Fiz uma modificação no pedal High Gain da Joyo (cópia do Shred Master da Marshall) e preciso de um auxílio.
A intenção é diminuir o "agudo" do pedal.
Pelos tutoriais que li, entendi que precisava aumentar o valor dos capacitores que estavam na região do potenciômetro de controle de agudo (22n). Fiz isso. Substitui os 2 de 22n por 2 de 100k. Realmente diminuiu o agudo, mas não foi o quanto eu gostaria.
Sera que preciso substituir por capacitores de valor maior? Segue a imagem montada para maior esclarecimento:
imagem da placa, pedal, componentes -
https://drive.google.com/file/d/0B9lbDkG2fN6VelVjOTJMMERneUU/view?usp=sharing
-----
Tenho pedido auxílio à esta questão também em um grupo de eletrônicos no facebook e, para ajuda de outros usuários aqui deste fórum, posto aqui as resposta de um grande cara lá do grupo que respondeu me ensinando bastante:
Vinicius Neves: Essa etapa funciona como um filtro passa baixa. Seguindo a equação... F=1/(2*PI*R*C)... veja que o resistor também influência na frequência de corte. Quanto maior o valor de R e C, menor a frequência de corte...
Will Barcellos Obrigado Vinicius Neves.
Então eu deveria substituir algum resistor desta região do controle de agudo? Pode me dizer qual? rss. Very Thanks
Foto de Will Barcellos -
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1107530865962962&set=p.1107530865962962&type=3&theaterVinicius Neves: Eu colocaria um resistor entre o c13 e o p2, em série só pra deslocar a frequência de corte. Mantendo o cap de 100n.
Vinicius Neves: Me parece que o c13, c15, r15 e r16, são responsáveis pelo bass. Da pra mexer neles também, mas depende do som que vc vai tocar e etc... O r11 e r12 não precisa mexer.
Will Barcellos: Não sou eletrônico, sou fução. heheh. Admiro muito esta ciência que vocês são conhecedores. Talvez um dia eu consiga estudar pra valer sobre isso. Este pedal é cópia de um americano (Shred Master da Marshall). Mas o Shred tem uma "atenuação de agudo" maior que este. Neste, quando o agudo está 100% fechado ele ainda é muito agudo. Para que o timbre da guitarra fique agradável, é preciso cortar o agudo no amplificador. Porém, quando se faz este corte no amp o timbre da guitarra limpa (com o pedal desligado) fica sem brilho. Por isso a intenção de aumentar este corte para que não precise fazer a correção do agudo no amp. Very very thanks, Vinicius Neves e, linda Ducati! hehehe