Um pouco de história:
(Apesar da falta de registros seguros, logo, podem haver inconsistências)
A Giannini foi fundada no início do século 20 em São Paulo, e era uma luthieria que fabricava instrumentos de corda, em especial violões. Mais tarde acabou tendo uma larga gama de outros instrumentos.
À partir dos anos de 1950 os instrumentos eletrificados foram se tornando importantes, o que não poderia deixar de ser notado. No entanto, o pessoal da Giannini não tinha conhecimento, nem meios, para fabricar tanto os instrumentos, como os amplificadores.
Na questão dos amplificadores, numa primeira hora eles simplesmente encomendavam alguns amplificadores de quem já tinha uma estrutura pronta.
Aí apareceu o Giannini número 1, fabricado pela Del Vechio, outra luthieria de São Paulo, que já havia se aventurado em equipamentos eletrônicos, e o Giannini número 2, um amplificador da IPAME, fabricante do estado do Rio de Janeiro. Ambos amplificadores de série, apenas renomeados como “Número 1” e “Número 2”.
O Número 1:
O Número 2
Num momento dessa história entra em cena o Carlos Alberto “Sossego” Lopes, e traz conhecimento e atitude para que sejam fabricados os primeiros instrumentos e amplificadores de forma mais profissional pela própria Giannini.
A Giannini ainda não tinha uma fábrica própria para montar seus amplificadores. Então lá por 1965, fez uma parceria com a Phelpa, que era outra fábrica de amplificadores, também de São Paulo, para executar seus projetos. Essa parceria durou uns 2 ou 3 anos...
Nessa primeira fase, foram fabricados os amplificadores que quero tentar mostrar agora.
Não eram amplificadores refinados, pelo visto deveriam ser cópias adaptadas ás condições do fraco mercado nacional, e feitos com material mais barato. De modo que sobraram pouquíssimos exemplares pra ser reportados, em sua maioria, totalmente destruídos.
Dessa vez sem maiores informações. Esquemas? Bem que eu queria...
Amplificadores Giannini-Phelpa Modelo “Amador”
Modelo com 3 válvulas: 12ax7, ECL82 e 5Y3. Não tenho o esquema, mas pela
configuração, suspeito que seja o primeiro “Minim Might”, com volume, tone e trêmulo; devia fornecer uns 3W na saída.
Esse vinha com o pedal de acionamento do trêmulo grudado.
Todos vinham com essa plaquinha por dentro:
Modelo “Sonic”.
Modelo com Volume, tone stack e trêmulo. Não sei a potência, nem se as válvulas que estão no amplificador das fotos são as corretas.
Modelo “Sonic Baixo”. Provavelmente com 30 a 45w Cabeçote.
Modelo “Profissional” Nada a declarar, exceto que existiu..
Outros modelos? Não sei. Se aparecerem eu posto aqui.