Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 20:45:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Valvulado com sintomas estranhos!  (Lida 16786 vezes)
designermx2
Visitante
« : 30 de Julho de 2010, as 20:14:23 »

Galera, posso jurar a vocês que procurei muito, mas meu amp tá meio estranho e não sei dizer o que é. Vamos aos sintomas e informações!

1 - O amplificador , foi um Angela Super Single Ended que resolvi montar. ( link: http://angela.com/angelasupersingle-ended6v6guitarampproject.aspx )

Vamos continuar...

Montei o amp, mas com pequenas modificações. A primeira, foi o transformador de força. O mesmo no projeto original, eles mandam usar um de 337v a 150ma. Eu mandei fazer um de 300 ma, pois vou usar com as 6v6 e vi pela calculadora de welber (n sei como escreve) que 315v nas placas daria a amperagem aproximadamente igual ao que usei. Vi alguns sites que o povo usa 125ma e diz que ainda sobra, pois bastariam 100ma.

A segunda modificação foi a válvula de pré. Ali tem uma 12ax7, mas como eu vi que a 12ax7 satura um bocado, e quero mais limpo, tanto usei ponte retificada a diodo (outra mod) como usei uma ecc85 (modifiquei os filamentos para os pinos 4 e 5 a 6.3v) como recomendado e aterrei o pino 9 (placa que separa os triodos), mas gostei desta válvula p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) ela é "menos forte" que a 12ax7 e a 6p6n (sua irmã por parte de pai) ehhe...

Outra modificação (mas pretendo não fazer mais e pegar como o original) é o transformador de saída que por enquanto (falta de cascalho, grana... bufunfa e verdinho bom) eu usei um outro (acredito que esteja errado, mas isso não acusou depois que fiz umas continhas que vi em um site. Esse transformador é de 110 - 12v a 2A e tem chaveamento para 130, 220 e 240. Uso o de 240 para aumentar um pouco a impedância e saturar menos..

Como não achei os capacitores de 500 e 630v aqui para colocar nos potenciômetros, acabei colocando os que achei. Os de 470pf são de 2000v  Huh? (isso mesmo, dois mil volts), foi o único encontrado aqui. o outro, eu repeti o capacitor p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) não achei e não sabia se poderia colocar de sinal (o menor que tenho é de 0.022uf mas tem 630v)

Outra modificação foi o resistor de 1M no cathodo que tem chaveamento. quando eu ativava ele, o som vivia dando plops e não saía absolutamente nada, como estranhei um valor sair de 270ohms (que 470 estava muito alto) coloquei ele de 470, fazendo que ele altere para 740, mas vou colocar um de 100 no futuro. Isto é apenas a questão do som...!

O capacitor de primeira filtragem é de 80uf- 450v ,  sendo que tem tolerância de -20% e +50%.

As mods acabaram aqui. O resto tá tudo igual e material importado já que na cidade onde moro o povo só se preocupa com ipod, mac e se exibir com os carrões!  Embarrassed



Problemas:
bom, tinha duas 6p6n aqui, mas por algum motivo queimaram uma fase dos triodos (não acende), mas o interessante é que foi uma de cada lado... uma foi o primeiro triodo e outra o segundo... então n cheguei a conclusão alguma, já que eram velhas. Algo interessante, é que elas apresentavam uns estalos, mas esta ecc85 não apresenta mais (é nova).


O que me intriga, depois de ter revisado mais de 18 vezes, segundo minhas contas, é que com uma 6l6 que coloquei, ele satura até no volume 1, já com as 6v6 (as duas nos socketes), elas saturam se eu "bater"mais forte nas cordas, mas o lance é que no volume exatamente no meio, ela começa a fazer uns zumbidos parecendo que estão arrastando vidro quebrado no espelho ou arrastando ferro no asfalto. Isso varia um pouquinho de nada (ou quase nada) quando mexo no pot de Tone), quanto menor o valor, ou seja, quanto mais eu fecho o som, mais eu posso aumentar (mas isso chega a um limite tmb) acho que todo zerado aumento só mais uma casinha.

Será que os capacitores dos pots estão interferindo, ou seria o transformador ferrado ou errado? Pode ser os dois também? O resto o amp tá um brinco, sem zumbidos de 60Hz, sem xiados de fonte, etc... tá perfeitinho.

Poderiam ser as válvulas? as de saída são as 6v6 militares (dizem que aguenta mais cacete que as 6v6gt), já que eram usados em aviões.


Podem me ajudar? Precisam de mais algum detalhe?

Mensagem Mesclada
Só mais umas coisinhas... Troquei o capacitor por um de sinal no tone com 0.022uf 630v , mas ele agora distorce no penúltimo estagio, mas no ultimo ele faz o amp ficar mudo.

Botei um transformador de áudio de um gruding velho(toca fitas quebrado que tinha aqui) mas ele diz 70w, mas duvido que naquela época tenha havido isso. Seria pmpo? No volume 5/6 ele volta a distorcer.

Outra coisa é o fiz que antes n existia e agora aparece. PrincipalmenTe qnd aumenta o tone.

Alguém pode me explicar como aterrar o pre num transformador que da 3.15 - 0 3.15 a 5a cravados?
Se retificar, vai cair, não é?

Como medir a potência de um transformador de saída?

Vocês acham que trocando o capacitor jÁ ajuda mais ou este que estou usando já serviria e agora devo me preocupar com o transformador de saída?
« Última modificação: 31 de Julho de 2010, as 00:06:07 por designermx2 » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #1 : 31 de Julho de 2010, as 00:28:08 »

Cara primeiro de tudo CALMA ! parece que vc está desesperado mas isso n vai levar a nada, quer dizer pode levar sim a um baita choque na HT ai...


"Vocês acham que trocando o capacitor jÁ ajuda mais ou este que estou usando já serviria e agora devo me preocupar com o transformador de saída?"

Definitivamente sim! Um transformador de saída pode por todo um amplificador a perder sim, digo  por que já passei por isso. Primeiro passo é ter certeza de que o transformador está bom e se adequa a impedancia que a válvula "pede".
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
designermx2
Visitante
« Responder #2 : 01 de Agosto de 2010, as 14:11:45 »

Já estou encomendando para ver se não é esse o problema, mas me tira uma dúvida... eu tenho aqui aqeles capacitores (que parecem de papel) Comprei alguns desses: http://www.tubesandmore.com/scripts/foxweb.dll/moreinfo@d:/dfs/elevclients/cemirror/ELEVATOR.FXP?item=C-MD022-630

Esses capacitores podem substituir aqueles que são usados no tone?

Outra pergunta. Ao aumentar o valor do Tone, quando eu aumento o volume, ele acaba ficando com o som bem baixinho, como se fechasse um curto circuito .... A medida que vou baixando o valor do pot de tone, vou podendo aumentar mais o volume sem esse tipo de problema no som.  Você sabe dizer o p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) isso acontece bossman?



Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #3 : 01 de Agosto de 2010, as 17:59:51 »

designermx2

desculpe-me, eu gostaria muito de ajudá-lo, mas antes precisava entender o que você escreveu - sugiro que você leia o que você escrever antes de postar, do jeito que está fica bem complicado. Mas talvez eu seja meio burro mesmo!

Mas pelo menos posso te ajudar em algumas coisas:

1) não use transformadores de força no lugar de transformadores de saída em configuração SE. A menos que você saiba muito bem o que estiver fazendo;

2) A impedância do transformador de saída tem que ser correta, não adianta usar um que você encontrou por ai de maior potência e ligar.

3) 6L6 são válvulas muito diferentes de 6V6. Não substitua uma pela outra. Claro, a menos que você saiba muito bem o que está fazendo. Já que você gosta de figuras de linguagem como parábolas: Uma caminhonete (6L6) muita vezes pode não caber em uma vaga de uma brasilia 76 (6V6).

4) o fato de usarem válvulas em aviões, não dá suporte a elas para serem tratadas como sacos de pancada, com tensões mais elevadas e etc. (Acho que elas não farão o seu amplificador voar). Além disso, muito papo de válvulas militares mais fortes do ebay... é só papo... tem muita gente que carimba a marca OTKXXX no corpo delas para parecerem usadas pelos militares soviético. Tome cuidado com isto! Muitas vezes, as válvulas militares nem são mais fortes. Elas possuem características diferenciadas, como melhor imunidade a vibrações e ganhos menores (por isso melhor imunidade a ruídos).

Faz um post com uma linguagem que eu (e o resto do forum) entenda que você logo será ajudado! Respeito e admiro seu afã em chegar lá, mas como dizia o velho bordão: "você tem que me ajudar a te ajudar".
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
designermx2
Visitante
« Responder #4 : 01 de Agosto de 2010, as 18:20:44 »

Bem, não devo ter me expressado bem no(s) post, como não sei bem o que ficou mal explicado (uma coisa é agente que escreve e entende o que quis dizer) outra realmente é quem vai ler...

Vamos lá.

As modificações acho que ficou fácil de entenderem.... se não ficou, vou ver outro jeito de me expressar.

Com relação ao que falei das válvulas militares, não foi que eu colocaria para levar mais voltagem ou corrente... pelo contrário, no site da Angela eles usam um transformador de 337v, o que faz as 6v6 trabalharem no limite. Eu mandei fazer um transformador com 290v e 300v (290 para o bias caso precisasse).

Fui medir hoje, minha placa das 6v6 (medição entre os pinos 3 e 8 ) estão enxergando 330 volts. Considerando aqueles 5% da screen , ela deve estar com 313 aproximadamente. O pino 8 em relação ao terra (ou seja, medição de catodo), está com 18.30V

O grande problema (um deles é que já estou tentando resolver encomendando um transformador correto) Estou a pegar um transformador de saída de 5000k com 15watts SE e saída de 8 e 4 ohms.

Mas mesmo sem o transformador ainda instalado, queria saber se eu posso substituir o capacitor que existe no projeto , onde mandei o link acima, já que o projeto pede 0.0047 (como não diz a unidade, acho que é 47pf), por algum mais alto um pouco, mas que seja um daqueles de sinal(do tipo do que eu comprei e que também tem o link acima). Na minha cidade não encontro esses capacitores e onde encontro não é viável comprar, pois só o frete de fora do estado para aqui, custaria muito.

Outra pergunta é com relação ao do potenciômetro de volume, ele tem um capacitor cerâmico de 500v , mas só achei aqui de 2kv . Sei que isso é muito alto e que existe um mínimo para ele ser carregado e um máximo, mas não encontro essas peças.


Enfim, posso usar estes que tenho disponíveis ou nem adianta que isso vai trazer problema do mesmo jeito?



Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #5 : 01 de Agosto de 2010, as 19:07:52 »

Com relação ao que falei das válvulas militares, não foi que eu colocaria para levar mais voltagem ou corrente... pelo contrário, no site da Angela eles usam um transformador de 337v, o que faz as 6v6 trabalharem no limite. Eu mandei fazer um transformador com 290v e 300v (290 para o bias caso precisasse).

Fui medir hoje, minha placa das 6v6 (medição entre os pinos 3 e 8 ) estão enxergando 330 volts. Considerando aqueles 5% da screen , ela deve estar com 313 aproximadamente. O pino 8 em relação ao terra (ou seja, medição de catodo), está com 18.30V

Veja bem, se você mede a tensão no anodo e ele mede 330V, ele tem 330V no anodo. Esqueça os 5% da secreen, a tensão não é decrescida de 5%.

Se você usa resistor de catodo de 250 ohms, a corrente de catodo é: (18.3/250)/2 (se as válvulas estiverem balanceadas), ou seja: 36,6mA (um tanto mais alta que os 34 indicados no manual para o amp sem sinal de entrada).

Como não temos resistor de screen, não sabemos qual é a corrente de screen. Imaginando que seja zero (calma e sei que não é, mas consideremos a penas para fins de avaliação) a potência de anodo dissipada  por cada válvula será (330 - 18.6) * 36,5 = 11.3 watts, muito próximo dos 12 watts suportados pela válvula. Como não levamos em consideração a corrente de screen (que certamente reduziriam a corrente de anodo), estes valores parecem adequados. EU tentaria levar a dissipção para o menor valor possível sem comprometer a performance do amp.

Agora se o resistor de catodo é menor... ihhh... pelo exposto acima, a potência dissipada pode estar muito alta, diminuindo a vida útil delas.

Citar
O grande problema (um deles é que já estou tentando resolver encomendando um transformador correto) Estou a pegar um transformador de saída de 5000k com 15watts SE e saída de 8 e 4 ohms.

o transformador indicado no esquema não é 2,5 a 3 kohms?

Citar
Mas mesmo sem o transformador ainda instalado, queria saber se eu posso substituir o capacitor que existe no projeto , onde mandei o link acima, já que o projeto pede 0.0047 (como não diz a unidade, acho que é 47pf), por algum mais alto um pouco, mas que seja um daqueles de sinal(do tipo do que eu comprei e que também tem o link acima). Na minha cidade não encontro esses capacitores e onde encontro não é viável comprar, pois só o frete de fora do estado para aqui, custaria muito.

Quando não especificado, os valores de capacitores são em uF. Ou seja, o valore é 4 nF, use um 3.4 nF (difícil vai ser achar)

Citar
Outra pergunta é com relação ao do potenciômetro de volume, ele tem um capacitor cerâmico de 500v , mas só achei aqui de 2kv . Sei que isso é muito alto e que existe um mínimo para ele ser carregado e um máximo, mas não encontro essas peças.

Use o 2kv, não há problemas, tensão de isolamento de capacitor, quanto maior, melhor. A não ser que ele seja muito grande e não caiba no lugar destinado a ele.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
maioli
Visitante
« Responder #6 : 02 de Agosto de 2010, as 11:38:38 »

Pelo que eu pude entender seu amp é um ponto MUITO fora da curva, ou seja, os sintomas podem ser causados por uma ou várias das modificações ao projeto, por uma válvula defeituosa, por um capacitor com fuga... em suma, debugar um projeto conhecido é uma coisa, debugar um projeto cheio de mods de consequências indefinidas é outra.

Mas acho que apesar disso o Hgamal conseguiu enxergar bem no escuro e concordo com a análise. Adcionando, veja algo importante: na datasheet da 6V6 vc acha a tensão máxima admitida para a configuração SE - para um transformador de 5000 ohms, 250V e para 8500 ohms, 315V. Como estás usando duas em paralelo, os números da impedância também mudam, mas os de TENSÃO NÃO MUDAM. Um transformador de força na saída pode até funcionar, se ele estiver com as impedâncias corretas. Mas não vai ser "o bicho" em termos de desempenho.

0.0047 é 4n7, bem fácil de achar.

Não use capacitores antigos de papel e óleo, a não ser que seu gosto por desempenho seja menor que sua tolerância a defeitos. Capacitores cerâmicos e de poliéster novos são muito muito muito melhores não importa o que digam. O mojo de um valvulado está na sua reza brava, na alma, e não nas peças.
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #7 : 02 de Agosto de 2010, as 13:42:27 »

Pelo que eu pude entender seu amp é um ponto MUITO fora da curva, ou seja, os sintomas podem ser causados por uma ou várias das modificações ao projeto, por uma válvula defeituosa, por um capacitor com fuga... em suma, debugar um projeto conhecido é uma coisa, debugar um projeto cheio de mods de consequências indefinidas é outra.

Mas acho que apesar disso o Hgamal conseguiu enxergar bem no escuro e concordo com a análise. Adcionando, veja algo importante: na datasheet da 6V6 vc acha a tensão máxima admitida para a configuração SE - para um transformador de 5000 ohms, 250V e para 8500 ohms, 315V. Como estás usando duas em paralelo, os números da impedância também mudam, mas os de TENSÃO NÃO MUDAM. Um transformador de força na saída pode até funcionar, se ele estiver com as impedâncias corretas. Mas não vai ser "o bicho" em termos de desempenho.

0.0047 é 4n7, bem fácil de achar.

Não use capacitores antigos de papel e óleo, a não ser que seu gosto por desempenho seja menor que sua tolerância a defeitos. Capacitores cerâmicos e de poliéster novos são muito muito muito melhores não importa o que digam. O mojo de um valvulado está na sua reza brava, na alma, e não nas peças.


Acho que 4n7 não deve ser difícil mesmo... acredito que tenha visto este valor em algum lugar, mas o lance todo é a voltagem. Mas vou procurar novamente. Quanto a impedância de duas em paralelo, elas se somam ou se dividem? Quero mandar fazer um transformador correto, mas não sei qual. Vi o 125ESE que recomendam com mais headrom, mas não achei no site da Hammond a especificação dele mesmo, apenas que opera em 100hz (achei alto, já que eu estou encomendando e posso colocar até 60Hz) que deve ser um valor bom para "enxergar" os belos graves e médio-graves. mas no final da tabela diz que os transformadores (diante de uma grande lista) vão de 2.5k a 10k no primário. Não sei se ele tem 10k e funciona com o mínimo de 2.5k ou se ele tem 2.5k e tolera até 10k de primário.

Quanto ao resistor de screen, não lembro agora quais os pinos referentes a ele, mas existe um resistor de 1k5 atravessado do pino 1 até o 5.

Acho que o screen da 6v6 é o pino 5.

Só por curiosidade, tenho algumas perguntas extras, aproveitando que v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) são bons prakas ...

Se eu colocar um resistor de 10k no anodo (onde uso um 4k7 que vi num site e estou procurando para colocar aqui), isto altera os valores dele como um todo, tanto no bias, como na placa, como no screen, etc... isso diminui o valor da corrente ou tenho que trabalhar apenas com um bias regulável no cathodo e isso já basta? Estaria equivocado e o certo é trabalhar os dois?

Como posso colocar um bias regulável? Não sei qual o tipo de trimpot que funcionaria sem fumaçar, ou aqueles potenciômetros lineares já funcionariam sem problema?

Seria melhor usar estas válvulas em PP ou SE? Sei que o som do SE é incomparável (para quem gosta de sag), mas como uso simuladores, tenho um mic 200 da behringer e dgi-21 e outros, incluíndo simuladores de computador que pretendo usar ao vivo... posso saturar o som e até emular amplificadores ou pré's como o do jcm800 (bom enfatizar que eu estou fazendo o valvulado para não precisar usar simulação de amp,no máximo um pré).

Daria muita confusão e problemas em modificar este projeto para PP?

Qual seria o transformador indicado, caso não mexa tanto nos valores das peças?

Isto é só por curiosidade viu pessoal. Se for para mexer, achei na net um projeto do 5e3 que tem controle por mosfet e zener de bias inclusive , já imprimi e se o amp ficar show de bola, vou fazer o 5e3 e depois quem sabe algum de maior potência.

Pessoal , desculpa a quantidade de perguntas, é que fiquei apaixonado (no sentido menos gay da palavra) pelos amps valvulados e seus sons (só o que ouvi aqui na minha guitarra, parecia cantar por traz de cada nota ou acordes). Realmente um som fantástico.
Estou preferindo perguntar do que fazer bobagem, já que comprei componentes para montar uns 2 ou 3 eheh... tirando as válvulas ou transformadores. Só para terem uma idéia, tenho resistores de 5w com valores de 270ohms,470ohms, 500ohms, 4k7,5k6,10k (isso uns dois de cada e 5 dos de 470ohm).

o que eu gostaria mesmo era fazer um amp super silencioso e pensei em montar uma fonte que v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) projetaram no link http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_fireboard&Itemid=72&func=view&catid=14&id=26471 , mas não acho o zenner de 150 e nem de 300, o maior que achei aqui foi de 78v e 1/2w (ou seja, perdido).

Até no eagle estou aprendendo a mexer e comprando uns livros de eletrônica e baixei um livro de eletrônica que fala sobre valvulado que está em pdf para estudar.

Mas queria realmente terminar este antes, vou estudar muito antes de começar o próximo e quem sabe projetar algumas coisas e contribuir mais com vocês!

Inclusive, tenho depois como mostrar a vocês como fazer a frente de amps valvulados ou não, com papel adesivo e papel contact e garanto que o acabamento ficou muito bom... vou colocar fotos aqui depois de tirar (vou tentar fazer ainda hoje).
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #8 : 02 de Agosto de 2010, as 15:23:16 »

Cara, acho que agora sim começamos a falar a mesma língua. Suas dúvidas estão sendo resolvidas aos poucos por vc mesmo, e isso é muito bom. Estudar antes de fazer é a chave para dar certo.

Para aumentar suas chances e melhorar o entendimento, sugiro que vc estude separadamente power, pré e fonte.

Já que vc possui um par de 6V6, sugiro usar em push-pull na classe A/B, pois já são válvulas de baixa potência e a Classe A as deixa menos eficazes ainda (um SE com esse par dá uns 8,5 ou 9 W a pau e corda). Ao contrário do que vc comentou, amp em Classe A não proporciona "sag" e para os meus ouvidos toscos, um amp com apenas uns 18W como seria duas 6V6 em A/B também não. Para isso vc precisa de algo na faixa dos 50W.  Para escolher corretamente os transformadores, dê uma olhada na Altana tubes e outras do gênero. Se não achar específicos para 6V6, pode usar os de EL84 que são equivalentes suficientemente próximos (tem muita gente que vende o mesmo transformador para os dois modelos). Aguarde que o pessoal vai sugerir lojas. Não precisa descer o ponto de corte até 60Hz. Em vez disso, invista em um bom falante que é dinheiro mais bem empregado.

Quanto ao pré, ele é que vai comandar o timbre. O tipo de som que vc gosta é que dita a arquitetura a usar. Sons limpos combinam com fender blackface de 1 x 12AX7, rock'n'roll é marshall JCM800 com 2 x 12AX7 e "fritura" ou metal, arquiteturas mais modernas como mesa/boogie. Sugiro conhecer todos, para poder fazer a SUA escolha certa.

Para a fonte, use capacitores modernos da maior capacitância possível. Fuja daqueles duplos e caros de 16+16, 32+32, etc. Também não precisará de choque de filtro, se usar capacitores de maior valor. E finalmente, diodos substituem com vantagem as válvulas retificadoras. Se um diodo queima (e eles não queimam), é uma peça de 0,50 para trocar. Se uma retificadora queima, e elas queimam, é a válvula, o par de saída, o transformador de saída e o falante para trocar. Se vc quiser aproveitar seu transformador de força atual em uma fonte extremanente extrema, pode usar uma regulada a mosfet.

Ordem mais prática para evitar desilusões: a) escolha um power com duas 6V6. b) Escolha um pré com o timbre que lhe agrade. c)use o esquema de fonte que veio com o power ou um terceiro que proporcione as tensões e correntes necessárias. d)Monte e teste a fonte. e)Monte e teste o pré. f) Monte e teste o power já em conjunto com os outros dois módulos.

E abra um tópico novo para orientar seu novo projeto, esse aqui ficou confuso e tem gente que não vai querer entrar no meio da confusão pra te ajudar.
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #9 : 02 de Agosto de 2010, as 15:37:56 »

Entendi sim, mas só não consigo achar o projeto com duas push pull (queria pegar o layout de placa, pois não sei montar com o esquema eletrônico no sêco).

Não quero muita potência, isso para mim não vai rolar tanto, pois 18w já é mais que o suficiente para mim.

Quanto ao pré, queria algo bem básico mesmo... apenas volume e tone, mas como já furei o chassi com aquelas chaves, acho que vou ter que adicionar o agudo, médio, grave e um master para tapar os buracos hehe. Mas não seria um grande problema ter isso.

Quanto ao transformador, até o momento, tenho um de um duovox 120b que dei uma reformada aqui na estética, mas nem sei como testar para ver se o mesmo está bom. Você pode me ajudar com isso?

De força eu tenho um zerado que mandei fazer que tem 300 - 290 - 0 @ 150ma e 3.15 - 0 - 3.15 @ 5A
e o do duovox que está dando 175 - 0 - 175 (não sei a amperagem) e 3.15 - 0 - 3.15 (não sei a amperagem) com 80 de bias (dois fios marrons)

Será que teria que comprar outro transformador de força para fazer um push pull?


Será que se o de saída estiver funcionando, vai servir para apenas 2 6v6? (se não me engano, eles eram para 4x el34), mas n tenho certeza

Quanto a ponte, estou usando a retificadora por diodo (tenho uma 5u4G aqui, mas não quero usar até manjar bem, já que eu conhecia os riscos).

tem algum nome de projeto de amp que tenha por ai na net um layout de placa? no meu case está com furos para 2x 12ax7, mas só queria usar uma para reduzir os custos com válvulas e outras coisas internas como estágios de pré... Acho que um amp valvulado simples é uma representação mais "real" do som da guitarra e das válvulas. Não sou experiente ao ponto de julgar, mas pelos que andei ouvindo depois que conheci o mundo valvulado, gostei mais dos tons mais simples.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2010, as 15:48:11 por designermx2 » Registrado
maioli
Visitante
« Responder #10 : 02 de Agosto de 2010, as 16:05:11 »

Os transformadores do duovox não servem.

Não tenha pressa em achar. Fazer a pesquisa é como um passeio, é tão importante o caminho como a chegada ao destino (se é que vc me entende). Durante a pesquisa vc vai aprender o que é necessário. Depois que escolher o esquema, se procura o layout ou se faz um novo, não tema que não é bicho de 7 cabeças.

Examine esse aqui, pode ser o que vc quer direto - http://mhuss.com/Plexi6V6/Plexi6V6.gif

Nesse link vc acha modelos clássicos de todos os tipos. http://www.drtube.com.

Talvez a gibson ou a fender tenham algum modelo direto com 2 6V6 e uma ou duas 12AX7. Também pode dar uma procurada no AX84.com, eles tem alguns esquemas bem manjados e fáceis com documentação completa. NO site aikenamps.com vc acha documentação teórica para orientar suas escolhas. Acho que vc deveria estudar um pouco dele antes mesmo de tentar escolher seus esquemas.

Com o transformador novo, dá pra fazer uma fonte regulada que vai ficar a contento. Mais adiante te arranjo o esquema. Não se preocupe com o tap de bias, o mais provável é que vc nem o use.
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #11 : 02 de Agosto de 2010, as 16:33:51 »

Poxa, valeu mesmo... tava meio que aflito p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) estou naquele famoso nem fo... nem sai de cima. eheh...

Vou fazer assim... como já investi neste tal Angela, vou comprar um transformador de saída que vai me sair por 80 reais um SE (não achei caro). Só queria saber se peço de 5000 de impedância ou de 10000 (já que são duas válvulas em paralelo). No site diz de 2.5 a 4k, sendo que quanto maior, melhor (mas não queria escolher tão distante assim, a menos que fosse o correto).

Com um na mão para ser meu primeiro e aprendizado, vou estudando o material que consegui aqui (até que já sei umas besteirinhas para quem nem conhecia válvulas) eheh.... e vou escolher um PP com classe A/B maneiro. Depois de fazer este de uns 15w ou mais até, vou me arriscar em algo complexo (depois de dois amps e estudo, acho que dá para montar um pesado) no meu quarto amp, vou tentar projetar algo (acho que vou ter exemplos em casa e experiência para isso, além da importante ajuda e apoio que vocês estão me dando. E garanto que será reconhecida no que eu puder fazer!

Vamos fazer assim para fechar o tópico:

O transformador eu pego de 5000 ou 10000 no primário? eles recomendam o tal do 125ESE Hammond, mas lá n diz a impedância exata dele. Com ele, parece que há mais headroom.

Para usar um pot de regulagem, eu usei um trimpot que encontrei no grunding aqui e ele fumaçou. Existem trimpots com amperagem, ou tem que ser potenciômetros desses lineares comuns, ou tanto faz e eu que fiz besteira pra variar?

Depois de fazer, montar, testar, volto aqui para dizer se funcionou, coloco o layout de placa e podemos deixar meus erros e dúvidas para que pessoas entendam mais um pouco e cresçam tmb.

Vou tentar achar os capacitores de tom, mas posso colocar um desses que usei nos triodos do pré? tenho aqui de 0.022uf , 0.047uf e 0.063uf , se eu puder, sem prejudicar o som ou mexer em nada, posso colocar e usar menos tone para obter o agudo/sag necessário para minha guitar.

Estou neste momento imprimindo o livro que achei em pdf e vou estudar a partir de hoje mesmo.

Obrigado a todos vocês pelas explicações e paciência.
 Afro


Mensagem Mesclada
Agora foi que eu vi... eu posso colocar os Center Taps do transformador no chassi sem nenhum problema? Os dois com voltagens diferentes juntos?

Caraca... e eu quebrando a cabeça para fazer um virtual aqui. Embarrassed



Mensagem Mesclada
Estou estudando pracas galera... vejam o link de onde tirei as modificações:
http://home.arcor.de/claus.misfeldt/SuperSE/superse_content.html


Tá em alemão, mas hoje como google translate da para colocar em inglês na boa (português fica na bagaceira).
« Última modificação: 04 de Agosto de 2010, as 10:59:57 por designermx2 » Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #12 : 05 de Agosto de 2010, as 07:26:31 »

Como prometido, segue foto. Quem quiser saber como faz uma frente e aplica assim com proteção para suor, basta mandar um email.
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #13 : 11 de Agosto de 2010, as 22:45:14 »

Galera, coloquei todos os componentes como no original e mesmo assim, além do pop, o ruído ao aumentar volume continuou. Tentei falar com o Pedrone que fabrica amplificadores e o cara é super legal e respondeu a todos os emails na boa. Gostei mesmo. Um help que ele me deu foi com relação aos fios do pré. Dois deles estavam cruzando os fios de saída do transformador de audio e ele falou que isso pode gerar o ruído que indiquei, quando abri o amp, vi que ele tinha razão.

Estou no aguardo do transformador de audio (não quero mais testar com os incorretos e estou matando a ansiedade com o gabinete do cabeçote que por sinal ficou bom, mas ficou grande (nunca vi o de um valvulado para ter a noção exata), mas da para usar na boa.

Com relação ao potenciômetro de volume, eu cometi o erro de colocar bem em frente aos capacitores de filtragem da fonte. deve ter uns 4cm de distância, isso pode ser um problema? será que eu colocando uma chapa de zinco na frente dos pots de tone e volume, ajudaria a cortar mais qualquer possível ruído que possa acontecer?

Estarei postando os resultados assim que meu transformador de audio chegar.

Outra coisa, fiz o tutorial de como fazer a frente do gabinete e mandei para o Juninho daqui, tem alguém que eu possa mandar para publicar aqui no forum/site ou apenas crio um post como se fosse uma dúvida e coloco o tutorial lá com as fotos?

Valeu a todos...
 
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #14 : 16 de Agosto de 2010, as 15:40:03 »

quero aprender a fazer essa frente ai!
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.059 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal