Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 02:47:17

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Turrets  (Lida 9993 vezes)
lgiacomini
Visitante
« : 17 de Novembro de 2016, as 06:30:28 »

Tirando a altana tubes, onde encontro os turrets e a placa de fibra pra comprar? Ou se existe alguma alternativa que não sejam ilhós.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2016, as 07:20:10 por lgiacomini » Registrado
MARFU
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25

« Responder #1 : 17 de Novembro de 2016, as 08:14:12 »

Bom dia.

Em pesquisas sobre como e o que utilizar na confecção das Placas, achei bem caros os turrets.

Já para a montagem com ilhoses, o problema é achar a placa de fibra adequada, restando alternativas, placa fenólica ( não achei a venda) ou corroer uma placa inteira, furar e colocar ilhoses.
Os ilhoses de 5mm são grandes, mas os de 3mm ficam iguais aos gianninis, acho uma boa alternativa.

Agora... levando em consideração, pegar uma placa, retirar todo o cobre e instalar ilhoses, acho mais produtivo deixar ilhas e soldar na superfície, seguindo o layout nas mesmas posições dos turrets.
Veja esta foto do David Loss:

E para prototipação usei ponte de terminais:

« Última modificação: 17 de Novembro de 2016, as 08:20:10 por MARFU » Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #2 : 17 de Novembro de 2016, as 16:02:52 »

Marfu, em lojas de plásticos, polipropilenos, você encontra chapas fenólicas, como aqui nessa loja: http://www.macedoplasticos.com.br/itm/fenolite.html

tem chapas de todos os tamanhos e medidas, eu comprei de 2mm de espessura pra fazer meu amplificador e botar ilhoses latonados de 3mm  Legal!
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10

« Responder #3 : 18 de Novembro de 2016, as 06:17:25 »

Nas minhas montagens eu usei ilhoses que são bem mais fáceis de achar e baratos, com relação a placa eu comprei no Mercado Livre TVE de 3mm pois foi a que o cara tinha para vender, mas acho que de 2mm seria o ideal, 1mm é muito fina, no mercado livre me parece não ter mais de 3mm, mas no local que o Diego Gin indicou eles também vendem TVE.

Aproveitando queria saber do Diego Gin se ele comprou nessa loja pessoalmente ou se eles vendem pela internet, pois em lojas que verifiquei perto da minha casa não encontrei o TVE.
"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #4 : 18 de Novembro de 2016, as 09:02:55 »

Eu já fiz montagem usando parafusinhos de latão (no lugar dos turrets ou ilhoses) em placa de fibra de vidro. Fica legal e é fácil de achar (casas de parafusos ou lojas de ferragens). Ou pode-se usar parafusos de ferro mesmo, se deixar de molho por alguns minutos em sulfato de cobre ele ficará revestido de cobre e a solda pega fácil (lave os parafusos antes com detergente, para desengraxar, sulfato de cobre acha-se em lojas de suplementos agrícolas, ou como algicida para piscinas).

Mas gostei da ideia da PCB corroída com as "ilhas" no lugar dos ilhoses. Para ficar "mais bom ainda", pensei em placa dupla face, com ilhas correspondentes dos dois lados, furadas e com os lides dos componentes passando através dos furos, assim dá para fazer as conexões pelo "avesso".

Porém, no final das contas, acho que é muito trabalho para pouca economia (inclusive de tempo). Turret em placa de fibra de fibra (ou mesmo fenolite) sem cobre fica bom, bonito e barato (bem, não tão caro).

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Diego Gin
Visitante
« Responder #5 : 18 de Novembro de 2016, as 11:14:18 »

ljulio, eu comprei pessoalmente, mas acredito que não haja problema em pedir pela internet também...

Finck: Obrigado pela sugestão! Eu encontrei essas aqui, pesquisando bastante:

O unico problema, é que a maioria ai vai sair mais caro e vai ser menos eficiente que os turrets da altana. É incrível a dificuldade que temos em encontrar certas peças tão básicas como o bendito turret aqui no Brasil  Lips Sealed

Pinos de metal: (Tipo aqueles que são pinos de plugue de tomada)

Um parafuso chamado Prisioneiro:

Rebites:

Pinos e parafusos para cartonagem:

Prego de cabeça dupla: (os mais esteticamente bonitos, o problema seria como fixar os mesmos na placa)

« Última modificação: 18 de Novembro de 2016, as 11:31:22 por Diego Gin » Registrado
A.Sim
Handmaker

Obrigado
-Dado: 86
-Recebido: 363

« Responder #6 : 18 de Novembro de 2016, as 14:31:35 »

Olá, colegas :

No início era o caos... e então surgiram as válvulas. Válvulas usam soquetes, e os componentes periféricos eram ligados entre os pinos dos soquetes. Pontes de terminais proporcionavam apoios extras. Componentes mais pesados eram presos ao chassis, e ligados com fios. Essa técnica foi chamada pelo pomposo nome de "ponto-a-ponto".

Com a montagem ponto-a-ponto, a indústria eletrônica produziu rádios, televisores PB, televisores a cores, computadores, radares, etc, que não seriam possíveis sem a compacidade e as ligações curtas e diretas que esse tipo de montagem proporciona.

Em que momento a montagem com " turrets " e placas de ilhoses começou a ser utilizada ?
« Última modificação: 18 de Novembro de 2016, as 18:33:36 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #7 : 18 de Novembro de 2016, as 16:30:23 »

Eu acho mesmo interessante que num fórum onde quase todos aprendem a fazer placa de circuito impresso para fazer os pedais de efeito, quando se fala em fazer valvulado, muitos ainda buscam soluções "praticas" e "baratas", quando uma simples pcb resolve muito bem, é prática e barata.

Eu sei que estou me repetindo aqui, já falei isso num outro tópico, mas vejam esta imagem postada pelo MARFU :

Qual é a dificuldade de fazer uma pcb destas?

Com círculos ou quadrados no lugar dos turrets, e ainda poderia fazer um furo e passar a perna do componente, e ainda poderia ser pelo outro lado da placa, deixando a parte de cobre para ter também as ligações entre estas ilhas de cobre.

É só copiar o layout das placas de turrets numa placa cobreada, fazer as ilhas (quadradas ou redondas) e as ligações por baixo da placa com caneta marcador e régua, depois corroer com percloreto, furar, soldar e cobrir todo o cobre com solda.

Vejam esta pcb da tube depot, eu montei o meu 5F1 com ela, de um lado ela copia o layout tradicional das montagens PTP dos fenders, e do outro a outra camada de cobre faz os planos de terra e as conexões de debaixo das placas.

E neste link o pdf para montar com esta placa:
https://d1sjrnpi226dnf.cloudfront.net/spree/attached_files/pcb-5e3.pdf?1382029929

Comparem o layout dos componentes na pcb com este layout da própria fender (um esta de cabeça pra baixo do outro):

Parafusos, ilhóses, pregos... a coisa já descamba para a gambiarra, e se você só pode fazer um valvulado assim na base da gambiarra, eu recomendo que espere um pouco e junte a grana para fazer com uma placa de circuito impresso, mas não faça gambiarra com valvulados, a chance de você se machucar e/ou perder o investimento já feito é grande.

Abraços.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2016, as 16:32:48 por Ferro_Velho » Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #8 : 18 de Novembro de 2016, as 17:31:13 »

Ferro Velho, entendo sua colocação porém, eu acho a "turretboard" muito mais eficiente mecanicamente... mas pode ser mera questão de gosto pessoal

Sobre a gambiara, concordo plenamente que é horrível todo tipo de gambiarra, ainda mais nesse nicho de alta tensão, porém meu objetivo é buscar uma solução tão estável e eficiente quanto os turrets... nada que fique frouxo, mal colocado ou fraco! é só lamentável a falta de acesso a algumas peças aqui no Brasil
Visitante
« Responder #9 : 18 de Novembro de 2016, as 18:58:45 »

A indústria usou ao longo de sua história ilhós, turret, pcb e ptp com ponte de terminais, basicamente.

Se o turret é caro, então a outra opção que mais se assemelha ao turret é a ponte de terminais, que pode ter a ponta clipada para ficar aberta em "U" e permitir a troca de um componente por outro muito facilmente.

A pcb é a mais prática de se fazer e montar, além de barata, mas tem um único defeito, é mais difícil dessoldar e ressoldar componente depois que tudo estiver conectado.

Diego, use um dos standards da indústria como a ponte de terminais, reinventar o que já é testado e aprovado é complicado e pode lhe trazer dor de cabeça.

Abraço.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2016, as 19:09:37 por Ferro_Velho » Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #10 : 18 de Novembro de 2016, as 19:33:44 »

Concordo Ferro Velho, acho as pontes de terminais muito eficientes! Sem contar que você pode aterrá-la no chassis automaticamente ao parafusar as extremidades  Cheesy

Agora não sei o que faço já que comprei uma placa de fenolite e ilhoses de latão  Afro
Colaborador

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 128

« Responder #11 : 18 de Novembro de 2016, as 20:55:42 »

Confesso que não gosto de ponte de terminais que acho uma solução retrógrada e antiga, mas, funciona...
Quanto a utilizar ilhas quadradas sem furos numa PCB eu acho pior ainda, porque se houver a necessidade de alguma modificação, sempre existe a possibilidade da ilha descolar da placa, devido ao calor da ressoldagem.

Por isso, na minha opinião, o melhor que há são os turrets (caros e difíceis de encontrar) e os ilhoses.
O fato é que durante um bom tempo (antes de usar PCB) eu utilizei placas de fenolite com ilhoses para montar circuitos, tanto valvulados quanto transistorizados.

« Última modificação: 18 de Novembro de 2016, as 21:33:31 por Ramsay » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #12 : 19 de Novembro de 2016, as 08:11:23 »

Eu agora misturo os ilhoses com terminais na placa de fibra de vidro.  Fica meio ponte de terminais e meio ilhoses.

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
lferg
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14

« Responder #13 : 19 de Novembro de 2016, as 15:01:03 »

Pessoal, olhem essa montagem que fiz em ponte de terminais.

Quando eu decidi montar um Hi Octane, procurei comprar placas e turrets, ou outra alternativa ao turrets, e devido a dificuldade de achar aqui na minha cidade e comprar pela internet, o frete encarece muito os itens, decidi montar tudo ponto a ponto e posso afirmar para voces que é muito divertido fazer esse tipo de montagem. Fui seguindo o apenas o esquemático, e o layout da montagem vai surgindo durante o processo de montagem. É como se fosse um artesanato com componentes eletrônicos. Recomendo essa experiência a todos, muito legal. Além de ser bastante robusta e o nível de ruídos ficou extremamente baixo. Guitarrista
For those about to rock (we salute you)
lgiacomini
Visitante
« Responder #14 : 21 de Novembro de 2016, as 00:09:54 »

Gostei do aspecto que ficou. Comprei um fenolite aqui e vou corroer e posto o resultado depois!
  Imprimir  

Ir para: