Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 08:17:55

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Atenuador de Potencia  (Lida 8882 vezes)
Adriano_Passos
Colaborador

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48

« : 19 de Julho de 2016, as 11:43:35 »

Galera, como todos sabem tocar em casa com um amp de 50w não tem como, os vizinhos reclamam demais. Estava querendo colocar dentro do amplificador um atenuador com chave rotativa, tal chave tem para vender na altana tubes. Alguém tem um esquema de como colocar os resistores na chave rotativa?
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #1 : 20 de Julho de 2016, as 08:22:23 »

Olá Adriano

A saída de um amplificador de 50W tem uma corrente meio alta. Chaves rotativas são feitas para no máximo 1A. Não vão aguentar. Melhor você usar um divisor resistivo fixo.

Faz o seguinte: Coloca um resistor de 15R 25W na saída do amplificador e liga um resistor de 8R2 25W em série com a caixa. Daí você liga o conjunto caixa-resistor em paralelo com o outro resistor que está na saída do amplificador.

Isso tudo supondo uma saída de 8 Ohms. Fica assim:

Código:
  +-------------------+--------------------+
  |                   |                    |
  |                   |                 8R2 25W
 AMP               15R 25W                 |
  |                   |                 Falante
  |                   |                    |
  +-------------------+--------------------+

Com isso a potência no alto-falante deve cair para 1/4 da original sem alterar a carga na saída do amplificador. Pode haver mudança de timbre!

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #2 : 20 de Julho de 2016, as 09:08:40 »

Oi Adriano,

Como opção, eu te indicaria um L-pad, fica externo, entre o amp e o alto falante, não necessita modificar nada no amp.

Mas para 50 watts qualquer atenuador vai "comer" muito das altas frequências, vai ficar abafado se você colocar ele já passando da metade.

Para amplificadores pequenos os L-pads são bons, eu fiz um pra mim e uso até no meu 5F1 pois ele aguenta 20 watts, com uma strato que é aguda, da para usar ele perto do máximo e escutar o 5F1 "crunchar" legal, sem que o vizinho comece a fazer a percussão na parede, tum tum tum.

Aqui neste tópico eu relato a minha experiência: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=7608.0

Abraços.
« Última modificação: 20 de Julho de 2016, as 09:12:52 por Ferro_Velho » Registrado
edyguitar
Colaborador

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 284

« Responder #3 : 20 de Julho de 2016, as 20:01:31 »

Texto excluído por conter internetês.
eu recomendo que leia esse artigo sobre o L-Pad, tem até uma calculadora on-line que faz os cálculos dos resistores e a potencia de cada um deles.a calculadora calcula atenuação em dB.
eu usei muito pra montar diferentes atenuadores para drive em caixas de de PA de 2 e 3 vias.
o Link. http://autosom.net/artigos/lpad.htm

Aos moderadores: Desculpem-me, as vezes na correria acaba passando despercebido.
« Última modificação: 21 de Julho de 2016, as 22:08:39 por edyguitar » Registrado
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #4 : 20 de Julho de 2016, as 20:11:32 »

eu recomendo que leia esse artigo sobre o L-Pad, tem até uma calculadora on-line que faz os calculos dos resistores e a potencia de cada um deles.a calculadora calcula atenuação em dB.
eu usei m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) pra montar diferentes atenuadores para drive em caixas de de PA de 2 e 3 vias.
Faltou o link?  Roll Eyes
I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #5 : 20 de Julho de 2016, as 23:03:15 »

Uma vez eu vi um esquema de atenuador, acho que era Duplo T, mas em paralelo havia um capacitor, que, segundo me lembro, servia para reduzir a atenuação acima de uma certa frequência, não deixando ocorrer muita perda de brilho. Mas não consigo achar o esquema e as fórmulas. Se não me engano o autor era Edu Silva, do Audiolist. Se alguém quiser procurar...

-----
Confundi. Era Bridged T e não tinha capacitor nenhum. Dizem que essa configuração mata menos as frequências altas do que os L-Pad.

Esquema e formulas:

http://www.electronics-tutorials.ws/attenuators/bridged-t-attenuator.html
« Última modificação: 22 de Julho de 2016, as 20:03:16 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Paulorpcf
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 46
-Recebido: 11

« Responder #6 : 22 de Julho de 2016, as 21:52:22 »

Estou para fazer no meu um master volume depois da inversora, usando um resistor duplo de 500K ou 250K, mas não acho aqui no Brasil osd resistores de qualidade...
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 14

« Responder #7 : 23 de Julho de 2016, as 05:14:41 »

Montei um desse https://www.tube-town.net/cms/?DIY/Amp-Tools/PoS
DIY Freak

Obrigado

« Responder #8 : 23 de Julho de 2016, as 12:40:45 »

Estou para fazer no meu um master volume depois da inversora, usando um resistor duplo de 500K ou 250K, mas não acho aqui no Brasil osd resistores de qualidade...
Seria potenciômetro duplo?!?
I want to diode!
Paulorpcf
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #9 : 23 de Julho de 2016, as 17:27:33 »

Seria potenciômetro duplo?!?
Sim, pot duplos de 250K ou 500K logarítmicos.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #10 : 23 de Julho de 2016, as 17:41:10 »

Isso irá afetar a realimentação negativa do estágio de potência. Também vai interferir no controle de presença.

Abs
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #11 : 23 de Julho de 2016, as 18:12:13 »

Se usar pot duplos de 500K, não retira os resistores de 220K

Na internet há vários clips com eles, pretendo fazer em breve.
« Última modificação: 23 de Julho de 2016, as 18:20:59 por Paulorpcf » Registrado
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #12 : 23 de Julho de 2016, as 18:34:06 »

Sim, eu sei como se faz.
O meu comentário se refere a uma mudança no timbre e na dinâmica do amplificador, que só retornaria ao som original com esse master volume no talo.

Abs
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #13 : 23 de Julho de 2016, as 19:43:05 »

Matec, não ouvi pessoalmente ainda, mas ha muito videos no youtube onde o som fica muito bom, com pouca ou nenhuma perda de timbre e dinâmica.

Tenho alguns projetor de atenuador, mas também não testei nenhum.

DIY Freak

Obrigado

« Responder #14 : 23 de Julho de 2016, as 20:02:25 »

A Orange usa esse esquema, se não me engano no Tiny Terror.
I want to diode!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: