Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 12:00:26

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: valvulados e SMPS  (Lida 9691 vezes)
betoknigth
Handmaker

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista

« : 08 de Junho de 2016, as 22:21:07 »

Todos sabem que montar um amplificador valvulado é de fato caro, sobretudo pelos transformadores e componentes da fonte para alimentar estes pequenos vorazes.

Pois bem, garimpei um pouco no mundo dos chineses (aliexpress) e me deparei com fontes alimentadas com 12Vcc entregando de 300Vcc a 1200Vcc com variadas correntes de saída.

Penso que podemos ter duas fontes chaveadas dentro do amp e que vai satisfazer a nossa necessidade, baixa tensão (6,3Vcc ou 12,6Vcc) com alta corrente (6 a 15A) e de alta tensão (de 300 a 460Vcc) até 250mA, possibilitando a montagem de amplificadores de 15W (2xEL84) a 100W (2xEL34) com até 4 valvulas de preamp 12ax7 (higain com certeza).

Entao, disponível temos fontes chaveadas comuns de 110-220Vca para 12Vcc com altíssimas correntes, algo como 60A (insano):
http://pt.aliexpress.com/item/LED-Strip-Power-Adapter-1-25A-2-1A-3A-5A-10A-15A-20A-30A-40A-50A/32481945102.html?spm=2114.02010208.3.113.ODdQG1&ws_ab_test=searchweb201556_10,searchweb201602_5_10037_10017_507_10032_401,searchweb201603_9&btsid=c6896fac-8857-47f4-8025-aa516cd91de6

Já uso uma fonte destas chaveadas, mas de menor corrente (3A), para alimentar vários pedais sem problemas.

Certo, para a baixa tensão de alimentação de filamentos está relativamente fácil conseguir e dimensionar. As valvulas de power consomem 1,6A a 6,3Vcc. Neste ponto ja há um problema posterior..... pois o módulo de alta tensão precisa mais do que 6,3Vcc...

Então vem a primeira pergunta, alimentar os filamentos de duas valvulas de power, em série, com 12,6Vcc causará algum problema?

Alimentando duas El34 a 12,6Vcc teriamos 1,6A, com 4 el34 teremos consumo de 3,2A

As 12ax7 consomem 150mA em 12,6Vcc, portanto exagerando 6 valvulas de pré resultariam em 900mA-1A (quase irrisório)

Prosseguindo, achei varias fontes reguláveis tipo boost que aceitam faixa de tensão de entrada de 12,6Vcc e que conseguem chegar a 460Vcc (JCM800 2203) com 200W disponível.

A mais interessante:
http://pt.aliexpress.com/item/7-4-16-8-V-to-75-660V-boost-Module-ZVS-200w-For-Electromagnetic-gun-charger/32549684996.html?spm=2114.10010308.0.40.hic4xn&isOrigTitle=true

então vamos as contas...

Os amplificadores push-pull tem eficiencia de 50% na pior das hipoteses.... por tanto a corrente de B+ tem que ser o dobro da potencia de saída de audio.... se a saída for 100W a fonte tem que despachar 200W, até aí parece adequada a fonte booster acima.

Considerando os 200W drenados dos 12,6Vcc considerando que a eficiencia do boost seja de bons 80% a corrente drenada será de 20A  Huh?

Considerando o consumo do booster, as 4xEL34 e as 6x12AX7, teríamos uma corrente total em 12,6A de  20+3,2+1=25A (30A comercialmente, entao 20% de sobra)  Roll Eyes

Considerando os valores, de R$100,00 para a fonte de 30A 12Vcc e de R$55,00 do booster...teremos R$155,00 (sem impostos) para alimentar um valvulado. Esse valor é bem aquém (distante) do valor do transformador para um JCM800 2203 100W, e ainda teria que comprar todo o resto, diodos, capacitores etc.... considerando ainda que o transformador é pesado e as fontes chaveadas são leves.

Alguem já pensou nessas hipoteses? alguem já trabalhou com fontes chaveadas de alta tensão em valvulados? quais as considerações?
« Última modificação: 08 de Junho de 2016, as 22:30:26 por betoknigth » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 09 de Junho de 2016, as 09:39:45 »

Tem uma coisa que dificulta muito o uso de fonte chaveada com válvulas: a baixa resistência dos filamentos na partida. Por exemplo, a EL34 que eu tenho aqui, tem resistência de filamento de 0,6 ohm quando fria. Isso representa uma partida de mais ou menos 10A, se for multiplicado por 4 válvulas, pode ser que a fonte chaveada desarme. Talvez tenha que usar um circuito limitador de corrente (regulador de corrente).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #2 : 09 de Junho de 2016, as 17:23:28 »

Sei não.

As fontes de 12v parecem ser realmente robustas. Mesmo tendo o problema da partida fria dos filamentos, elas devem ter também um soft start para carregar seus próprios capacitores sem grandes problemas.

Já essa fonte de alta tensão é muito pequena e provavelmente não suporte 200w contínuos. Ela também parece ser auto-oscilante, o que pode significar que a carga vai influenciar muito na tensão de saída. Não é isso que se espera numa fonte de valvulado, mesmo levando em conta A existência de um SAG.

Já houveram outras tentativas de se criar uma alternativa ao transformador de força para amplificadores valvulados aqui no fórum. Eu ainda aguardo aqui folgadamente que isso ocorra... Roll Eyes

Mesmo assim, essa ideia do betoknigth pode ser uma saída, basta que o circuito para criar o HT seja mais confiável.

Abs
Handmaker

Obrigado

Engenheiro Eletricista

« Responder #3 : 09 de Junho de 2016, as 21:06:31 »

Hmmm procede...ambos....

Fiquei um tempo matutando a idéia... até perceber que falta um detalhe para alguns amplificadores, a tensão de bias... no caso para amps com mais de 30/40w...

Tem outra fonte mas com só 40W que gera tensão simétrica de 45Vcc a 390Vcc, entre positivo e negativo chega a 780Vcc  Huh?

http://pt.aliexpress.com/store/product/DC-To-DC-Power-Supply-5A-DC-DC-Converter-Regulator-45-390V-780V-Dual-Output-Buck/715925_32421933050.html

A observação de que a fonte "parece" ou "aparenta" não conseguir fornecer 200W, é algo relativo, pois temos o sentimento de tamanho de amplificadores comuns que trabalham em 60Hz.... acontece que, quando se aumenta a frequencia e muda-se o entreferro ele pode ser menor para a mesma potencia.

No caso dos transformadores de saída é outra história, tem que ter uma faixa de frequencia aceitavel, de 20Hz a 40kHz... é algo bem diferente, mas quando se trabalha com uma frequência fixa, caso dos booster, o indutor pode sim ser bem menor...
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #4 : 09 de Junho de 2016, as 23:48:59 »

A observação de que a fonte "parece" ou "aparenta" não conseguir fornecer 200W, é algo relativo, pois temos o sentimento de tamanho de amplificadores comuns que trabalham em 60Hz.... acontece que, quando se aumenta a frequencia e muda-se o entreferro ele pode ser menor para a mesma potencia.

Não é bem assim. Angry
 O tamanho do núcleo é realmente o primeiro parâmetro para se poder calcular um transformador numa fonte chaveada. Ele é escolhido assim que for definida a potência máxima que a fonte fornecerá.

Como eu vi pela imagem comparativa, relativa ao tamanho daquele núcleo (relativa por exemplo ao tamanho das pilhas AA na foto ), posso avaliar que o núcleo possa ter aproximadamente 2cm de largura(talvez seja um E 19/8/5). Pelas tabelas que se encontram por aí esse núcleo pode fornecer aproximadamente 20W de potência máxima, variando de acordo com o material, a frequência do chaveamento e também a arquitetura da fonte. Um pouco mais ou um pouco menos.

Um núcleo para fornecer 200w continuamente precisaria ter, pelo menos, o dobro das medidas desse aí.

Abs
« Última modificação: 10 de Junho de 2016, as 10:21:56 por Matec » Registrado
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #5 : 10 de Junho de 2016, as 09:51:07 »

2 grandes problemas das chaveadas são confiabilidade e durabilidade.
Vemos amplificadores valvulados de 40 anos de idade funcionando perfeitamente, sem nunca terem trocado os transformadores. Será que se tivessem sido feitos com chaveadas seria assim? Duvido.
E tem o problema da corrente inicial que é bem alta, principalmente nos filamentos.
Um transformador aguenta isso tranquilamente. Já uma chaveada tem que ser pensada com uma bela folga.
O ideal, se quer usar chaveadas a qualquer custo, seria uma que já fornecesse as tensões certas, sem ficar usando chaveada + conversor step-up.
I don't want to die young...
I want to diode!
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 103

« Responder #6 : 10 de Junho de 2016, as 13:10:46 »

Pessoal,
Seria possível utilizar um transformador (pequeno) para fornecer alimentação para os filamentos, que é o "tendão de aquiles" em relação à corrente, utilizando a fonte chaveada apenas para a alimentação de alta tensão com baixa corrente?
Desta forma teríamos um transformador bem menor que o convencional, porém adequado à aplicação, e no todo um peso bem menor que um transformador com as várias saídas e tensões.
Que tal?
Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
betoknigth
Handmaker

Obrigado

Engenheiro Eletricista

« Responder #7 : 10 de Junho de 2016, as 13:35:34 »

Não é bem assim. Angry
 O tamanho do núcleo é realmente o primeiro parâmetro para se poder calcular um transformador numa fonte chaveada. Ele é escolhido assim que for definida a potência máxima que a fonte fornecerá.

Como eu vi pela imagem comparativa, relativa ao tamanho daquele núcleo (relativa por exemplo ao tamanho das pilhas AA na foto ), posso avaliar que o núcleo possa ter aproximadamente 2cm de largura(talvez seja um E 19/8/5). Pelas tabelas que se encontram por aí esse núcleo pode fornecer aproximadamente 20W de potência máxima, variando de acordo com o material, a frequência do chaveamento e também a arquitetura da fonte. Um pouco mais ou um pouco menos.

Um núcleo para fornecer 200w continuamente precisaria ter, pelo menos, o dobro das medidas desse aí.

Abs

Undecided   concordo Matec.... só quiz enfatizar que a comparação deve ser cautelosa.... ainda assim 20W seria um amp com 2xEL84 (AC15 ou outro)... corrente de entrada 2A a 12Vcc, a saída a 320Vcc.

Poderia usar uma fonte chaveada ou transformador simples de 12Vcc para alimentar o booster e os filamentos em série,  2+0,76+0,45 A = 3,3A... um transformador com 4A 48W daria conta.... supondo que o transformador não vai fornecer a carga 100% do funcionamento, um transformador de 3A - 36W pode dar conta... entao um transformador 9+9Vca = 12Vcc:

http://www.soldafria.com.br/transformador-99v-3a-entrada-110220vac-p-4318.html
« Última modificação: 10 de Junho de 2016, as 13:38:36 por betoknigth » Registrado
blackcorvo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187

« Responder #8 : 03 de Abril de 2017, as 02:22:48 »

Estou revivendo este tópico, pois recentemente descobri um C.I. chaveador que poderia ser útil para um projeto de fonte chaveada para valvulados:

TOP227y

Imagino que seja a forma mais fácil e eficiente de se fazer uma fonte dessas.
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Mallermb
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200

« Responder #9 : 03 de Abril de 2017, as 08:47:23 »

Alguém já deu uma olhada nesse artigo?

http://klausmobile.narod.ru/projects/pr_05_carpower_e.htm

É uma fonte criada para alimentar o HT de amplificadores valvulados usados em carros.

Pode fornecer 250V / 350mA.

Contém esquema, explicação, como montar o transformador, mas não entendo nada dessa área, espero que ajude.
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
daniel_tubes
Colaborador

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110

A eficiência está na simplicidade...

« Responder #10 : 03 de Abril de 2017, as 12:12:02 »

O meu medo com fontes dessa natureza é com o loop de terra, e o nível de ruído gerado.
Imagina um loop de terra com alto grau de ruídos retornando pela cadeia de pedais de alto ganho como muitos gostam de usar, creio que ate seria ponto negativo para esse tipo de fonte, sem contar que o reparo e ou construção de uma fonte desse tipo também exige muito conhecimento sobre o assunto.

At Daniel
Pirataria é crime, não roube navios...
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #11 : 03 de Abril de 2017, as 13:05:56 »

Alguém já deu uma olhada nesse artigo?
O problema é que precisa além do conversor, de uma fonte de 12V bem parruda. Vai ter mais volume e vai acabar saindo mais caro que um transformador específico.

-----
Estou revivendo este tópico, pois recentemente descobri um C.I. chaveador que poderia ser útil para um projeto de fonte chaveada para valvulados:
TOP227y
O problema continua sendo o transformador. Quem consegue fazer um transformador para essa fonte consegue fazer um de força para valvulados.

-----
O meu medo com fontes dessa natureza é com o loop de terra, e o nível de ruído gerado.
Os meus, como eu citei antes, são confiabilidade e durabilidade.
« Última modificação: 03 de Abril de 2017, as 13:11:43 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
blackcorvo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187

« Responder #12 : 03 de Abril de 2017, as 13:29:27 »

TOP227y
O problema continua sendo o transformador. Quem consegue fazer um transformador para essa fonte consegue fazer um de força para valvulados.

Então, nesse caso, a única coisa que me vem à cabeça é um "Bilé Nervoso" com maior capacidade de corrente de saída, se for para ser projetado por nós aqui no site.

Fora isso, só mesmo algo como as placas que o VFDCLOCK vende no eBay, mas a placa mais "parruda" que ele fornece é de 30w MAX. No momento, estou experimentando com sua placa de 20w, mas percebi que dá pra ouvir o ruido de chaveamento da fonte no amplificador. Testei com um app analizador de frequência (não tenho osciloscópio), que registrou essa frequência como sendo na faixa dos 10KHz. Estou tentando fazer um filtro LC para tentar amenizar esse ruído, mas o ideal era que o circuito trabalhasse acima dos 25KHz.

Na pior das hipóteses, removo os capacitores que definem a frequência de funcionamento, e coloco outros valores para aumentá-la.
« Última modificação: 03 de Abril de 2017, as 13:51:51 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Alfredo Padrao
Handmaker

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311

"Fui eu que fiz"

« Responder #13 : 03 de Abril de 2017, as 13:56:26 »

Estou acompanhando e interessado!  Em outro tópico sobre o mesmo assunto, já comentei que o meu interesse, era alimentar só um pré valvulado, e pretendia partir dos projetos de fontes chaveadas de TV (analógica). 

Nas fontes de TV´s de 29" polegadas, já é comum encontrar uma fonte de alta em torno de 140V, o que daria para usar dobrador ou triplicador, ou ainda enrolar este secundário para uma tensão maior.  Normalmente os transformadores já tem secundários para 12V ou 16V e 140V.

Normalmente elas não tem ruído no próprio som interno da TV, não sei se poderá haver interação com outras fontes ou outros circuitos, como os dos pedais que trabalham com alto ganho de sinal.
Guilherme
Visitante
« Responder #14 : 03 de Abril de 2017, as 14:19:11 »

Um amigo gastou uma grana e muitos neurônios para fazer uma SMPS para um par de monoblocos Mullard 5-20. Depois de algum tempo jogou a toalha e fez como devia ter feito.

Algumas coisas não prestam para AUDIO, entras elas fontes SMPS.

Alguém já conseguiu ouvir alguma coisa razoavelmente decente com CDs tocados em players de desktops Huh?Huh?
  Imprimir  

Ir para: