Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 19:53:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Qual o Equivalente do Transistor 2n1305?  (Lida 11884 vezes)
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 473

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 103



« Responder #15 : 31 de Outubro de 2016, as 20:08:13 »

Patines,
Sei que você tem muito a contribuir neste assunto, por seu conhecimento acumulado, visto em outros posts.
Poderia, por gentileza, explicar um pouco mais didaticamente as diferenças "de resultado sonoro" dos fuzzes de germânio em relação aos de silício e também aos híbridos?
Abraços,
Antonio
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #16 : 31 de Outubro de 2016, as 23:03:04 »

didaticamente as diferenças "de resultado sonoro" dos fuzzes de germânio em relação aos de silício e também aos híbridos?
Abraços,
Antonio
camaradas guitarristas, didaticamente poderão fornecer as respostas a todos, pois tem os ouvidos bem melhores que os meus.  Apenas noto a irregularidade na impressão sonora relatada pelos camaradas daqui.  Será mesmo que encontrarão um consenso?
Ao meu ver(escutar), os transistores de silicio são bem mas estridentes, pois reproduzem melhor as altas frequências que fuzzes com germânio.
Minha grande crítica ou contribuição aos projetos de fuzzes são em relação à eletrônica simplista que utilizam os fuzzes, tentando embarcar uma grande diversidade de ganhos em um circuito tão instável eletronicamente.
A não polarização correta pode levar os fuzzes a efeito gate(sumir o som ao mudar a amplitude) e também ao efeito "sino" ao utilizar acordes.
Esses defeitos são tidos como qualidades diferenciadas de um fuzz para outro, quando na verdade podem ser comuns a vários.  tem vezes que nem funcionar funcionam, emperram, dependendo do calor do dia.

Meu conselho é que os construtores de fuzzes encontrem um consenso sobre a tensão de coletor do segundo transistor e façam suas comparações em mesmas condições.

Eu por outro lado procuro a bastante tempo, mas irregularmente em obstinação construir fuzzes de germânio mais estáveis, para que os colegas possam testar os seus transistores, e chegar a suas proprias conclusões.  Minhas conclusões preliminares é de que são necessários valores muito diferentes de resistores no circuito para cada ganho e fuga nos transistores aplicados.
também creio que são necessários mais componentes para estabilizar os circuitos.  Concluí que não pela mística dos transistores PNP, mas pelo número de componentes necessários à estabilização, estes são mais vantajosos à construção de fuzzes terra negativos.

Em número de componentes do fuzz, o menos é muito menos!!

bem recentemente(uns 2 meses atrás), acredito ter encontrado um bom circuito(de muitos candidatos construídos), mas como sou prudente, só depois de bem testar e escutar o que acontece libero aos camaradas.  Como estou muito engessado por alguns problemas não só meus, mas de um grupo que participo, estacionei tudo..  mas logo vou contribuir a todos.

Só não prometo prazos, porque o que pensei ser trabalho de alguns dias se tornaram anos.

Abraços
« Última modificação: 31 de Outubro de 2016, as 23:36:50 por Patines » Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 473

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 103



« Responder #17 : 01 de Novembro de 2016, as 19:12:38 »

Patines,
Resumindo, pelo fato da instabilidade dos transistores de germânio, às vezes é melhor ter alguns trimpots para regular melhor os ganhos, e assim ter mais "jogo de cintura" nas regulagens para obter um resultado melhor?

"Só não prometo prazos, porque o que pensei ser trabalho de alguns dias se tornaram anos."
Espero ansiosamente por este projeto - gosto muito dos "fuzzes"   Guitarrista

Abraços
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #18 : 02 de Novembro de 2016, as 09:31:12 »

...Resumindo, pelo fato da instabilidade dos transistores de germânio, às vezes é melhor ter alguns trimpots para regular melhor os ganhos, e assim ter mais "jogo de cintura" nas regulagens para obter um resultado melhor?

Não.  Trimpots não bastam.   São necessárias técnicas de:
1) Medição dos transistores em especial que serão utilizados, pois transistores de germânio são muito diferentes entre si e não podem indiscriminadamente substituir uns pelos outros;
2) Utilizar circuitos que permitam melhor estabilidade na polarização e também compensação térmica, e melhor sem trimpots;
3) Procedimento de cálculo para os componentes associados aos transistores de germânio em especial, que já foram medidos e que serão utilizados.


"Só não prometo prazos, porque o que pensei ser trabalho de alguns dias se tornaram anos."
Espero ansiosamente por este projeto - gosto muito dos "fuzzes"   Guitarrista

Não seja ansioso, pois neste caso, está funcionando, além da técnica e do cálculo, a arte e a percepção.  Estou tentando pintar um quadro, não produzir um circuito para ser produzido em massa, igual batata frita McDonald's.

Abraços.
Registrado
FRED
Visitante
« Responder #19 : 02 de Novembro de 2016, as 10:49:07 »

R$9,90 por 10 transistores de germânio BC160??? só pode ser brincadeira!!!
Tá na cara que são falsificados!!
De todos esses links de transistores sugeridos pelo Patines, eu acredito que os únicos confiáveis são o Texas e talvez os três usados dos links abaixo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-788037726-transistor-2n1305-to5-texas-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-802781085-lote-3-trs-2x-2n1304-e-1x-2n1305-hfe-ok-usado-_JM


Fera, não é porque está barato que é falso. Eu sou vendedor de componentes antigos, e vendo transistores de germânio a preços bem baixos. Inclusive esses BC160 do anúncio são meus.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #20 : 02 de Novembro de 2016, as 11:32:57 »

R$9,90 por 10 transistores de germânio BC160??? só pode ser brincadeira!!!
Tá na cara que são falsificados!!
De todos esses links de transistores sugeridos pelo Patines, eu acredito que os únicos confiáveis são o Texas e talvez os três usados dos links abaixo:


Fera, não é porque está barato que é falso. Eu sou vendedor de componentes antigos, e vendo transistores de germânio a preços bem baixos. Inclusive esses BC160 do anúncio são meus.

Boto fé e dou força.   Já comprei muitos transistores do FRED.  Baratos e que funcionam bem.  Comprei outros tantos que do ponto de vista de quem quer encaixar todos no mesmo circuito, não funcionariam...  mas adaptando ele se botam a funcionar.

O Transistor ruim é o que simplesmente não funciona.  Às vezes, até a grande corrente de fuga pode ser usada a nosso favor.  Basta Saber que num outro dia, ela muda, e o circuito tem que comportar isso.

O Meu subterfúgio pra comprar transistores mais baratos é comprar em lotes.  Até na loja pratico isso.  De outra maneira, o preço do transistor seria acrescido do preço da passagem de ônibus e do meu tempo pra comprar(que dependendo, eu teria que cobrar).

Abraços
« Última modificação: 02 de Novembro de 2016, as 12:09:13 por Patines » Registrado
FRED
Visitante
« Responder #21 : 02 de Novembro de 2016, as 15:22:45 »

 O que às vezes me incomoda um pouco é que a galera só quer saber de comprar AC128, mesmo eles vindo com fugas altíssimas e hfe, na maioria, em torno de 50 ou muito alto. Eu tenho garimpado por aqui e encontrado ótimos transistores de germânio, a maioria da série 2sb, em lotes consistentes em valores de hfe. Na verdade, praticamente qualquer transistor PNP de germânio funciona bem nos FF, basta ter um pouco de manha na hora de polarizar os transistores. Fuzz Face não é receita de bolo, garanto que todo mundo aqui já apanhou bastante, principalmente os caras mais "rodados" daqui do fórum. Outra coisa importante a se considerar é a faixa de ganho, que no AC1218 é absurdamente elástica, sem nem ao menos ter uma indicação de ganho típico, como nos 2SB187, que possuem um ganho típico de 100. Não tem como errar. Outros bons transistores são os já conhecidos 2SB75, 2SB175, 2SB54, 2SB187, 2SB186 (esse às vezes vem com ganho alto), 2SB324, 2SB405, 2SB415, dentre vários outros. Da série 2N também tem aos montes, como os 2N404, 2N1303, 2N1305 e 2N1307, além dos transistores soviéticos, com suas correntes de fuga beirando a zero e ganhos extremamente consistentes dentro do lote. Não vejo o menor motivo para se comprar AC128, a não ser por puro mojo e preciosismo.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #22 : 02 de Novembro de 2016, as 22:02:23 »

O que às vezes me incomoda um pouco é que a galera só quer saber de comprar AC128,.... Não vejo o menor motivo para se comprar AC128, a não ser por puro mojo e preciosismo.
Idem.  falando nisso, comprei um lote dos 2SB185.. com ganhos baixos, mas com fugas baixas.  ótimos para o segundo estágio de qualquer Fuzz.  Abraço aí FRED.

Vou me esforçar pra terminar a estabilização do fuzz.   Só vou mesmo saber quando o guitarrista demo voltar do extremo sul do Brasil e aprovar:.. botem uma pressão nele:
https://www.facebook.com/edlannes.lannes

T+
« Última modificação: 02 de Novembro de 2016, as 22:26:00 por Patines » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #23 : 18 de Novembro de 2016, as 19:56:22 »

Comprei uns transistores de silício NPN 2n2369A pela internet..  como são fáceis de se medir, fiz já:
ganhos:  19, 26, 42, 51, 52, 57, 59, 61, 62, 63, 65, 66, 66, 66, 69, 72, 73, 76, 81, 116
média: 62,1
Hoje estamos a 21C
Paguei R$16,00+frete de R17,90..   me custaram em média R$1,70 cada um.

Eu diria que os 2N2369A são bons pra fuzzes.

Os 2SB185 também cegaram e medirei um outro dia, pois são em maior número e mais complicados de se medir.  Além disso o FRED me mandou umas amostras de outros que logo posto aqui pras pessoas que se interessarem.  Muito obrigado FRED.

Como o nosso objetivo é trocar informações..   quem se motivar que troque as suas experiências com transistores.

Abraços.  

« Última modificação: 18 de Novembro de 2016, as 20:00:13 por Patines » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #24 : 26 de Novembro de 2016, as 21:27:04 »

Colegas

Aproveitando a discussão.. Montei dois pedais com os famigerados BC 109C e esses pedais estão com o som muitíssimo bom quando se liga mas, depois de certo tempo estão "abelhando" o som. É normal esse comportamento também em transistores de silício? Essa variação citada pelo Patines em função da temperatura...

Obrigado desde já por qualquer informação.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #25 : 26 de Novembro de 2016, as 22:28:10 »

Passoal, aproveitando a aula de fuzz e transistores,
essa calculadora de fuzz face ajuda em algo ou é só balela?

http://www.muzique.com/lab/fuzz_face.php
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #26 : 27 de Novembro de 2016, as 00:21:57 »

Passoal, aproveitando a aula de fuzz e transistores,
essa calculadora de fuzz face ajuda em algo ou é só balela?

http://www.muzique.com/lab/fuzz_face.php
Não funciona.  Para cada temperatura deveria ser calculado um novo ponto de polarização.

É somente uma teoria.  Bem pensada, mas teoria que só prova a instabilidade do circuito.

Abraços..


-----
Colegas

Aproveitando a discussão.. Montei dois pedais com os famigerados BC 109C e esses pedais estão com o som muitíssimo bom quando se liga mas, depois de certo tempo estão "abelhando" o som. É normal esse comportamento também em transistores de silício? Essa variação citada pelo Patines em função da temperatura...

Obrigado desde já por qualquer informação.
Com transistores de silício também acontece variação com a temperatura.   Como ICE0 é bem menor nos transistores de silício, estes são bem mais estáveis que os de germânio.  Acontece que a arquitetura do Fuzz é frágil quanto à estabilidade.  Então os transistores de silício podem ser bem mais estáveis, mas o ponto de polarização pode ser bem mais estável num lugar inapropriado.   Agora se o som liga e está bem, e depois de uns 10 minutos começa a ficar ruim.    Acho que pode ser alguma solda fria.
Som abelhudo, significa ponto de polarização bem fora da excursão simétrica.

Abraços.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2016, as 09:58:37 por Patines » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #27 : 28 de Novembro de 2016, as 11:07:15 »

Com transistores de silício também acontece variação com a temperatura.   Como ICE0 é bem menor nos transistores de silício, estes são bem mais estáveis que os de germânio.  Acontece que a arquitetura do Fuzz é frágil quanto à estabilidade.  Então os transistores de silício podem ser bem mais estáveis, mas o ponto de polarização pode ser bem mais estável num lugar inapropriado.   Agora se o som liga e está bem, e depois de uns 10 minutos começa a ficar ruim.    Acho que pode ser alguma solda fria.
Som abelhudo, significa ponto de polarização bem fora da excursão simétrica.

Abraços.

É depois de algumas horas tocando que começa a abelhar. E não sabia dessa alteração conforme a temperatura com transistores de silício...
Ahh e fizemos umas duas alterações no circuito do pedal pra obter mais volume que acho sim que podem ter alterado o ponto de polarização dos transistores.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2016, as 11:08:48 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #28 : 28 de Novembro de 2016, as 12:00:36 »

POis é.existe uma variação na temperatura do lugar onde vocês estão.  E os transistores também aquecendo aos poucos muda ICE0, HFE e Vbe.   No transistores que tu está usando, dependendo do ganho pode-se calcular a polarização.
Imaginemos que VBe seja de 0,6V e HFE de 450:
então sobre o resitor de 100 K, vai haver: 50mV.   Sendo assim deve haver 0,65V entre o emisso do segundo transistor e o GND.

Desta maneira, deveria estar medindo aproximadamente 4,8V entre o coletor do segundo transistor e o GND, para excursão simétrica.
Bossman.  meça a tensão no coletor do segundo transistor no início e depois na hora que está bem abelhudo.   poste aqui pra que todos saibam.

Abraços.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #29 : 29 de Novembro de 2016, as 11:40:11 »

POis é.existe uma variação na temperatura do lugar onde vocês estão.  E os transistores também aquecendo aos poucos muda ICE0, HFE e Vbe.   No transistores que tu está usando, dependendo do ganho pode-se calcular a polarização.
Imaginemos que VBe seja de 0,6V e HFE de 450:
então sobre o resitor de 100 K, vai haver: 50mV.   Sendo assim deve haver 0,65V entre o emisso do segundo transistor e o GND.

Desta maneira, deveria estar medindo aproximadamente 4,8V entre o coletor do segundo transistor e o GND, para excursão simétrica.
Bossman.  meça a tensão no coletor do segundo transistor no início e depois na hora que está bem abelhudo.   poste aqui pra que todos saibam.

Hum ! Ok! Vou ver quando consigo fazer esse teste e posto aqui! Muitíssimo obrigado Patines !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.061 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal