Saudações pessoal.
Há aproximadamente treze ou quatorze anos, comprei um amplificador Giannini em péssimas condições (só será possível aproveitar o chassi e o transformador de saída), todo valvulado, inclusive na retificação. O vendedor disse que o amplificador era do ano de 1968, mas não sabia informar o modelo.
Trata-se de um combo, com dois alto falantes de 8". No faceplate frontal e traseiro, está escrito apenas Giannini, além da função de cada potenciômetro (volume, grave, etc.)
O mais estranho é que no gabinete de madeira tem uma pequena placa de metal com a marca Phelpa.
Ele tem três 12AX7 no pré, duas 6V6 no power e uma 5y3 na retificação. Tem trêmulo, não tem reverb. Possui quatro Jacks P10 de entrada. Tem controles de volume, grave, médio, agudo, trêmulo.
Há alguns anos, entrei em contato com a Giannini, pedindo mais informações sobre esse amplificador, mas eles não tinham nenhum dado a respeito desse modelo.
Esse tempo todo eu achava que se tratava de um amplificador "Frankenstein", montado com a soma de um chassi de algum amplificador Giannini desconhecido e um gabinete de madeira de algum Phelpa.
Tudo mudou na semana passada, quando vi algumas fotos de um amplificador idêntico a esse, que foi restaurado pelo técnico Gerson Lanfredi, que fez um excelente trabalho nele. O amplificador pertence a um guitarrista chamado Felipe, do interior do estado de São Paulo.
O chassi e o gabinete são idênticos ao do meu amplificador (tirando o fato de que o meu está sem o revestimento de tolex e o chassi e faceplates bem mais surrados). Tem inclusive a placa de metal escrito Phelpa. Será que antigamente houve alguma parceria entre a Giannini e a Phelpa?
O Felipe autorizou que eu postasse as fotos do amplificador dele para ver se alguém tem mais informações sobre esse modelo. No amplificador dele a retificação é feita por diodos de estado sólido. No meu tem uma 5y3.
Abaixo, algumas fotos do amplificador já restaurado:
Se alguém conhecer esse modelo de amplificador e tiver alguma informação, vai ajudar bastante se puder postar aqui.
Se eu conseguir alguma outra informação, ou me lembrar de algo que não tenha escrito, edito a mensagem e posto aqui.
Obrigado.
Edit: Pessoal, enquanto eu estava postando aqui, tive um problema no computador, por isso editei o post.