Um amigo gastou uma grana e muitos neurônios para fazer uma SMPS para um par de monoblocos Mullard 5-20. Depois de algum tempo jogou a toalha e fez como devia ter feito.
Algumas coisas não prestam para AUDIO, entras elas fontes SMPS.
Grande parte dos aparelhos eletrônicos que reproduzem áudio hoje em dia tem fontes chaveadas, e não ouço ninguém reclamar que o som é ruim.
O problema com fontes chaveadas é o ruído de alta frequência, mas esse pode ser removido usando-se blindagem e filtragem adequada.
A maior desculpa que vejo para se evitar o uso de fontes chaveadas é insegurança por falta de conhecimento no assunto. Como o próprio kem falou, é tão difícil fazer um transformador para fonte chaveada quanto para fonte linear, e ainda assim há muitos que se dão ao trabalho de enrolar transformadores lineares.
A questão é que possuímos uma tecnologia já muito bem documentada e simplificada (vide TOP227y que mencionei antes), e acho um pouco de desperdício não usar essa tecnologia para nosso benefício.
O meu medo com fontes dessa natureza é com o loop de terra, e o nível de ruído gerado.
Imagina um loop de terra com alto grau de ruídos retornando pela cadeia de pedais de alto ganho como muitos gostam de usar, creio que ate seria ponto negativo para esse tipo de fonte, sem contar que o reparo e ou construção de uma fonte desse tipo também exige muito conhecimento sobre o assunto.
At Daniel
Loop de terra? Não entendo como uma fonte chaveada possa ser mais propensa que uma fonte linear a loops de terra.