Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 12:09:11

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: valvulados e SMPS  (Lida 9692 vezes)
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #15 : 03 de Abril de 2017, as 14:28:15 »

Alfredo... para alimentar um pré tem o xconverter.
Fácil de fazer e tem o esquema aqui no fórum, gentilmente cedido pelo xformer.
I don't want to die young...
I want to diode!
daniel_tubes
Colaborador

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110

A eficiência está na simplicidade...

« Responder #16 : 03 de Abril de 2017, as 15:16:57 »

Alguém já conseguiu ouvir alguma coisa razoavelmente decente com CDs tocados em players de desktops Huh?Huh?

Sinceramente , não ...

Daniel
Pirataria é crime, não roube navios...
Alfredo Padrao
Handmaker

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311

"Fui eu que fiz"

« Responder #17 : 03 de Abril de 2017, as 15:29:34 »

Alguém já conseguiu ouvir alguma coisa razoavelmente decente com CDs tocados em players de desktops Huh?Huh?

Mas nestes casos, os "puristas" em áudio, afirmam que o principal culpado é o "DAC"(conversor digital analógico) usado, e nem tanto a fonte.  Tanto é que mesmo os CD player de verdade, tem bastante diferença, e preferência determinada entre estes tais "puristas".
blackcorvo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187

« Responder #18 : 03 de Abril de 2017, as 16:06:47 »

Um amigo gastou uma grana e muitos neurônios para fazer uma SMPS para um par de monoblocos Mullard 5-20. Depois de algum tempo jogou a toalha e fez como devia ter feito.

Algumas coisas não prestam para AUDIO, entras elas fontes SMPS.

Grande parte dos aparelhos eletrônicos que reproduzem áudio hoje em dia tem fontes chaveadas, e não ouço ninguém reclamar que o som é ruim.
O problema com fontes chaveadas é o ruído de alta frequência, mas esse pode ser removido usando-se blindagem e filtragem adequada.

A maior desculpa que vejo para se evitar o uso de fontes chaveadas é insegurança por falta de conhecimento no assunto. Como o próprio kem falou, é tão difícil fazer um transformador para fonte chaveada quanto para fonte linear, e ainda assim há muitos que se dão ao trabalho de enrolar transformadores lineares.

A questão é que possuímos uma tecnologia já muito bem documentada e simplificada (vide TOP227y que mencionei antes), e acho um pouco de desperdício não usar essa tecnologia para nosso benefício.

O meu medo com fontes dessa natureza é com o loop de terra, e o nível de ruído gerado.
Imagina um loop de terra com alto grau de ruídos retornando pela cadeia de pedais de alto ganho como muitos gostam de usar, creio que ate seria ponto negativo para esse tipo de fonte, sem contar que o reparo e ou construção de uma fonte desse tipo também exige muito conhecimento sobre o assunto.

At Daniel

Loop de terra? Não entendo como uma fonte chaveada possa ser mais propensa que uma fonte linear a loops de terra. Huh?
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Tas pedais
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 25

« Responder #19 : 03 de Abril de 2017, as 16:31:04 »

Se resolver o problema com ruído já é um grande avanço!!!!!! Guitarrista
« Última modificação: 03 de Abril de 2017, as 21:33:51 por Tas pedais » Registrado
daniel_tubes
Colaborador

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110

A eficiência está na simplicidade...

« Responder #20 : 03 de Abril de 2017, as 16:56:02 »

Black Corvo, creio que me expressei mal, onde se lê loop de terra na verdade eu me referia ao ruído que a maior parte das fonte chaveadas tem devido a uma realimentação que elas tem pela polo negativo.

Já vi em alguns casos que fontes desse tipo geram interferências demais .

At daniel
Pirataria é crime, não roube navios...
A.Sim
Handmaker

Obrigado
-Dado: 86
-Recebido: 363

« Responder #21 : 03 de Abril de 2017, as 18:34:08 »

Blackcorvo :

Por favor, leia nos tópicos passados minhas considerações a respeito do uso de fontes chaveadas em amplificadores valvulados. Fonte chaveada não é para amadores; o pessoal tem dificuldades em montar um simples amplificador com uma 12AX7 e uma EL84...imagina se o amplificador tiver uma fonte chaveada. No meu caso, onde montar um amplificador é desculpa para desenvolver outra fonte chaveada, eu afirmo que gasto 20% do tempo com o amplificador e 80% do tempo desenvolvendo a fonte. Eu já usei o TOP 227 e realmente, ele é muito bom e muito ruim ao mesmo tempo, mas é um CI desenvolvido para fontes abaixadoras ( como todos os demais ). Não existe um CI específico para fontes elevadoras, e o enrolamento que produz o +B bagunça com toda a regulação da fonte. A corrente de partida exigida pelos filamentos frios dispara a proteção de sobrecorrente, sendo necessários cuidados especiais nesse quesito. No final, não sei se uma fonte com transformador convencional não é a mais vantajosa para o montador que apenas quer construir o seu amplificador...
« Última modificação: 03 de Abril de 2017, as 19:14:13 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: