Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Setembro de 2024, as 10:31:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto Amplificador de fone pra guitarra  (Lida 23279 vezes)
Jorge R
Visitante
« Responder #15 : 22 de Agosto de 2010, as 20:32:29 »

A placa é essa abaixo.
Amanhã eu posto o pdf com os componentes.

Mensagem Mesclada
Fiquei curioso com essa mesa do Adiel...
« Última modificação: 22 de Agosto de 2010, as 20:35:08 por Jorge R » Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #16 : 22 de Agosto de 2010, as 22:38:40 »

Fiquei curioso com essa mesa do Adiel...

Só para constar, eu peguei o sinal já bastante amplificado da saída da mesa e alimentei os 741 através de um potenciômetro de volume duplo de 47K, configurados os operacionais para um ganho igual a 100.
Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #17 : 23 de Agosto de 2010, as 09:38:45 »

Galera,

Entrei agora nessa discussão, então talvez pareça um tanto descontextualizado.

Esse circuito parece legal, mas tenho umas críticas.

1) pot de médio: quando projetei o pré do site e o mlizzer, me deparei com o problema. Colocando os três controles, grave, médio e agudo na mesma malha de realimentação do mesmo opamp, percebi (e simulei) que ao variar o controle de médios, variavam-se os pontos de atuação dos agudos e graves. Pelo menos nos pontos que eu desejava para a guitarra, a variação me irritava muito. O jeito era afastar o ponto de corte de agudos e graves o máximo possível dos médios ou colocar um opamp apenas para o controle de médios. Em tones stacks de alta fidelidade, isto é possível deixar as frequências de atuação em um ponto quase aceitável, mas para a guitarra, é ruim.

2) sem simulação de caixa não dá. O som da guitarra direto é muito ruim. Mais que um simulador de amp, acho que um amp de fones para a guitarra necessita de pelo menos um circuito simulador de caixa.

3) não tem entrada auxiliar para que possamos injetar o som do resto  da banda, ou de um mp3 player, para que possamos "tocar junto".

Assim sendo, acho que se vamos "investir" o nosso tempo em um circuito de fone, que seja um mais versátil. Com a galera que temos aqui podemos fazer "O MELHOR".
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Jorge R
Visitante
« Responder #18 : 23 de Agosto de 2010, as 10:34:43 »

Apoiado!!
Registrado
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« Responder #19 : 23 de Agosto de 2010, as 18:45:43 »

Apoiado de verdade.

e me disponho a ajudar em qualquer coisa que eu consiga, mesmo que seja necessário algum estudo pois meus conhecimentos de montagem ainda são limitados principalmente devido a falta de experiência.

Hgamal, vc tem alguma sujestão de por onde começar? acha uma boa idéia tomar esse projeto como base e a partir daí fazer essas melhorias que sugeriu? Qual dessas vc acha completamente indispensável?

foi mal ai pela quantidade de perguntas.

e agradeço muito a todos vocês pelo conhecimento que geram.

abraço.

Jorge
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #20 : 24 de Agosto de 2010, as 10:28:13 »

ótima ideia do hgamal

poderiamos usar um simples mixer para misturar sinal de guitarra e entrada aux, passar por um tonestack (pré clean aqui do site),,,, depois passar por um simulador de caixa (speakersim tonepad) depois passar por uma etapa amplificadora com o lm386,,, deixar a saida para fone,, e porque não uma para uma pequena caixinha,, pois o 386 pode amplificar tranquilamente (ex Ruby)

Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #21 : 24 de Agosto de 2010, as 15:20:04 »

tem esse mixer aqui ultrasimples


http://english.cxem.net/amplifier/amplifier24.php
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #22 : 24 de Agosto de 2010, as 16:49:21 »

An figura mais correta é a abaixo
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #23 : 24 de Agosto de 2010, as 17:11:23 »

voce esta certo hgamal

não tem o porque passar o sinal aux no tonestack e no simulador de caixa
desculpe pela falha
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #24 : 24 de Agosto de 2010, as 17:25:58 »

Segue a primeira modificação que é separar o tone stack. Estou concentrado primeiro na "arquitetura" e não nos valores.

Para o mixer penso em usar um opamp, o circuito com transistor é bom, mas eles variam muito de performance de acordo com a variação da tensão de alimentação.

No circuito do simulador, acho que o condor é adequado.

Gostaria de ouvir a opinião do Adiel.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« Responder #25 : 24 de Agosto de 2010, as 18:10:42 »

senhores

v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) acham que é importante manter o drive no circuito?

quanto ao mixer, tem um projeto de mixer no ggg que acho que possa ser adaptado para usar nesse caso e ele usa um TL072.

Jorge
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #26 : 24 de Agosto de 2010, as 18:52:56 »

Segue a primeira modificação que é separar o tone stack. Estou concentrado primeiro na "arquitetura" e não nos valores.

Para o mixer penso em usar um opamp, o circuito com transistor é bom, mas eles variam muito de performance de acordo com a variação da tensão de alimentação.

No circuito do simulador, acho que o condor é adequado.

Gostaria de ouvir a opinião do Adiel.

Fico honrado com a deferência, Hgamal.  O pré apresentado acima vai funcionar muito bem, com muita estabilidade, em grande parte devido ao fato de ser baseado em operacionais (concordo com você).  Mas, assim como Jlrmoc, tenho minhas dúvidas em colocar o drive permanente.

Minha opção por transistores quando da montagem de minha mesa deveu-se à inexistência, na época (quando os dinossauros rondavam nossas casas...) de operacionais de baixo ruído - os 741 eram terríveis. 

Eu tenho uma sugestão, a de chavear um circuito de clipagem para distorção com bypass (mais um estágio ao estilo TS, de um quad op, como o TL084), ou basear o circuito no Dual Filter Voicing Unit, de Craig Anderton, que produz um drive muito interessante (você pode conferir no áudio do livro), além de um controle excelente de duas bandas para equalização "meio" paramétrica.  Ele também tem um último operacional misturador, onde a gente pode inserir o sinal de um MP3 player, por exemplo, junto com o sinal do instrumento.

Nesse caso, eu também disponibilizaria uma saída de baixo nível antes do LM386, para que se pudesse utilizar o circuito como pedal, em caso de emergências.  Eu não tenho experiência com simuladores, infelizmente, nunca montei um, mas nunca fiquei convencido com o som dos que já ouvi, eles podem lembrar os aparelhos almejados, mas fica por aí.

Continuemos, pois, nossa "viagem", enquanto o projeto vai tomando forma...  Smiley
Registrado

Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #27 : 24 de Agosto de 2010, as 18:55:15 »

Hgamal o chato do condor é que tem trimpot pra polarizar o fet!
tem o speaker sim. do AMZ que é ultra simples e usa TL072
« Última modificação: 24 de Agosto de 2010, as 19:01:24 por Chris » Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #28 : 24 de Agosto de 2010, as 19:04:16 »

Adiel

por favor coloque suas sugestões no circuito. Pensei realmente em utilizar um tl084 para implementar a sugestão feita acima juntamente com o mixer.

Cris

concordo, e sugiro apenas retirar o estágio com o fet por inteiro, juntamente com o controle de volume que já existe no circuito acima. O divisor de tensão (que cria o terra virtual) já existe no circuito do pré também. Mas o AMZ me parece adequado.

« Última modificação: 24 de Agosto de 2010, as 19:07:10 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #29 : 24 de Agosto de 2010, as 19:18:16 »

Hgamal
não seria melhor o simulador após o tonestack?

desculpe se estou me entrometendo.
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal