Buenas
Falando de transformadores com tomada central...
Oi pessoal,
Estou montando um kit de fonte de bancada que comprei, e é pedido uma transformador de 24V por 3A, posso usar um de 12V+12V por 3A?
A principal duvida é se a corrente especificada é por enrolamento, ou se é a corrente de ambos somada?
Obrigado!
Você pode usar o transformador de 12 V + 12 V / 3 A sem problemas.
A diferença entre um transformador de 24 V / 3 A e um transformador de 12 V + 12 V / 3 A é que o segundo tem uma derivação no meio do enrolamento.
Falo isso por experiência própria, pois tenho um transformador com estas características e já o utilizei para carregar, algumas vezes e por horas, baterias de automóveis. Para tal, utilizei a metade do enrolamento (12 V / 3 A), retificado por onda completa, um capacitor para elevar a tensão média (não lembro de quanto) e uma parte de uma resistência de chuveiro para limitar a corrente em quase 3 A (+/- 2,8 A). O transformador está funcionando até hoje perfeitamente.
Obrigado pessoal!
Realmente gera certa confusão a maneira de como são especificados, estou para comprar o transformador ainda, e a maioria das lojas on-line não fornecem a especificação em VA.
Pelo que entendi então um transformador especificado como 12V+12V 3A, fornece na verdade 1,5A por enrolamento correto? Porem em 24V, ficaria limitado a 1,5A?
Di. Rocha fiquei realmente tentando em comprar um de 12V+12V 3A.
Não, pois os enrolamentos estão internamente conectados em série. Como “sabemos”, em um circuito série somam-se as tensões (12 V + 12 V = 24 V) e corrente é a mesma em todos os componentes (primeira metade do enrolamento 12 V / 3 A e a outra metade 12 V / 3 A, totalizando, na soma, 24 V / 3 A).
Esses transformadores tem a corrente dividida por 2 secundários, então 12 + 12V 3A, seriam 1,5A em cada enrolamento, em relação ao CT e não de "ponta a ponta", para alcançar os 3A, a tensão dele fica limitada aos 12V, para ter os 24V a tensão limita-se aos 1,5A.
tenho um equipamento de certa marca que, originalmente usava um transformador de 12V por 2A sem CT, foi ligado indevidamente em 220v e precisou ir para a assistência da fabrica(por ter SMD, preferi pagar o conserto), quando voltou o aparelho utilizava outro transformador de 12 + 12 com retificação em meia onda, somando a corrente dos 2 secundários.
ficou assim:
1º enrolamento 12v --->|-- (circuito do aparelho) --|<--- 2º enrolamento 12v
CT como GND.
Entendo, pela ilustração, que este circuito é de um retificador de onda completa com dois diodos, onde tem-se disponível a tensão referente a metade do enrolamento (12 V) e a corrente nominal (3 A, considerando o caso em discussão). O circuito é alimentado, de forma alternada, pelas duas metades do enrolamento.
Boa Tarde Srs.
Assunto bem importante e que precisa de um pouco de cuidado e observação.
Um transformador de 24 x 3A tem 72 VA e tem TAMANHO mínimo , diretamente ligado a potência.
Um transformador de 12+12 x 3A , "pode ter" esta potencia, mas somente com enrolamentos paralelos, o que dificilmente ocorre, em produtos de prateleira.
Um enrolamento com tomada central não pode ser ligado em paralelo.
________________________________________________________________________________________
Um fato que gera muitas dúvidas é na utilização destes transformadores em amplificadores e qual a potência os transformadores devem ter.
Por exemplo (considerando uma situação ideal, sem impedâncias dinâmicas, etc.):
Um transformador de 12 V + 12 V / 3 A, conectado a um retificador de onda completa em ponte, terá, teoricamente, em sua saída 16,97 Vp simétricos. Após filtragem via capacitores esta tensão passará para 16,97 Vcc simétricos, que poderá alimentar um amplificador.
Se este amplificador receber um sinal senoidal na entrada, poderá ter na saída uma tensão de 33,94 Vpp, que representa uma tensão eficaz de 12 V. Se a carga do amplificador for de 4 Ω, teremos uma potência dissipada por esta de 36 W.
Então, para este caso, um transformador de 72 VA poderia alimentar um amplificador de, no máximo, 36 W.
Esta afirmação é que causa tal dúvida na utilização de transformadores.