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Autor Tópico: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção  (Lida 173441 vezes)
Ronconi
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João Ronconi


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« Responder #60 : 24 de Julho de 2017, as 08:52:51 »

Será feito, senhores!
Ainda essa semana vou fazer a incisão e analisar as vísceras do pequeno valente... hehehe
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« Responder #61 : 31 de Julho de 2017, as 11:36:18 »

Tremendão

Provavelmente os melhores e mais completos amplificadores da Giannini. Cópias fiéis dos Fender Twin Reverb.

Teve muitas versões e variantes, mas os principais foram os "clássicos" T-I, T-II e T-III.

O T-I (Black Face).




Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/o02yjwnw5/






O T-II (Silver Face). Agora corrigido, com a fonte verdadeira, com transformador de potência FG-4010



Link para imagem com maior resolução: https://postimg.cc/image/5vzxz9q7p/








O T-III Com uma visível mudança do desenho. Também houveram alterações no circuito da fonte.



Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/wjmchnw8l/.





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« Responder #62 : 31 de Julho de 2017, as 14:15:18 »

Matec, olhei os 3 esquemas, e do 1 para o 2 mudam apenas o valor dos potenciometros de graves e agudos de ambos canais e o valor de um resistor ligado ao potenciometro de intensidade.
Já do 2 para o 3 apenas a fonte. (além da posição do chassis)
Esta correto?
Podemos pensar então que a sonoridade deles seria a mesma?
Li que estes equipamentos tinham fama de queimar valvulas e fontes.
Podemos ligar esta informação à qualidade de componentes e/ou manutenção indevida?



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« Responder #63 : 31 de Julho de 2017, as 19:40:13 »

Matec, olhei os 3 esquemas, e do 1 para o 2 mudam apenas o valor dos potenciometros de graves e agudos de ambos canais e o valor de um resistor ligado ao potenciometro de intensidade.
Já do 2 para o 3 apenas a fonte. (além da posição do chassis)
Esta correto?
Podemos pensar então que a sonoridade deles seria a mesma?
Li que estes equipamentos tinham fama de queimar valvulas e fontes.
Podemos ligar esta informação à qualidade de componentes e/ou manutenção indevida?

Olá casacunha

As mudanças nos valores dos controles de tonalidade são pouco perceptíveis, talvez existam apenas por falta de componentes de um ou outro valor.

A sonoridade deveria ser a mesma, mesmo porque foi mantido o esquema geral e os componentes mais importantes, inclusive o transformador de saída.

A mudança de toda a linha de modelos de 2 para 3 (T II > T III; TS II > TS III; TRII > TR III) foi quando os Gianninis deixaram de ter o desenho frontal "Fender", para um modelo mais parecido com os cabeçotes da Marshall. Isso externamente. Internamente, a fonte passou a ter transformadores de força menores, com um visual menos caprichado. A retificação que era de onda completa, passou a ser em ponte.

E surgiu o CT para equilibrar a tensão dos capacitores.
Coisa inútil, pois os resistores já faziam esse trabalho. Com o CT surgiu também a maior besteira que se pode fazer numa fonte: A inversão de tensão em um dos capacitores eletrolíticos que tem um terminal ligado ao CT. Que ocorre sempre quando a chave Stand By está desligada. Isso pode ter contribuído para a queima de metade das fontes dos T III e outros amplificadores da série 3.
Em nenhum outro amplificador que conheço, no mundo inteiro, esse "detalhe técnico" foi implementado (coisa de Gênio!)  Huh? . Só a Giannini mesmo para fazer isso. Esse "defeito" foi corrigido nas séries dos Duovox de 50 e 100W com a simples mudança de posição da chave de Stand By, mas aparece novamente nas séries mais fortes, dos Duovox 120, 150 e 240, que tem fontes com 2 valores de tensão no HT.  Batendo Cabeça

No mais, à respeito da confiabilidade é um amplificador cuja entrada de tensão é de 110v ou 220v. Num país onde se encontram tomados de 115-230v, 117-234v, 120-240v, 127-220v, 127-254v, mas dificilmente 110-220v, é claro que existe uma grande chance de haver problemas de queima de componentes, além do envelhecimento normal dos mesmos.
Isso prova que é um aparelho bem resistente, visto o número que ainda existe na ativa, 40 ou 50 anos depois de fabricados

Quanto à manutenção indevida, o que se pode esperar pela falta de informações corretas. Mesmo pela própria fábrica?
Outras marcas, de diversos países, disponibilizam as informações corretas sobre seus produtos. Mas aqui parece que isso é algo impensável.

Outras coisas que pesaram por muito tempo:

Produto nacional não vale a pena ser consertado. Roll Eyes

Amplificador valvulado é ultrapassado. Huh?

Não temos dinheiro para gastar com isso. (O que pesa mais que tudo que foi dito.) Cry


 


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« Responder #64 : 01 de Agosto de 2017, as 22:41:04 »

Voce deu uma aula de Giannini e valvulados em geral. Pelo visto se a fabrica tivesse mantido a fonte do das fases 1 e 2, muitos outros equipamentos que foram pra sucata poderiam estar operando ainda.

-----
Foi a primeira vez que eu vi um esquema de tremendao 2 igual a fonte do Tremendao 1
Pode-se afirmar que o 2 recebeu apenas uma maquiagem, ja que tudo é igual do 1, inclusive os transformadores!
« Última modificação: 02 de Agosto de 2017, as 07:21:36 por casacunha » Registrado
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« Responder #65 : 02 de Agosto de 2017, as 13:50:01 »

Na época a Giannini se espelhou totalmente na Fender, que todo ano relançava alguns modelos com alguma alteração. Seja no circuito, seja no faceplate ou mesmo no gabinete (material de revestimento, tecido ortofônico, cor, construção). Uma "maquiagem" no produto sempre vende um pouco mais.

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« Responder #66 : 03 de Agosto de 2017, as 08:30:56 »

Eu trabalho no segmento de manutenção automotiva, e a gente ve esta maquiagem todo ano.
Em se tratando de vender, tudo pode...
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« Responder #67 : 04 de Agosto de 2017, as 16:59:00 »

Mais Tremendões

O Tremendão Compacto

Amplificador e caixa formando um combo bem grande, e provavelmente muito pesado. Muitas chaves para alterar as filtragens do tonestack. Não tinha o canal normal. Deveria ser interessante.



Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/ravwxj379/

.


Tremendão SL.

Um dos últimos Tremendões lançados. o Circuito continua sendo de um Fender, porém agora baseado no Fender 100W. Além do master volume, ele apresenta um Booster diferente, com o sinal mais forte vindo da saída do amplificador do reverber. Aparentemente não foi muito bem aceito. Muita gente remove essas adições, fazendo ele voltar a ser um T III.




Link para imagem com maior resolução: https://postimg.cc/image/ekrokfv91/




Esquema do Fender 100W.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

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« Responder #68 : 15 de Agosto de 2017, as 11:05:09 »

O Super Tremendão

Pré amplificador separado do power:



Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/7wv2xubqt/

Power com 2 amplificadores:



Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/5e9dx5q0l/



Suponho que 2 Tremendões seriam mais versáteis de se utilizar que esse modelo.

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« Responder #69 : 15 de Agosto de 2017, as 13:57:58 »

Sera que existe algum deste respirando ainda, Matec?
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« Responder #70 : 15 de Agosto de 2017, as 14:14:40 »

Sera que existe algum deste respirando ainda, Matec?

Eu nunca vi.
Funcionando, só se for com algum colecionador.

É um equipamento meio "mala-sem-alça". Nenhum músico profissional gosta de terminar um trabalho e ainda ter que transportar um aparelho tão incômodo pra casa.

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« Responder #71 : 15 de Agosto de 2017, as 15:51:43 »

Verdade, uma joia pra se ter.em casa, mas pra transportar...acho que nao vale a pena.
Alem da dificuldade.pelo tamanho e peso
 tem o risco.
Acho que ninguem iria querer correr.
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« Responder #72 : 15 de Agosto de 2017, as 18:23:48 »

O pré amplificador dele tem um reforço nos graves e agudos feito com dois BC 108, mais as chaves de filtragem do tonestack. Eu li uma vez, que ele era usado para a guitarra com um amplificador, e outro amplificador o pessoal costumava usar para o teclado, por exemplo.
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« Responder #73 : 16 de Agosto de 2017, as 00:04:29 »

Sera que a caixa com 4 falantes tinha ligaçoes independentes, par a par?
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« Responder #74 : 24 de Agosto de 2017, as 14:47:59 »

Agora mais uma série de amplificadores realmente grandes e potentes da Giannini.

O que é conhecido por "Plus Guitarra+Orgão"

Um pré "Tremendão", duas potências de 100W.



Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/a2wetkir9/

Os Tera que realmente foram os mais potentes amplificadores para instrumentos que a Giannini produziu. Possuíam 2 potências de 150W e 2 pré independentes.

O Tera Contrabaixo:



Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/77jbmper9/



O Tera Guitarra:



Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/f2tv1iodx/



Os Giannini Thor.
Com amplificador de pelo menos 120W e 2 prés independentes.

O Thor Contrabaixo tem o pré semelhante ao Super Thunder Sound. Imagino que tenha uma boa sonoridade também para guitarra.



Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/4awamf8xh/



Thor Guitarra:
Pré igual ao do Tremendão, com reverber e vibrato.
Amplificador com pelo menos 120W.




Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/6gqlgxcdx/



 Smiley

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