Obrigado Patines! Aonde tem na web pra vender é fácil....ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Fácil nada. Se esses do link somem, vai comprar é do exterior.
Queria saber de um EQUIVALENTE PNP "comercial" e mais fácil de encontrar.
A fabricação de transistores de germânio foi interrompida por não ser mais interessante comercialmente. Então equivalentes comerciais e ainda fácil de encontrar não existem.
O BC160 casa tudo certinho, um pouco mais fraco de Hfe mas atende...agora basta correr atrás...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...mais alguém???
BC160 não é fraco de hfe. Está na mesma faixa deste que tu quer. E com a mesma pinagem!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763071164-10-x-transistores-bc160-metalico-_JMbasta correr atrás....
Corra.. se não mora em grandes centros, tu vai perceber que é mais fácil encomendar pela internet:
veja aí: 10 transistores á 9,90+17,90.. dá R$27,80. isso vai te custar R$2,80 cada um
Aqui em Porto Alegre, nem sei se existe mais BC160 pra vender. Se tivesse que ir comprar já me custaria pelo menos 2*R$3,75= R$7,50. Se encontrasse 2 transistores a R$2,8, já daria R$5,6. Então me custaria: R$7,50+R$5,60 = R$13,10.
Veja que por mais R$14,70, tu fica com 8 BC160 pra vender pro teus amigos ou guardar pra um outro projeto e ainda te entregam na porta da tua casa! Quer melhor que isso?
Dá pra tentar também um BD136 de plástico... tem em qualquer biboca, mas a pinagem e a forma são outras.
Abraços.