Tá aí uma discussão interessante, a qual levei ao CREA quando fui Inspetor da Câmara de Engenharia Elétrica por duas vezes. O Corpo de Bombeiros não possui um profissional técnico habilitado para fazer as vistorias, tem somente os bombeiros, segundo a lei, isso caracteriza-se como exercício ilegal da profissão. Legalmente, o bombeiro é um leigo nesse assunto, e deveria ser um Engenheiro para fazer a avaliação de um projeto ou obra.
No PPCI, deve constar a avaliação de um engenheiro "devidamente habilitado" sobre a instalação elétrica do prédio. O Bombeiro só pode acreditar no que está escrito, ou se em vistoria, ver algo extremamente absurdo, que não coincida com a avaliação do engenheiro, negar a segurança da instalação. Essa semana mesmo li um processo de PPCI em que os bombeiros não acreditaram na avaliação de um engenheiro civil e pediram a avaliação de um engenheiro eletricista obre a instalação do prédio. Conheço BEM a instalação, e se dependesse de mim nunca seria aprovada.. e nem foi ainda.
Bombeiros não podem nem tem tempo de avaliar profundamente a segurança elétrica de um prédio, mesmo que fosse engenheiro. Isso é trabalho de algum tempo , se feito com responsabilidade. Bombeiros tem literalmente milhares de PPCI para avaliar e estão sempre de correria.
Vamos esperar o que o novo projeto de lei vai estipular sobre isso, mas parece que é só retrocesso. Quem estiver interessado:
http://www.crea-rs.org.br/site/index.php?p=ver-noticia&id=3798Abraços.