Putz, escrevi uma pagina e na hora de enviar a net caiu....
Ramsay, erro de digitação, resistores de 1w.
Sobre o contato do Jose, vou perguntar se posso postar aqui, de todo modo, se alguém quiser envio no pvt.
Mocup é Mockup escrito errado, que é uma montagem prévia que permite a visualização do produto final, e que sejam feitas as adequações e correções.
Sobre o gabinete, agradeço, vou postar fotos dele finalizado.
A ideia é eliminar 99% dos ruídos de aterramento pois no brasil quase nunca há aterramento nos lugares. Segundo sei, a rede da Cemig é aterrada, o que, em tese, elimina ou diminui muito a necessidade do aterramento individual.
jplavareda, tem razão, dois resistores de 100R, e faltou ainda um trimpot de fio de 100R, e hoje só deixei cabo blindado no pino 2 da V1,sempre aterrados apenas de un dos lado, e sempre perto do aterramento dos catodos de v1 e v2,
mas com ou sem eles nada mudou.
-----
Dando seguimento, está ai o sinal do Plexi ligado a um gerador de sinal a 1k Hertz, se não me engano.
https://www.youtube.com/watch?v=-vInmL2BVZMhttps://youtu.be/-vInmL2BVZMBias ajustado no osciloscópios para menor distorção possível, mas depois ajustei pela regra dos 70% da potencia máxima, afinal Marshall tem é de ter som de Marshall.
-----
Com o grave do problema resolvido, parti para pequenos mods.
Achei muito agudo o canal agudo sozinho, e decidi fazer um mod do canal, tirando o capacitor de 500pF do pot de volume I, e usando uma chave on-off-on usei um capacitor de mica de 250pF, um de 100pF, e na posição central ficou sem capacitor.
Como pode ser visto na marstran:
http://marstran.com/Historic%20Data%20Base.htmOs valores deste e de outros componentes foram mudando com o passar dos tempos, além de haver muito pouca consistência, sendo que saiam amplificadores de todos os modos.
Com estes valores dá para simular os Plexi de 68, jtm45....
-----
Outro mod que já fiz foi do negative feedback.
Os Plexi tiveram alí resistores de 47K, de 100K, de 27K, ligados ao tap de 4, 8 e 16 ohms, e também ligado ao jack, resultando em maior ou menor atenuação de sinal e ganho. O samba do inglês doido....
Com o mod posso usar os três valores.
Com o NFB com menor atenuação e com o capacitor do pot de volume desligado, o som fica redondo, com mais graves, menos estridente e muito menos saturado, parecendo algo entre o JTM45 e o Fender bassman.
Já com menos atenuação no nfb e capacitor de 250pF, fica quase um Plexi do Hendrix.
Sobre o Hendrix, pelo que lí sabe se lá onde, depois que ele experimentou um plexi com 500pF e 33K no tone stack, pediu que seus outros Marshal fossem modificados para esta configuração, ai invéz do 250pF/56K ohms que era padrão até então.
Se é verdade, não sei.
O meu estava com 500pF/33K quando das primeiras montagens, mas depois de muito penar com ruídos e excesso de ganho, quando tirei esta configuração e usei 250pF/56K, mesus problemas se foram.... sumiram....
.
Se alguns forista tiver estes problemas com um Plexi ou JCM800, tente mudar o valor do tone stack para 250pF/56K!!
.
O próximo mod que farei é colocar as duas opções, mas aguardo capacitores de mica de 250pF para isso pois gastei os que tinha.
-----
Em breve, assim que acabar os mods, vou rearrumar a fiação que ficou bagunçada em função das modificações até resolver os problemas de aterramento e de ganho.