Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 14:28:51

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Equivalência de FET  (Lida 8712 vezes)
Marcelo Garcia
Visitante
« : 29 de Setembro de 2016, as 11:17:57 »

Bom dia,
Enfim, de volta o fórum, para alegria de todos.... 

Ontem fui comprar os J201 em uma loja de componentes e o vendedor me informou que o estoque havia terminado...
Porém ele me indicou um outro FET, de Pinagem diferente o ST72A. Nunca tinha visto esse fet, fui atrás e descobri que era comercializado pela Phillips como BST72A.

Enfim, minha dúvida é, posso utilizar no lugar do J201? A Pinagem dele é diferente como o DATASHEET apresenta, mas, em outras questões, eu posso utilizar apenas alterando a pinagem do projeto?

Seguem os DATASHEETS:

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/16728/PHILIPS/BST72A.html

http://www.taydaelectronics.com/datasheets/A-121.pdf

Perdão pela falta de conhecimento!

Abraços e Bons Estudos!
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #1 : 29 de Setembro de 2016, as 11:41:43 »

Olá

Esse BST72A não é um substituto direto do J201. O J201 é um JFet canal N e o BST72A é um mosfet. No seu caso um não substitui o outro.

Abs
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 158

« Responder #2 : 29 de Setembro de 2016, as 12:25:25 »

Marcelo Garcia, dependendo da região onde mora não vai achar mesmo esse Fet, o ideal seria usar 2N5457, 2SK30A, MPF102 e BF245A.
Visitante
« Responder #3 : 29 de Setembro de 2016, as 12:28:17 »

Por acaso alguém do fórum já usou MMBFJ201? Pelas pesquisas que fiz é o J201 com encapsulamento SMD, será que é mesmo?

Tenho receio em relação ao J201 (TO-92) pois devido a escassez ele está se tornando caro e devido a isto, tem alguns espertinhos falsificando este componente.
Visitante
« Responder #4 : 29 de Setembro de 2016, as 13:05:07 »

Olá

Esse BST72A não é um substituto direto do J201. O J201 é um JFet canal N e o BST72A é um mosfet. No seu caso um não substitui o outro.

Abs

Obrigado pela resposta!

Vou ver se consigo comprar algo por aqui!

Grato!

-----
Por acaso alguém do fórum já usou MMBFJ201? Pelas pesquisas que fiz é o J201 com encapsulamento SMD, será que é mesmo?

Tenho receio em relação ao J201 (TO-92) pois devido a escassez ele está se tornando caro e devido a isto, tem alguns espertinhos falsificando este componente.

Dex, no forum da Madbeans tem muito gringo utilizando esse J201, tem até umas plaquinhas de "conversão" de SMD pra TO92

mas, os utlimos que tinha aqui eram da tayda, e funcionam bem até hoje
« Última modificação: 29 de Setembro de 2016, as 13:07:43 por Marcelo Garcia » Registrado
Brunotrema
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7

« Responder #5 : 30 de Setembro de 2016, as 02:06:34 »

Na proesi ainda existem alguns J201 (cerca de 3 reais cada) e na Mult por irrisórios 9 reais.

Não vejo grandes diferenças no uso de um MOSFET em vez de um FET (o MOSFET é um tipo de FET), basta apenas que você recalcule corretamente os resistores da polarização para manter a operação do circuito em que irá utilizá-los. Não é um substituto direto (mesmas características), mas DIY é isso né hahaha

Gosto bastante dos BF245A! São baratos e tem boas aplicações em áudio, além de ser fácil encontrá-los.
+ Inteligência é um imperativo do Universo +
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #6 : 30 de Setembro de 2016, as 14:19:54 »

Transistores efeito de campo (FETs) existem em vários sabores, alguns tem característica bem diferente uns dos outros:

Luz apagada = pouca corrente sendo conduzida pelo transistor
Luz acesa = mais corrente sendo conduzida pelo transistor.

Tem FET que liga com tensão negativa no gate, tem outros que ligam com tensão positiva no gate.  Outros desligam com tensão negativa no gate e outros desligam com tensão positiva no gate.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2016, as 14:23:41 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Patines
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #7 : 30 de Setembro de 2016, as 17:41:01 »

Não concordo que JFETs e MOSFETs sirvam pra mesma coisa.   acho que trabalham bem diferentes e polarizam bem diferente.   
Os JFETs são bem diferentes entre si e é por isso que montando um mesmo circuito, cada um vai funcionar diferente do outro.  Um J201 tem VGSof bem baixo, nunca poderia funcionar da mesma maneira que um BF245C, prncipalmente em 9V. 

Com JFETs formula de bolo não existe, merece estudo antes de ser usado.  Então boa sorte aos que se aventuram com JFET, que considero componentes muito interessantes.

Abraços,
Colaborador

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 128

« Responder #8 : 30 de Setembro de 2016, as 22:42:26 »

Não concordo que JFETs e MOSFETs sirvam pra mesma coisa.   acho que trabalham bem diferentes e polarizam bem diferente.  
Os JFETs são bem diferentes entre si e é por isso que montando um mesmo circuito, cada um vai funcionar diferente do outro.  Um J201 tem VGSof bem baixo, nunca poderia funcionar da mesma maneira que um BF245C, prncipalmente em 9V.

Com JFETs formula de bolo não existe, merece estudo antes de ser usado.  Então boa sorte aos que se aventuram com JFET, que considero componentes muito interessantes.

Concordo e assino embaixo.

Inclusive porque, as impedâncias de entrada e saída de um Mosfet são bem maiores que a de um Jfet.

A propósito, esses J201 vendidos na Proesi seriam legítimos ou falsificados??
Handmaker

Obrigado

« Responder #9 : 01 de Outubro de 2016, as 01:31:05 »

Quem iria saber se são falsificados?  E se forem falsificados..  o que um JFET falsificado faria de diferente de um "quente"?  Vou procura aqui minhas notas que acho que já comprei uns diodos de germânio lá..  minha memória é curta.   Abraços..
Visitante
« Responder #10 : 03 de Outubro de 2016, as 13:39:22 »

Comprei 30 MMBFJ201 e plaquinhas de conversão, essa semana vou soldar nas placas e fazer uns testes pra ver se as características são semelhantes. Os MMBFJ201 que comprei são da China, então não sei se são verdadeiros.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 128

« Responder #11 : 03 de Outubro de 2016, as 17:45:33 »

Quem iria saber se são falsificados?  E se forem falsificados..  o que um JFET falsificado faria de diferente de um "quente"?  Vou procura aqui minhas notas que acho que já comprei uns diodos de germânio lá..  minha memória é curta.   Abraços..

Pois é, hoje em dia estão falsificando de tudo, desde transistores e CIs relativamente baratos, até capacitores eletrolíticos e válvulas.
Comprei algumas 12AX7 da Mullard e creio que sejam falsificadas, porque o som delas é muito ruim.

Do mesmo modo quando se usa um Jfet "quente" o som do pedal fica bem mais próximo do original, enquanto que um Jfet falsificado, se funcionar, vai propiciar um som de qualidade inferior.
Visitante
« Responder #12 : 04 de Outubro de 2016, as 08:36:42 »

Eu comprei alguns J201 no ML, onde o vendedor jurou de pé junto que eram originais. Testei usando o circuito disponível aqui http://www.runoffgroove.com/fetzervalve.html e felizmente todos estavam dentro das características Grin.

Vou testar os SMD usando a mesma técnica. Se as características estiverem OK, vale muito a pena, pois são baratos e pequenos, da pra comprar bastante.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121

« Responder #13 : 08 de Novembro de 2016, as 10:51:25 »

Olá Galera Handmades,

Estou com uma dúvida na polarização dos FET's. Estou com o projeto de um preamp interno para um piezo instalado em um contrabaixo elétrico.
Montei o circuito disponibilizado no site do Albert Kreuzer, que por sua vez foi desenvolvido por Don Tillman, disponibilizado no seguinte endereço:
http://www.albertkreuzer.com/pics/el/pre/schem/powerpot_sch.gif
Como o FET que estou utilizando é o BF245C, necessito de uma voltagem Gate-source entre -3,2V e 7,5V.
Medi -0,1V. O resistor que devo alterar para mudar esta voltagem é o R3 de 2K2, correto? Devo aumentar ou diminuir o valor?
Este contrabaixo foi inteiramente reformado por mim e instalei um piezo abaixo da ponte. Assim que tiver o resultado vou disponibilizar o esquema e o método de instalação aqui no fórum.
Obrigado!!!
Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Patines
Handmaker

Obrigado

« Responder #14 : 08 de Novembro de 2016, as 11:56:16 »

... Gate-source entre -3,2V e 7,5V.
Medi -0,1V. O resistor que devo alterar para mudar esta voltagem é o R3 de 2K2, correto? ...
Mediu diretamente sobre R3(entre o GND e o source do JFET)?  Pois se não, faça, e poste aqui.

Se for essa mesmo a medida, veja se o resistor de cima(R2),  apresenta alguma tensão. POis me parece uma solda fria..  poste a foto da tua montagem.

No datasheet diz que somente com VGS abaixo de -0,5V a corrente de dreno pode caira abaixo dos 200uA.  segundo tua medida, a corrente é 45uA...   ou a medida não observou método adequado.

Abraços
« Última modificação: 08 de Novembro de 2016, as 12:02:11 por Patines » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: