Primeiramente, saudações a todos Handmades!
Estava parado há alguns meses sem fazer nenhum circuito. Recentemente em uma visita aqui no site olhando vários tópicos voltei a ter interesse e, principalmente, determinação pela montagem de um amplificador valvulado.
Anteriormente já havia idealizado esse projeto, mas por falta de experiência acabei montando um Pré Fender Twin e fiquei muito satisfeito com o resultado utilizando-o com dois TDA7294 em bridge na etapa de amplificação. Mas agora quero montar um 100% valvulado. Para isso já investi boas horas pesquisando e estudando tudo a respeito que encontrei no fórum e eis me aqui para pedir a ajuda e opinião de vocês.
Diante dos projetos com toda documentação presentes aqui no site e também de outros famosos que o pessoal costuma trocar experiências me deparei com três que mais me chamaram atenção levando em consideração a potência, facilidade para aquisição de componentes e o nível de dificuldade:
-IaLL 10.5
-Hi-Octante
-Fender 5e3 (projeto da Ceriatone)
Mas estou extremamente indeciso em qual modelo montar então tentarei expressar algumas das minhas dúvidas. Desde já desculpas se escrever algo sem sentido, por favor me corrijam se houver algo errado em algum momento.
Primeiramente vi aqui mesmo no fórum algumas pessoas que montaram juntos o pré Fender Twin e o IaLL 10.5. Já que possuo este pré pensei na possibilidade de usá-lo com o Iall. O problema que me deparo é que já o coloquei dentro de um chassi, segue o link de uma foto pra melhor visualização:
http://www.4shared.com/photo/ds3AOOpJce/IMG_20160707_190552865.htmlhttp://www.4shared.com/photo/actVFZ0qba/IMG_20160707_190626880_HDR.htmlNão queria desmanchar para colocar tudo em um único gabinete. Se fosse o caso, ficaria ruim se montasse o IaLL em um chassi separado? Ligaria os dois por um cabo P10 - P10 mesmo ou algo parecido, isso pode afetar a qualidade do áudio (ruídos, distorções...)?
Esses fatos me desmotivaram um pouco em relação ao IaLL, mesmo assim o incluí aqui para ver a opinião de vocês.
Passei a pesquisar por outros modelos. Lembrei do veterano Hi-Octane que oferece uma potência bacana com seus 5w, possui distorção e equalizador tudo integrado. Não procurei a fundo todos os componentes, mas os que acreditava ser mais críticos encontrei todos em sites de vendas nacionais.
Estava quase certo em montar o HO, contudo conheci o Fender 5e3. Em relação ao preço sei que seria um pouco mais caro montá-lo ao invés do HO, mas como será um amplificador vitalício para mim então considero esse investimento como bem-vindo. Comparando o esquemático de ambos me parece que a dificuldade para montá-los é semelhante.
Sei que os dois são excelentes pelos diversos vídeos e samples que escutei. Algumas contradições ocorrem para mim, dentre elas as principais são:
- potência: até onde compensa fazer o 5e3 pela maior potência que oferece (pelo que é algo em torno de 15w) em relação a potência do HO?
- pelos vídeos que vi, parece que o 5e3 não possui uma distorção tão notável quanto o HO. O som limpo de um valvulado indiscutivelmente é muito chamativo mas no momento de tocar algo mais pesado se eu escolhesse o 5h3 ao invés do HO aliado a um bom pedal analógico daria algo parecido que a distorção do HO oferece? Digo pedal analógico porque tenho uma Zoom G1N, utilizar ela para obter qualquer distorção provavelmente iria perder o brilho e as características que um valvulado oferece, eu acho.
Resumindo pessoal, tenho mais interesse no HO ou no 5e3, e fica a dúvida da escolha levando em consideração a potência de um e as regulagens mais customizáveis do outro. Gostaria de ver a opinião de vocês para poder fazer uma escolha sem arrependimentos, considerando até outros modelos que eu não citei com certeza também são bem-vindos. E na sequência pedir a ajuda necessária para indicação dos melhores locais para aquisição de alguns componentes e também auxílio no processo de montagem.
Muito obrigado a todos!