Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 06:33:18

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Que acham desse design híbrido?  (Lida 14296 vezes)
RafaS
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20

« Responder #15 : 08 de Novembro de 2016, as 18:57:33 »

Testes preliminares.

12AU7 ligada direto no power.

Obtenho apenas ruído. Ao plugar um cabo de guitarra na entrada, e tocar tanto a ponta quanto a parte do GND, o ruido ameniza. Plugando uma guitarra não produz som.

Por alguma razão que não compreendo, ao medir a tensão nos ânodos (após o resistor), obtenho os mesmos 360 Volts que há logo após a saída da retificação da fonte. Mesmo com a válvula presente.

Suspeito que estou com dois problemas: um no esquema de aterramento. E outro na fonte, que ainda não consegui imaginar o que é.

Ainda não sei onde aterrar a derivação central dos filamentos.

O sistema testado foi basicamente o circuito da 12AU7 ligado direto no power. Sem nenhum tone stack, ativo ou passivo. Apenas para verificar.
"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #16 : 08 de Novembro de 2016, as 19:01:50 »

Por alguma razão que não compreendo, ao medir a tensão nos ânodos (após o resistor), obtenho os mesmos 360 Volts que há logo após a saída da retificação da fonte. Mesmo com a válvula presente.

Isso ocorre porque não deve ter corrente sendo conduzida (ou por falta de válvula, ou por circuito interrompido ou válvula totalmente cortada sem conduzir). Quando não há corrente, não há queda de tensão em resistores.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RafaS
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #17 : 08 de Novembro de 2016, as 19:50:17 »

A forma como fiz o GND foi essa:
(Isso foi muito contra-intuitivo para mim... )

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Outra versão em desenho da mesma coisa

Deve ser o maior loop de aterramento da história!  Batendo Cabeça

Em tempo, os filamentos não aparecem conectados ali para tentar limpar um pouco o desenho. Na prática estão conectados um fio nos terminais 4 e 5, e outro no terminal 9. E a derivação central conectada a nada porque não sei onde fazer isso.

Uma coisa que está me complicando em relação ao GND dos filamentos é que a maioria dos esquemáticos situa esse GND no Power de um valvulado. E o meu não é valvulado. Aí... complica.

(Tenho fotos disso tudo aí, mas como não ficaram boas pensei que o desenho seria mais claro).

-----
Atualização: saiu som.

Agora a história por trás disso.

Eu já estava deitado na cama, frustrado, tentando dormir, quando tive uma epifania...

Voltei lá na bancada, fiquei contemplando o circuito e... como um raio: EU LIGUEI A PINAGEM DA VÁLVULA AO INVERSO!!!

(Quem olhar a figura que postei acima vai poder ver... a mancada foi corrigida após aquele post).

"Desvirei" as conexões, e saiu som. E bem bonito.

Eu sou iniciante mas a pinagem da válvula eu sei... de cór... como cometer isso?! Suspeito que foi porque eu a pus no chassis em orientação inversa ao qual estou acostumado a "pensar" ela. Ao invés de corrigir e seguir a pinagem em sentido horário, como havia invertido, segui em sentido inverso também. Estava tão preocupado em não morrer eletrocutado que tive esse lapso.

Enfim, depois de umas risadas e horas a mais acordado, já não vou dormir aborrecido!

Cheesy

Quanto à derivação central do secundário dos filamentos, por hora encostei ela no chassis e... incrível. Ficou bem mais quieto. Amanhã quando puder tocar volume, vou poder ter uma noção mais clara do quão quieto está e o quão quieto precisa ficar.

Como pelo visto é um segredo de estado e ninguém quer me falar onde conectar aquele fio, vou por no GND do circuito de força da válvula. Parece ainda um pouco melhor do que no chassis. Espero não torrar nada.

« Última modificação: 08 de Novembro de 2016, as 23:28:15 por RafaS » Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #18 : 09 de Novembro de 2016, as 12:42:14 »

Como pelo visto é um segredo de estado e ninguém quer me falar onde conectar aquele fio, vou por no GND do circuito de força da válvula. Parece ainda um pouco melhor do que no chassis. Espero não torrar nada.

Segredo de estado nada.

Isso já foi dito nas respostas e você não prestou atenção.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9011.msg170337#msg170337

Normalmente num valvulado, o defeito vem de montagens feitas com pressa e sem atenção.

Não adianta escrever uma página inteira sobre um problema e não postar o esquema utilizado e uma foto da área na qual o defeito está.

O método não é trabalhoso e é sempre eficiente. Utilize...  Angry

Abs
« Última modificação: 09 de Novembro de 2016, as 16:37:19 por Matec » Registrado
RafaS
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #19 : 13 de Novembro de 2016, as 09:10:36 »

Bom dia Matec.

Eu li o post deste link. Apenas não estava claro para mim. Como comentei naquele link fui ensinado sobre aterramento e Gnd como coisas distintas (o que se aplica em circuitos de controle/potência).

Aterrando a derivação central na carcaça funcionou, mas suponho que deva ir no Gnd da fonte. Talvez depois do último filtro? Estou aterrando tudo lá enquanto não melhoro o gnd.

Tentei botar um desenho e foto e esquemático, lamento se não ficou satisfatório. Estou tomando uma verdadeira lavada desse circuito.

Como estou fazendo modificações deixei o assunto quieto até implementar todas elas e ter um set de problemas mais caracterizado.

Abraços e obrigado por toda a sua ajuda e do xformer. Está sendo importantíssimo.

Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #20 : 13 de Novembro de 2016, as 10:00:54 »

Não se preocupe.

O fato é que as coisas são simples, nada complicado, então não existem segredos, só alguns macetes. E esses macetes a gente ensina.

Abs
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #21 : 15 de Novembro de 2016, as 20:54:46 »

Uma questão que me surgiu:

Nem sempre vejo - em fotos no google, os "gut shots" - o uso de cabo blindado nos trajetos de ânodos para potenciômetros de volume, tone stacks, etc.

Até onde li, é crucial conectar a malha em apenas um ponto dela, deixando o outro isolado, sem possibilidade contato. Senão: loop. Alguns então, ligam essa uma ponta da malha ao GND. Outros afirmam que é melhor na carcaça (desse modo a malha seria efetivamente um tipo de "continuação da carcaça").

(Pessoalmente eu sou um grande destruidor de potenciômetros toda vez que tento soldar algo na carcaça deles, então soldar a malha na carcaça do potenciômetro se mostrou pra mim uma grande maneira de desperdiçar dinheiro...  Batendo Cabeça)

O que acham do uso de cabos blindados?

-----
Um update:

Testei com a malha no GND em vez da carcaça.

Tive a impressão de que com a malha no chassis ficou mais quieto o amplificador.

Mas soldar nos potenciômetros (na carcaça deles) ainda parece fora de cogitação. Até agora perdi quatro potenciômetros ao fazer isso, e sinceramente estou cansado de trocar eles. Fosse essa a pior parte, não seria um grande problema: a pior parte é que está muito difícil encontrar potenciômetros 500K A e 1M A, tanto em minha cidade, como em Caxias do Sul, como em Porto Alegre. Também tentei em São Leopoldo. A cada mês que passa está mais difícil encontrar componentes, e até agora, capacitores na ordem os pico Farad (de tensão mais elevada) e potenciômetros têm sido os itens de uso comum que mais têm sido difíceis de encontrar - mesmo em lugares que costumavam ter bastante.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2016, as 13:55:29 por RafaS » Registrado

RafaS
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #22 : 19 de Novembro de 2016, as 19:15:37 »

https://youtu.be/EI0a2Nq2dCs

Eis o moço!!!!

-----
Fiz o vídeo para amigos e leigos em geral.

Então algumas coisas ditas são necessariamente imprecisas.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2016, as 19:17:15 por RafaS » Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #23 : 20 de Novembro de 2016, as 09:35:22 »

Muito bom  Rafael !  Não vai derrubar cerveja no amplificador !  

Pra soldar algo na carcaça dos potenciômetros, eu dou uma lixada (pra deixar brilhante) numa das pequenas orelhas da parte metálica que são dobradas e prendem o potenciômetro.  Aí dou um pinguinho de solda ali, pra grudar um pouco de solda (rapidamente, sem esquentar muito a carcaça). Aí solda um terminal cortado de resistor e depois solde ele a algum dos terminais aterrados do potenciômetro ou a malha de um cabo que chegue nele.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2016, as 09:40:14 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #24 : 20 de Novembro de 2016, as 18:58:31 »

Gostei bastante do som! Percebe-se mesmo com saida solid state um "quê" de valvulado.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Andshadows
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62

« Responder #25 : 21 de Novembro de 2016, as 05:08:40 »

Rapaz, que belo trabalho! parabens man!
vou criar coragem pra montar um =D
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #26 : 28 de Novembro de 2016, as 15:30:08 »

@ xformer:

Não derubo não! O choque deve ser fortinho. (risos)

Vou seguir essa diga quanto aos potenciômetros.

@bossman:

Esse era o plano mesmo, dar um aroma de válvula. Digo que ficou mais presente do que parece no vídeo (que foi gravado com celular). Eu fico bobo por não haverem mais amplificadores híbridos por aí com as válvulas a tensão adequada... não é um projeto realmente caro...

@ AndShadows:

Valeu! Mais que coragem esse exigiu uma paciência de Jó. Eu devo ter feito uns três amplificadores, entre potenciômetros destruídos, fiações refeitas, e remodelagem completa do interior dele...  Batendo Cabeça

Esse tipo de circuito é alienígena para mim, ainda estamos adquirindo intimidade, eu e o Amplificador.

-----
Gente... mudei uns capacitores e reinstalei um potenciômetro e inadvertidamente acordei o monstrinho do Hummmmm.  Cry

Os suspeitos usuais me apontaram para: capacitor do filtro ruim; esquema de aterramento ruim (loop inadvertido ou má escolha de rota de cabeamento...); válvula ruim...

Sobre o ruído: não parece 60Hz (não estou suspeitando dos filamentos). É afetado pelo equalizador (o timbre do ruído muda). Se manifesta desde baixos volumes, e se mantém constante até o volume ficar muito alto. Pedais de drive contribuem mas menos do que o esperado.

Depois do puxão de orelha do Matec, desenhei um esquemático onde procuro demonstrar as conexões que fiz traçando linhas que normalmente são subentendidas. No melhor possível, os desenho reflete os cabeamentos tal qual foram feitos na implementação.

(Eu tenho dificuldade com esquemas de áudio habituais onde as conexões de terra são muitas vezes subentendidas e pressupõe que você saiba onde conectar cada ponto... o que não é o meu caso, porque eu ainda não sei!)

Os aterramentos são os fios diagonais.

PE é o aterramento do chassis.
Faltou uma junção ali no potenciômetro de médios no EQ, mas ela existe.
O jack p10 é do tipo isolado, optei pela conexão no chassis como está no esquemático acima.
R24 e R25 são de fato dois resistores em série, não há erro de transcrição.
No primário dos dois transformadores está implícita a ligação 220V.
Conectores X2 pertencem à placa solid state muito aludida neste tópico.

Está funcionando, mas com ruído.
Pensei em fazer outra ligação, diferente. Procurei rascunhar no mesmo método. Há três pontos de interrogação no desenho que representam conexões que eu não consegui idear ainda.
São elas:
J2 = O negativo do jack do alto falante.
X2-1 = O negativo da entrada de sinal de audio da placa SS.
GND-PWR = um pontinho na placa SS escrito GND, com furo, presumivelmente para se conectar um fio. Mas como rotear isso ainda é um mistério para mim.

Dentre as modificações (incluindo essa rota do gnd nova) que me ocorreram, em ordem de implementação:

- Desacoplar a alimentação dos ânodo dos dois estágios de ganho (agora surgiu um capacitor entre R24 e R25);
- Substituir os capacitores da fonte do HT...
- Passar os fios do secundário do transformador da placa SS pelo lado de fora do chassis (ok, feito);
- Passar os fios do secundário dos filamentos pelo lado de fora do chassis, reentrando o mesmo apenas perto dos filamentos.
- Elevar os filamentos (tensão da derivação central).

Que tal as idéias?
Que tal ficou a idéia de mudar o esquema de GND?
Como conectar os três pontos de interrogação?

-----
Foto.

Relutei em enviar uma foto porque está um ninho de ratos. Não sei o quanto vai ajudar mas enviei.

Os blocos ali foram reposicionados diversas vezes. Foi um tanto difícil reaproveitar esse chassis, a fonte por exemplo eu preferia ter colocado bem à direita, mas havia uma elevação no chassis e um pino plástico (que recebe o parafuso da alça) que ficavam no caminho... muita coisa ali foi contingencial.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2016, as 20:05:28 por RafaS » Registrado

Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #27 : 28 de Novembro de 2016, as 21:27:42 »

Pelo visto estou ganhando uma reputação de Bad Man  Evil

Mas nessa postagem está mais fácil de se ter uma ideia do seu novo circuito. E mesmo a foto no fim está boa.

Vamos ver as informações.

Gente... mudei uns capacitores e reinstalei um potenciômetro e inadvertidamente acordei o monstrinho do Hummmmm.  Cry

Os suspeitos usuais me apontaram para: capacitor do filtro ruim; esquema de aterramento ruim (loop inadvertido ou má escolha de rota de cabeamento...); válvula ruim...

Sobre o ruído: não parece 60Hz (não estou suspeitando dos filamentos). É afetado pelo equalizador (o timbre do ruído muda). Se manifesta desde baixos volumes, e se mantém constante até o volume ficar muito alto. Pedais de drive contribuem mas menos do que o esperado.

Em primeiro lugar qual o motivo dessa nova mudança?

No primeiro esquema, tudo parece mais simples. Eu mudaria pouca coisa nesse aterramento.

No segundo, parece mais bagunçado. Mais chance de dar algo errado. não parece haver necessidade desse novo capacitor .

Sobre esse ruído, se está presente mesmo com volumes baixos, ele é proveniente de outros estágios, ou então de ganho excessivo dos estágios não valvulados, lembre-se que o segundo volume Zera o volume do pré valvulado. (Onde você  viu essa de colocar um volume diretamente antes do tone stack?)

Você comentou sobre seu jack de entrada ser isolado, ou eu entendi errado ou você está enganado, esse jack não é isolado.

Ele está criando ali um ponto de aterramento ao chassis, nesse caso isso criaria um loop com o seu ponto PE, de acordo com o esquema.

Aguardo algum comentário para poder continuar palpitando. Roll Eyes

Abraço

« Última modificação: 16 de Abril de 2017, as 21:43:34 por Matec » Registrado
RafaS
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #28 : 29 de Novembro de 2016, as 07:49:33 »

Em primeiro lugar qual o motivo dessa nova mudança?

O ruído que surgiu. O amplificador estava bem quieto mas com alguns mal contatos.

No primeiro esquema, tudo parece mais simples. Eu mudaria pouca coisa nesse aterramento.

O que mudaria?

No segundo, parece mais bagunçado. Mais chance de dar algo errado. não parece haver necessidade desse novo capacitor .

É, o capacitor foi over. Botemos na conta da Engenharia Redundante, uma tradição alemã. heh.

O segundo esquema eu tomei dessa noção do Merlin Blencowe.
http://s81.photobucket.com/user/merlinblencowe/media/grounding_zpsfiwwmuxw.jpg.html

Nessa imagem e em seu documento "Grounding" ele enfatiza que o GND de cada estágio vá direto ao negativo do capacitor de onde se está alimentando o HT desse mesmo estágio. Salvo engano a lógica é prevenir impedâncias no circuito do GND.

Ao fazer assim eu abri a possibilidade de implementar no futuro mais uma válvula no pre amplificador, a ser aterrada subsequentemente em direção ao primeiro capacitor (mas não nele).

Sobre esse ruído, se está presente mesmo com volumes baixos , ele é proveniente de outros estágios , ou então de ganho excessivo dos estágios não valvulados, lembre-se que o segundo volume Zera o volume do pré valvulado. (Onde você  viu essa de colocar um volume diretamente antes do tone stack?)

Está. Eu vou ver se produzo um áudio e boto no Soundcloud, quem sabe assim dê para ter um insight mais completo sobre ele. Seria bom?

Você comentou sobre seu jack de entrada ser isolado, ou eu entendi errado ou você está enganado, esse jack não é isolado.

Mea culpa, tirei essa foto exatamente antes de trocar esse jack aí por um daqueles plásticos (provisoriamente, para testar com jack isolado). Posso tirar uma foto nova, mas seria a única diferença, esse jack aí não está mais lá (eu deveria ter incluido isso na descrição da foto mas me passou batido até você apontar).

Ele está criando ali um ponto de aterramento ao chassis , nesse caso isso criaria um loop com o seu ponto PE, de acordo com o esquema.

Sim, esse cuidado foi tomado, daí o jack plástico posto depois. Exceto esse ponto PE, só malhas de cabos blindados foram para a carcaça (e em um ponto só). Na foto são os fios cinzas ligados aos cabos blindados, e estão soldados ao pézinho da ponte de terminais, testei continuidade e OK.
Mallermb
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200

« Responder #29 : 29 de Novembro de 2016, as 08:21:43 »

Reduza o comprimento dos fios que saem dos 4 capacitores localizados no centro do chassi.

O Jack que acredito ser do alto falante, tente deixar o mais próximo possível da etapa de saída, sem fios passando por cima dele ou muito próximos.

Os fios brancos que saem dos capacitores no centro do chassi até o que parece ser o botão de liga desliga, precisam estar melhor organizados e sem cruzar ou ou encostar nos fios do alto falante.

Existem muitos fios desorganizados nesse chassi, procure organizar por setores, o que for fio de fonte ou alimentação, deixe separado e livre dos fios de sinal e longe de jacks por onde passa sinal.

O seu maior problema ao que vejo e por experiência própria, são muitos fios misturados e  desorganizados, organize por setores, quanto ao aterramento, o do primeiro esquema postado no spiler acima, já estava bom.
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: