Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Novembro de 2024, as 14:17:54

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como alimentar o Mesa Boogie dual rectifier red channel - Layout do Marcel Jr.?  (Lida 17950 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« : 03 de Agosto de 2010, as 23:49:53 »

Olá pessoal,

Estou com uma dúvida de principiante. Tongue
Como eu devo fazer para alimentar o pedal/preamp do Mesa Boogie dual rectifier red channel que o Marcel Jr. postou (acho que ele postou no fórum antigo).

O pdf  tem quase 3Mb e por isso não posso re-postar aqui, para tirar as dúvidas e para quem quer montar o bixão. (3 válvulas!!!).  Evil

No layout, as voltagens dos transformadores secundários são: 350VAC 50mA + 350VAC 50mA; 15VAC 0,5A + 15VAC 0,5A; 6,3VAC 3A + 6,3VAC 3A.

Suponho que este transformador não seja comercializado pronto né?  Vou ter que mandar enrolar certo?
Onde seria melhor mandar fazer?
Basta dizer as especificações acima na hora de encomendar ele, ou o enrolador  Cheesy precisa saber mais algum detalhe ?

Ao Marcel Jr. o meu muitíssimo obrigado pelo layout! Bravo Bravo Bravo

Obrigado desde já pelas respostas.

Abraços.

« Última modificação: 04 de Agosto de 2010, as 01:46:04 por Ferro_Velho » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #1 : 04 de Agosto de 2010, as 00:06:32 »

Po cara é de meu interresse esse layout ai... tem como vc me mandar esse pdf por email se n tiver mesmo jeito de por aqui no tópico? Alô Plautz tem como resolver essa questão ai?
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #2 : 04 de Agosto de 2010, as 00:12:43 »

Bossman,

Checa o e-mail.

Abraços.
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #3 : 04 de Agosto de 2010, as 00:28:33 »

Checando...

Mensagem Mesclada
Valeu cara obrigadão ai... Abraços
« Última modificação: 04 de Agosto de 2010, as 00:37:04 por bossman » Registrado

blackcorvo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187

« Responder #4 : 04 de Agosto de 2010, as 01:13:08 »

Tô achando esse transformador meio grande... tá bom q usa 3 válvulas, mas mesmo assim, é um pré-amp.
Quase 18w na alta tensão é um pouco demais na minha opinião... com isso (usando 250V no lugar de 350v) dá pra alimentar um IALL, usando uma ELC85/ECL86 (que dão mais ou menos 5W de potência de saída em SE) e ainda sobra pra montar junto um pré JCM800 ou basicamente qualquer outro que vc quiser.

Se fosse eu, usava 25 ou 30mA pros 350V, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) seria mais que o suficiente pra alimentar as válvulas (cada triodo não deve consumir mais do que 5mA como pré-amp).

E pode diminuir a corrente do secundário de 6v+6v pros filamentos também. Já que vc vai usar 12AX7's, vc vai ter 150mA pro filamento de cada uma se ligar elas pra 12v, então 500mA já é suficiente pra alimentar elas (no caso de ligar elas pra 6V, 1A já é suficiente e ainda sobram 100mA).

Seria bom apresentar uma cópia desse documento no qual você está se guiando pra gente analisar melhor, nem que vc upe ele no 4shared ou coisa do tipo.

bom, essas "dicas" que eu dei não precisam ser seguidas, foram só minha opinião mesmo...
no mais, desejo sorte pra você com seu projeto!
« Última modificação: 04 de Agosto de 2010, as 01:14:50 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #5 : 04 de Agosto de 2010, as 01:30:16 »

Aí pessoal, estou apanhando um pouco no 4shared, não consigo fazer o arquivo aparecer no search publico.

Mas aqui tem um link pro arquivo que uma outra pessoa upou.

http://www.4shared.com/document/pWGnUlg5/Dual_Rectifier_RED_CH.htm

Abraços.

Mensagem Mesclada
Blackcorvo,

Pois é cara, eu mesmo sendo bobão em eletrônica, comparei com outros projetos de pre-amp e achei o transformador meio grandão tambem. Embarrassed

Da uma olhada no pdf e fala o que acha.

Será que alguem já montou este pré?

E o Marcel Jr., alguem sabe dele?

Abçs.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2010, as 01:58:46 por Ferro_Velho » Registrado
blackcorvo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187

« Responder #6 : 04 de Agosto de 2010, as 03:15:05 »

hmm, to olhando esse arquivo agora e tenho algumas observações:

Como vai ser usado saída de 6v+6v pros filamentos, vc num precisa dos resistores de 100 ohms pra criar o center tape. é só ligar o center tape dos 6v+6v no terra e pronto. vc usa os resistores somente se usar uma saída de 0+6v ou 0+12v. Os resistores servem pra criar um center tape "virtual", e assim diminuir o hum causado pelo filamento.

E eu to vendo que os 15V são pra um bypass eletrônico... se for usar uma 3PDT, melhor puxar uma retificação do secundário dos filamentos (vc usa retificação com 2 diodos só, já que o center tape dos 6v+6v vai estar ligado ao terra.) e daí vc tira a alimentação pro seu led.

Outra coisa: Procure usar um fusível na entrada do transformador, ou seja, ligado logo antes ou após a chave liga/desliga. Dessa forma, se o transformador entrar em curto ou coisa assim, ele vai desligar diretamente da tomada. Com isso, vc garante maior proteção pro seu circuito.
Se quiser, como garantia extra de proteção, pode usar um fusível pra cada secundário como tem no projeto original, mas EU acho que um fusível no primário já seria proteção suficiente.

Ah, e não esqueça de pedir um primário com 110/220v. Assim vc pode usar o seu preamp em qualquer lugar que for!
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #7 : 04 de Agosto de 2010, as 16:35:54 »

Eu ia comentar agora que o transformador tá superdimensionado! Não tiro uma virgula do que o blackcorvo escreveu ai! pode seguir.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #8 : 04 de Agosto de 2010, as 20:19:43 »

Blackcorvo
Bossman
,

Obrigado pela ajuda.

Mas eu pergunto, se deixo tudo como esta no pdf original (colocando um fusível antes do transformador ), vocês acham que o layout "faz sentido", claro que não vou perguntar se funciona, mas se faz sentido a alimentação como descrito pelo Marcel Jr.?

Como sou "fraldas", prefiro seguir a receita de bolo que tostar componentes e dedos. Cheesy
E isso vale para o SW3 (bypass) nem me atrevo a mudar para uma 3pdt (mesmo já sabendo como fazer um true bypass com elas em outros pedais).

E outra coisa, onde mando fazer um transformador destes?
Tem alguma informação importante para dizer quando eu mandar enrolar?
Eu moro em Hellcife, aqui nem pensar... Cry

Este é um pedal/préamp MONSTRO né? Red channel do dual rectifier, valvulado... 3 tubos... tem potencial para ficar um show de bola para quem curte um power chord "na veia".  Evil
É só dar uma olhada no site da 56inc para sentir o peso do tubestation (R$650 + frete). Huh?
Acho que valeria a pena a galera "iluminada"  Grin desenvolver este aí.

Abraços a todos.

Mensagem Mesclada
Sabe, eu tenho um sonho de doido... Sarcasmo
Eu pensei um dia: porque não fazer um sansamp GT2 "de verdade"!
Ou seja, um amp que tivesse tres prés válvulados (Fender, Marshall, Mesa ) comutados por um footswitch, um loop de efeitos e um power de 100w tambem válvulado.
Isso em cima de uma 4x12. Palmas Palmas Palmas Palmas
UUUUUHUUUUUUU!!!!

Pois este pré do layout do Marcel Jr, seria a parte California! Roqueiro
Eu sei que sairia caro Embarrassed mas sonhar não custa nadinha nadinha... Anjo

Vamos desenvolver esta maluquice?

Abraços.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2010, as 20:55:04 por Ferro_Velho » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #9 : 04 de Agosto de 2010, as 22:25:50 »

Tanto faz sentido que eu irei começar a montar dentro de pouco tempo! Sobre o transformador cara... Eu vou ter que eu mesmo enrolar o meu. Sobre seu sonho acho que já existe coisa parecida por ai... Mas que a ideia é tentadora isso é com toda certeza.
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #10 : 05 de Agosto de 2010, as 00:09:32 »

Pessoal,

Tenho algumas reservas/perguntas:

0) Este projeto já foi testado?
1) Acho 300V uma tensão muito alta para alimentar só o pré;
2) 50mA dá e sobra para alimentar o pré;
3) Pelas informações dadas no PDF, acho difícil um iniciante conseguir realizá-lo com 100% de certeza.
4) O pré tem muito ganho, este não provoca ruídos ou oscila?

Quem montou este pré?
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado

« Responder #11 : 05 de Agosto de 2010, as 00:27:58 »

0 - Conversei com o Marcel ainda ontem de manhã e ele disse que não foi testado
 1- Eu t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) acho mas já vi esquemas que chegam a trabalhar com 400 volts DC nas pobres dás válvulas.
 2- Correto
 3- Vai de cada "iniciante" vai que o cara é um iniciante tipo o Adiel da vida hahaha
 4 - Essa é a intenção muito ganho mesmo! Agora se oscila e tem ruídos ou não só descobriremos montando...
« Última modificação: 05 de Agosto de 2010, as 00:31:01 por bossman » Registrado

hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #12 : 05 de Agosto de 2010, as 13:58:44 »

0 - Conversei com o Marcel ainda ontem de manhã e ele disse que não foi testado
 1- Eu t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) acho mas já vi esquemas que chegam a trabalhar com 400 volts DC nas pobres dás válvulas.
 2- Correto
 3- Vai de cada "iniciante" vai que o cara é um iniciante tipo o Adiel da vida hahaha
 4 - Essa é a intenção muito ganho mesmo! Agora se oscila e tem ruídos ou não só descobriremos montando...

Pois é, ocorre muito por aqui. Alguns layouts são publicados e não são testados nem pelos autores. A gente podia estabelecer um processo. Quando alguém publicasse um novo layout, deveria pelo menos observar o fato. Os layouts testados deveriam trazer algumas notas adicionais de como os testes foram executados.

Me entristece muito esta situação. Por exemplo, o nosso amigo Plautz, as vezes, faz layouts a pedido dos colegas aqui. Ele sempre comunica o fato e ainda faz o alerta. Esta é a postura responsável.

Pessoal, vamos ter um pouco mais de cuidado e respeito para com os demais colegas.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
plautz
Visitante
« Responder #13 : 05 de Agosto de 2010, as 16:14:12 »

Pois é, ocorre muito por aqui. Alguns layouts são publicados e não são testados nem pelos autores. A gente podia estabelecer um processo. Quando alguém publicasse um novo layout, deveria pelo menos observar o fato. Os layouts testados deveriam trazer algumas notas adicionais de como os testes foram executados.

Me entristece muito esta situação. Por exemplo, o nosso amigo Plautz, as vezes, faz layouts a pedido dos colegas aqui. Ele sempre comunica o fato e ainda faz o alerta. Esta é a postura responsável.

Pessoal, vamos ter um pouco mais de cuidado e respeito para com os demais colegas.

Ainda mais em se tratando de tensões em trabalhos valvulados.

Imaginemos a seguinte situação (drástica, claro):

Com um determinado layout publicado e não testado (já que estamos falando de válvula, continuemos nelas), um usuário monta o equipamento e em virtude de informações erradas no documento disponibilizado causa um incêndio que destroi sua casa inteira (eu falei que era drástico). Isso é apenas uma possibilidade (boa, pois ele poderia morrer eletrocutado...).
Se alguém de sua família, ou o próprio, decidisse processar alguém para ser ressarcido dos danos (ou no caso da morte, para encontrar o culpado), quem vocês acham que seriam?

Os administradores do site!

E sabe o que eu faria? Utilizaria o institudo chamamento ao processo, e, através dele, incluria o autor do layout no pólo passivo do processo (figurando como réu), como sendo responsável direto pelos danos (ou morte), e, ao Handmades, restaria responsabilidade indireta (e, talvez, dependendo de como se desenvolva o processo, nenhuma responsabilidade).

Pensem nisso.
Visitante
« Responder #14 : 07 de Agosto de 2010, as 17:00:21 »

UAU! Huh?

Eu só queria saber como alimentar o pedal/preamp...
Agora lá vou eu atraz de um bom advogado... Cry

he he he he, brincadeirinha. Cheesy

Plautz, eu concordo com as suas preocupações.

Achei este pdf na net (como disse ACHO que foi no fórum antigo ) e
gostaria de, futuramente, montar este projeto.
Depois de ganhar experiência com outros mais simples.
Outra coisa que já estou providenciando é um tapete de borracha grossa e tambem umas
boas luvas, tambem de borracha, para usar por dentro de umas de couro (de soldador) que
tenho. Ví que é esta a maneira que usam os funcionários da cia de luz que trabalham com linha
viva.
Tambem sei que se deve usar apenas uma das mãos ao manipular tensões altas, mantendo
a outra para traz (nas costas).

Mas como disse este é para depois.
Como não estava entendendo a parte da alimentação, eu baixei algumas informações daqui do
site e de outros, sobre fontes e como enrolar transformadores.
Acho que é este o espirito do faça você mesmo né? "Não sei, estudei, aprendi, fiz".

Abraços e obrigado

PS.: Gostaria da ajuda de v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) Hgamal e Plautz para desenvolver este projeto, pois foi o único préamp de tres válvulas que encontrei na net, e penso que seria um grande "trofeu de caça" para uma pedalboard DIY.

« Última modificação: 07 de Agosto de 2010, as 17:28:56 por Ferro_Velho » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: