senão a polarização pode ser do tipo automática (resistor ligado nos catodos das válvulas, desde que não seja de 1 ohm ou 10 ohms).

Onde você quer usar o resistor de 0,33 ohms ?

Volte o valor de 680 ohms para os pinos 9 das EL84. Com 1 Mohm lá, a válvula não funciona.

Obviamente, NÃO USE ESTE "FUSÍVEL" de fio. Provavelmente o técnico de araque que não tinha o fusível certo fez esta gambiarra. Talvez o valor de corrente do fusível seja o marcado nele (o "técnico" aproveitou o fusível queimado pra soldar o fio). Se não for, veja se não está escrito no painel ao lado do porta fusível, qual o valor recomendado.

Você tem razão, os fios preto, marrom e vermelho estão em curto (valor medido é o mesmo valor das pontas de prova do multímetro de 0,6 ohms). Sobre o fusível, eu estou usando o valor recomendável no painel para 110V que é 1,6A

Agora não faço a mínima ideia de como comprar um transformador para este amplificador, ou se devo mandar enrolar
« Última modificação: 26 de Março de 2017, as 10:27:40 por emanuelneto » Registrado
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« Responder #5 : 26 de Março de 2017, as 10:37:42 »

Solte a fiação do transformador de saída. As duas pontas do enrolamento primário são os fios azul e amarelo, isole os demais fios do primário. Os fios secundários são o preto, marrom e vermelho. Agora ligue rapidamente (não deixe muito tempo, apenas o suficiente para medir no secundário) os fios azul e amarelo no 127Vac da tomada e veja se tem tensão entre os fios do secundário (o preto deve ser o comum).

Normalmente, para duas EL84 em PP, o primário tem 8000 ohms.  Assim a relação de impedância é de 8000/8 = 1000 para o secundário de 8 ohms, o que significa que a relação de espiras é de raiz quadrada de 1000 = 31,6.  Deveria ter então uns 127Vac/31,6 = 4Vac.  No fio para saída de 4 ohms, a relação é de 8000/4 = 2000,  ou relação de espiras de raiz quadrada de 2000 = 44,7, ou seja a tensão deveria ser de 127Vac/44,7 = 2,8Vac.
Se não tiver valores próximos a estes, o transformador de saída está ruim. Se não tiver tensão, então é certeza que está ruim.

Pra pedir um novo, peça por transformador com 8000 ohms placa a placa, com taps (tomadas) de screen a 40% (a partir do fio central = CT), potência de 20W, secundário para 4 e 8 ohms.
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« Responder #6 : 26 de Março de 2017, as 11:01:26 »

Solte a fiação do transformador de saída. As duas pontas do enrolamento primário são os fios azul e amarelo, isole os demais fios do primário. Os fios secundários são o preto, marrom e vermelho. Agora ligue rapidamente (não deixe muito tempo, apenas o suficiente para medir no secundário) os fios azul e amarelo no 127Vac da tomada e veja se tem tensão entre os fios do secundário (o preto deve ser o comum).

Ligar os fios azul e amarelo diretamente na tomada rede elétrica de 127V??
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« Responder #7 : 26 de Março de 2017, as 11:06:32 »

Sim, no amplificador o transformador pode ficar com mais de 300Vac aplicados no primário.  127Vac é cosquinha pra ele.
Se ele estiver bom, nada vai acontecer de errado. Se ele estiver ruim, já está ruim mesmo e não vai estragar nada mais do que já está.
« Última modificação: 26 de Março de 2017, as 11:08:06 por xformer » Registrado

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« Responder #8 : 26 de Março de 2017, as 11:27:39 »

Ligando os fios amarelo e azul na rede de 127VAC eu tenho as medidas:
Preto e Vermelho 1,6VAC
Preto e Marrom 4VAC
Vermelho e Marrom 5,4VAC...

Obrigado, suas dicas estão sendo valiosas.
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« Responder #9 : 26 de Março de 2017, as 11:40:58 »

Pelo visto, o transformador está funcionando, e parece em boas condições.
A tensão de entrada está exatamente em que valor?
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« Responder #10 : 26 de Março de 2017, as 11:45:43 »

Pelo visto, o transformador está funcionando, e parece em boas condições.
A tensão de entrada está exatamente em que valor?
As medidas não são confiáveis visto que a minha rede varia bastante. Hoje ela está em 132,2VAC
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« Responder #11 : 26 de Março de 2017, as 11:55:39 »

Também acho que o transformador de saída está bom, apenas estranho que parece que é o fio marrom que é o comum no secundário.

O passo seguinte é testar o transformador de força. Solte os fios do secundário (parecem ser os que vão para os bornes verdes da placa). Se tiver uma barra "sindal"  (aquela branca de plástico com vários conectores e parafusos), prenda os fios soltados dos bornes no sindal, que vai facilitar as medições. Se não tiver a barra sindal e conseguir identificar quais fios são para os filamentos, quais são os de alta tensão, quais são os para a tensão negativa de bias (se tiver ajuste), isole os pares de fios que não serão medidos e meça a tensão dos pares, com o primário energizado na rede (127Vac). Cuidado com a tensão num dos secundários, que pode ser bem alta.

Caso esteja bom também, pelo menos os componentes mais valiosos (transformadores e válvulas de saída) serão problemas a menos e se tiver defeito, será em componentes mais baratos e fáceis de substituir.
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« Responder #12 : 26 de Março de 2017, as 12:01:58 »

As medidas não são confiáveis visto que a minha rede varia bastante. Hoje ela está em 132,2VAC

Mesmo assim, fazendo um cálculo aproximado:

Marrom e Preto  ZP = 8000 ohms / ZS =~ 8 ohms.

Marrom e vermelho  ZP = 8000 ohms / ZS =~ 16 ohms.

Resta resolver aquele problema do fio preto do transformador de força. Esses conectores com parafuso acabam por ter mal contato, aquecer e dar problemas. O ideal seria mesmo soldar todos esses fios diretamente na placa, mas se não for possível, pelo menos trocar esse conector.
« Última modificação: 26 de Março de 2017, as 12:04:00 por Matec » Registrado
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« Responder #13 : 26 de Março de 2017, as 12:39:05 »

Os fios estão isolados da placa, mas quando eu fui fazer a terceira medição (fios vermelhos) o fusível abriu (não usei lâmpada série) ... a primeira medição foi nos fios marrons dque deram 23V, na segunda medição não encontrei nada nos fios amarelos, mas reiniciarei os testes amanhã quando comprar mais fusíveis, resistor de 680 ohms e o born. Obrigado pela ajuda pessoal, amanhã eu retorno aqui. 
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« Responder #14 : 26 de Março de 2017, as 12:46:57 »

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