@ xformer:
Não derubo não! O choque deve ser fortinho. (risos)
Vou seguir essa diga quanto aos potenciômetros.
@bossman:
Esse era o plano mesmo, dar um aroma de válvula. Digo que ficou mais presente do que parece no vídeo (que foi gravado com celular). Eu fico bobo por não haverem mais amplificadores híbridos por aí com as válvulas a tensão adequada... não é um projeto realmente caro...
@ AndShadows:
Valeu! Mais que coragem esse exigiu uma paciência de Jó. Eu devo ter feito uns três amplificadores, entre potenciômetros destruídos, fiações refeitas, e remodelagem completa do interior dele...
Esse tipo de circuito é alienígena para mim, ainda estamos adquirindo intimidade, eu e o Amplificador.
-----
Gente... mudei uns capacitores e reinstalei um potenciômetro e inadvertidamente acordei o monstrinho do Hummmmm.
Os suspeitos usuais me apontaram para: capacitor do filtro ruim; esquema de aterramento ruim (loop inadvertido ou má escolha de rota de cabeamento...); válvula ruim...
Sobre o ruído: não parece 60Hz (não estou suspeitando dos filamentos). É afetado pelo equalizador (o timbre do ruído muda). Se manifesta desde baixos volumes, e se mantém constante até o volume ficar muito alto. Pedais de drive contribuem mas menos do que o esperado.
Depois do puxão de orelha do Matec, desenhei um esquemático onde procuro demonstrar as conexões que fiz traçando linhas que normalmente são subentendidas. No melhor possível, os desenho reflete os cabeamentos tal qual foram feitos na implementação.
(Eu tenho dificuldade com esquemas de áudio habituais onde as conexões de terra são muitas vezes subentendidas e pressupõe que você saiba onde conectar cada ponto... o que não é o meu caso, porque eu ainda não sei!)
Os aterramentos são os fios diagonais.
PE é o aterramento do chassis.
Faltou uma junção ali no potenciômetro de médios no EQ, mas ela existe.
O jack p10 é do tipo isolado, optei pela conexão no chassis como está no esquemático acima.
R24 e R25 são de fato dois resistores em série, não há erro de transcrição.
No primário dos dois transformadores está implícita a ligação 220V.
Conectores X2 pertencem à placa solid state muito aludida neste tópico.
Está funcionando, mas com ruído.
Pensei em fazer outra ligação, diferente. Procurei rascunhar no mesmo método. Há três pontos de interrogação no desenho que representam conexões que eu não consegui idear ainda.
São elas:
J2 = O negativo do jack do alto falante.
X2-1 = O negativo da entrada de sinal de audio da placa SS.
GND-PWR = um pontinho na placa SS escrito GND, com furo, presumivelmente para se conectar um fio. Mas como rotear isso ainda é um mistério para mim.
Dentre as modificações (incluindo essa rota do gnd nova) que me ocorreram, em ordem de implementação:
- Desacoplar a alimentação dos ânodo dos dois estágios de ganho (agora surgiu um capacitor entre R24 e R25);
- Substituir os capacitores da fonte do HT...
- Passar os fios do secundário do transformador da placa SS pelo lado de fora do chassis (ok, feito);
- Passar os fios do secundário dos filamentos pelo lado de fora do chassis, reentrando o mesmo apenas perto dos filamentos.
- Elevar os filamentos (tensão da derivação central).
Que tal as idéias?
Que tal ficou a idéia de mudar o esquema de GND?
Como conectar os três pontos de interrogação?
-----
Foto.
Relutei em enviar uma foto porque está um ninho de ratos. Não sei o quanto vai ajudar mas enviei.
Os blocos ali foram reposicionados diversas vezes. Foi um tanto difícil reaproveitar esse chassis, a fonte por exemplo eu preferia ter colocado bem à direita, mas havia uma elevação no chassis e um pino plástico (que recebe o parafuso da alça) que ficavam no caminho... muita coisa ali foi contingencial.