Então, procurando por uma forma remota e mais facilitada de trocar os patches nos ótimos pedais da série MultiStomp da ZOOM (demorou, mas a ZOOM parece que começou a acertar!) eu acabei por me deparar com um controlador interessante de controle por footswitches usando uma placa Arduino mais uma USB Host Shield.
http://lawrencedoss.blogspot.com.br/2014/11/my-tryst-with-hacking-zoom-ms-70cdr.htmlComo eu não entendia nada do assunto, resolvi ir fazendo a coisa aos poucos. Nem havia entendido, por exemplo, que o USB Host Shield era outra placa que será acoplada ao Arduino UNO R3 que comprei e que ela é ainda bem mais cara que a do próprio Arduino...rs.
Ou como utilizar de maneira correta os conectores nas placas...rs
A ZOOM não publicou que os MultiStomp que tem porta USB podem ser controlados por comandos MIDI. Mas a parte "safada" reside no fato que eles só reconhecerão esses comandos (como MIDI Program Change, por exemplo) se estiverem ligados a uma porta USB que seja HOST! Inclusive podem ser alimentados por ela.
Diferente do segundo projeto apresentado no link, desejo fazer numa caixa apenas, o "cérebro" e os footswitches.
Vou reportando a evolução por aqui na expectativa de informar, ler comentários ou mesmo novas ideias, ok?