Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Outubro de 2024, as 09:30:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Timbre Clean do Blues Junior e mods do BillM  (Lida 7996 vezes)
rogerio_prazeres
Visitante
« : 06 de Junho de 2016, as 16:18:47 »

Olá Galera,

Esse é meu primeiro tópico. Espero não estar repetindo nada, procurei por Blues Junior na busca e não achei nada.

Acabei de adquirir meu primeiro valvulado.
É um Blues Junior ano 2000 (placa verde). Ele está todo original, com exceção das válvulas do power que são Sovtek.

Comprei numa oportunidade (barato, de procedência e com nota) e quando finalmente liguei na minha guitarra em casa achei o som muito "sem graça". Achei muito cheio de médios, um som anasalado. Tá tudo funcionando corretamente em princípio, mas não gostei do som.

Eu estou acostumado com a linha frontman (tenho um 15R e um 25R) e sinceramente continuo gostando mais do som limpo deles que do Blues Junior.
Quando aumento o "volume" pra ter overdrive aí já começa a ficar um pouco melhor, pois a distorção nos valvulados realmente é mais legal, mais suave, mais progressiva... mas a essência do som ainda acho sem graça.

Só consegui um som que me agradou um pouco tirando praticamente todo o médio e aumentando muito os agudos e os graves... Mas ele continua soando com muito médio grave.

Aí me surgiram algumas dúvidas:

1- O som dele é assim tão diferentes dos frontman mesmo? Para mim, a linha frontman tem justamente essa vantagem. O som limpo muito parecido com os fenders maiores, porém num precinho mais camarada e baixíssima manutenção.

2- As modificações do BillM (são bastante famosas) trazem o som mais para a característica fender?

É p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) estou pensando se vale à pena fazer as mods ou vendê-lo todo original. Do jeito que está pra mim não serve não.  Embarrassed

A propósito, sou engenheiro eletricista do tipo fuçador, tenho alguma experiência com eletrônicos, luthieria etc.

Abraços, Rogério!
Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #1 : 06 de Junho de 2016, as 20:06:44 »

O som limpo do blues jr é bem bonito,ainda mais com o reverb de mola. Acho que tem algo ai. Ja viu se esta tudo ok com o falante? O som se assemelha ao dos videos no youtube?
Registrado
rogerio_prazeres
Visitante
« Responder #2 : 06 de Junho de 2016, as 23:32:46 »

O som limpo do blues jr é bem bonito,ainda mais com o reverb de mola. Acho que tem algo ai. Ja viu se esta tudo ok com o falante? O som se assemelha ao dos videos no youtube?

Obrigado pela resposta!

Eu acho meio difícil julgar som pelo Youtube mas dos vídeos que vi achei o som parecido com o meu mesmo.
https://www.youtube.com/watch?v=eoZShWESoR4
https://www.youtube.com/watch?v=oRYCL-1z_9M (esse review foi o que mais gostei pois os solos são melhores pra avaliar)

Exagerando bastante, só pra ilustrar, em termos de graves me lembra o som de vitrola portátil. Graves com pouco peso e os agudos não "estalam" tanto quanto eu gosto.

O falante eu inspecionei bem pra ver se não era reformado e está completamente original.
Testei o falante montado na caixa do próprio BJ usando a saída externa do 15R e achei o som ótimo. O mesmo som do Frontman, só que com graves mais bonitos.

Pior é que vários reviews de valvulados fender aqui, tô começando a achar que pra som limpo gosto mais dos frontman que dos valvulados. =P

Só pra ilustrar mais, aqui um timbre de blues no estilo que eu gosto, só que o cara não diz qual é o setup.
https://www.youtube.com/watch?v=NLG1M2Gz6tk
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 07 de Junho de 2016, as 13:04:11 »

O som dos Frontman pra quem gosta de um certo exagero nas pontas, graves e agudos, nada tem a ver com os Blue Jr. Realmente, é outro universo sonoro! Eu sou daqueles que praticamente zera os agudos do Frontman...rs. Um falante numa onda Alnico que tenha agudos mais brilhantes e médios mais recatados ajudará certamente, mas não resolverá, é o DNA do amp que é outro!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
rogerio_prazeres
Visitante
« Responder #4 : 07 de Junho de 2016, as 14:54:17 »

O som dos Frontman pra quem gosta de um certo exagero nas pontas, graves e agudos, nada tem a ver com os Blue Jr. Realmente, é outro universo sonoro! Eu sou daqueles que praticamente zera os agudos do Frontman...rs. Um falante numa onda Alnico que tenha agudos mais brilhantes e médios mais recatados ajudará certamente, mas não resolverá, é o DNA do amp que é outro!

Entendi, Alex. Então acho que é questão de costume com os médios mesmo.

Como esse BJ me saiu muito barato e é um amp com aparência de mais velho, acho que vou meter a mão nele pra ver se chega mais perto do som que gosto e ver também se vou me adaptando ao timbre.
O overdrive das válvulas é realmente mais legal (dá pra controlar o overdrive até na força da palhetada).

Ainda aproveito pra ir aprendendo um pouco sobre os valvulados, uma vontade antiga.

Pelo que li, as modificações do BillM trazem muitas vantagens e não mudam tanto o DNA do bicho. E as que mudam o som são facilmente reversíveis.
Então devo fazer:

Etapa 1 (trabalhar no timbre limpo)
- Reconstrução do caminho do sinal do reverber pra ficar similar aos mais novos (placa creme), menos susceptível a ruídos e melhor controle do volume do reverber;
- Twin-Like tone control ( permite tirar mais médios do som, talvez com esse eu chegue mais perto do som que gosto);
- Capacitores de acoplamento de maior valor pra não limitar muito os graves;
- Capacitores do "tone stack" ( pra valores similares aos fenders mais clássicos );
- Remoção do capacitor de voicing que fica após o master pra ficar com som mais brilhante (talvez coloque uma chave de brilho).

Etapa 2 (melhorias gerais e durabilidade caso eu goste do som dele modificado)

- Bias ajustável ( para as válvulas de saída pra trabalharem mais "frias", com menor corrente de polarização);
- Power Stiffening ( basicamente aumentar o capacitor principal da fonte );
- Substituição do jack de entrada por um mais robusto.
- Presence control (substitui um dos resistores da realimentação por um potenciômetro).

Etapa 3 (experimentação)

- Depois, se pegar gosto, talvez mexer na cadeia de ganho pra dar um pouco mais de versatilidade à distorção do bicho e talvez usar a meia válvula que sobra pra algo.


Pergunta:

O pessoal fala muito em fazer essas modificações com capacitores Orange Drops (polipropileno) mas eu só achei capacitores comuns de poliéster por aqui.
O tipo de capacitor faz realmente muita diferença? Ou posso experimentar com os poliéster e fazer um upgrade pros OD depois? Ou nem precisa?

Abraços e muito obrigado pelas respostas.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 07 de Junho de 2016, as 15:10:11 »

Mas lembre sempre dos cuidados redobrados que deve ter ao mexer em amps valvulados!!!

É coisa de vida ou morte!

E muito boa sorte!

Quanto aos capacitores, faça com o que tem respeitando os valores depois veja se vale a pena. Muitas vezes nem vale tanto!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
cobalto777
Visitante
« Responder #6 : 07 de Junho de 2016, as 21:37:27 »

gostar mais de transistorizados,não tem problema nenhum...alex lifeson que o diga,ele acha lindo o timbre de valvulados...mas,com outras pessoas tocando,a grande maioria dos timbres clássicos do rush,ele tirou com amps solid state.
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59


« Responder #7 : 07 de Junho de 2016, as 23:49:59 »

No blog Locos por Guitarra, eles modificaram um amplificador Fender, não me lembro qual modelo.
A modificação mais perceptível no timbre foi a troca dos transformadores. A troca dos capacitores foi quase imperceptível.
Registrado
rogerio_prazeres
Visitante
« Responder #8 : 08 de Junho de 2016, as 08:59:18 »

Mas lembre sempre dos cuidados redobrados que deve ter ao mexer em amps valvulados!!!
É coisa de vida ou morte!
E muito boa sorte!
Quanto aos capacitores, faça com o que tem respeitando os valores depois veja se vale a pena. Muitas vezes nem vale tanto!

Obrigado pela recomendação. Trabalhei com ele desligado e verifiquei se os capacitores estavam descarregados antes de desmontar.
Já fiz a maior partes das modificações ontem à noite. Diferente do que recomenda o site do BillM que sugere cortar os componentes, consegui retirar tudo sem estragar e vou deixar guardado.

O amp é chatinho de desmontar. Os Knobs e os encaixes dos conectores externos à placa principal só saem fazendo muita força, dá medo de estragar algo.

Sabendo disso, tô pensando em fazer logo o que tiver que fazer antes de remontar.

Uma coisa que sempre recomendam é colocar um Jack de metal ligado por fio à placa. Pra ficar mais seguro em caso de esticar o cabo da guitarra e pra facilitar a troca futura sem desmontar o amp todo.

Mas me chamou atenção o fato de ter dois tipos de Jack no amp. Dois são de plástico por fora pra evitar que a carcaça toque o chassi, o de entrada e o footswitch da chave FAT.

Isso tem alguma ligação com prevenção de ruído ou com risco de choque?
Uma das coisas que o BillM recomenda é blindar o jack de entrada pra evitar realimentação interna, ligando essa blindagem na carcaça. Ou colocar logo um Jack de metal e ligar um cabo coaxial direto do resistor da entrada do preamp.

http://billmaudio.com/wp/?page_id=34

Algum risco em ligar um Jack metálico comum com um cabo coaxial ali na entrada? Risco de choque, de criar um loop de terra ou algo assim?

Obrigado.

A propósito, depois que terminar tudo vou atualizar o esquemático do amp, comentar a função de cada modificação  e disponibilizar pra quem quiser. Só não vou fazer esquema de passo a passo p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) eu acho que esse é o tipo de coisa que só deve fazer quem tem alguma experiência mínima.

-----
gostar mais de transistorizados,não tem problema nenhum...alex lifeson que o diga,ele acha lindo o timbre de valvulados...mas,com outras pessoas tocando,a grande maioria dos timbres clássicos do rush,ele tirou com amps solid state.

É... Pra timbre clean eu sinceramente nunca achei nenhuma grande vantagem nos valvulados que já toquei.
Mas o overdrive eu gostei bastante, principalmente pra tocar blues, pelo modo suave que a distorção "entra".

-----
No blog Locos por Guitarra, eles modificaram um amplificador Fender, não me lembro qual modelo.
A modificação mais perceptível no timbre foi a troca dos transformadores. A troca dos capacitores foi quase imperceptível.

Acho que é essa a postagem: http://guitarra99.blogspot.com.br/2014/09/amp-talk-fender-65-deluxe-reverb-reissue.html

Acho que entre poliéster e polipropileno (orange drop) não deve mudar mesmo não. Eu devo perceber a mudança p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) os valores foram bastante modificados, não pelo tipo de capacitor.

Vou alimentando aqui à medida que for fazendo tudo.

Abraços!
« Última modificação: 08 de Junho de 2016, as 09:20:57 por rogerio_prazeres » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 08 de Junho de 2016, as 10:14:01 »

Normalmente o recomendado é que o jack de entrada seja isolado da carcaça e ligado com cabo blindado à placa, PCB, caso ela exista. Não sei dizer se no caso do Blues Jr isso será diferente...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
rogerio_prazeres
Visitante
« Responder #10 : 10 de Junho de 2016, as 11:35:28 »

Atualizando...

Fiz várias modificações de uma vez só e não deu muito certo não.  Sad
Agora estou com um belo oscilador valvulado em casa. 

Fiz tudo de uma vez porque o amp é bem chatinho de desmontar mesmo. Acho quase impossível desmontar e montar algumas vezes sem quebrar algo.

Aparentemente a oscilação é no inversor de fase porque ela ocorre mesmo com o master todo fechado e continua ocorrendo mesmo sem as válvulas do pré. Sem a válvula do PI ele para.

O meu é a revisão B que está neste documento.
http://www.ampix.org/albums/userpics/10003/Blues_Junior.pdf

O que fiz:

* Troquei os capacitores de acoplamento entre os estágios de pré por valore maiores (C1 e c16 na revisão B).
* Troquei os capacitores do tone stack pra os valores recomendados pelo BillM.
* Fiz a modificação do reverber (pra conectar seu retorno antes do master).
* Mudei os resistores da tensão de Bias das válvulas de saída. Não medi ainda a corrente de Bias, mas acredito que está mais frio pois a tensão C- que estava em -10V agora está próxima de -13V, que é um tensão mais pra frio que pra quente).
* Após ter refeito o circuito do reverber, coloquei um jumper no lugar de C19. ( esse capacitor em príncípio perde a funcão quando muda o o circuito do reverber e só abaixa o valor de C6. O BJ já vem com esse jumper nas versões mais novas). 
* Removi o capacitor C35, que também não vem mais nos mais novos. Em princípio é só um filtro de agudos, seria só pra o som ficar mais "brilhante".

Como modifiquei muita coisa de vez, não tenho certeza do que pode ser, mas tenho uns indicativos.

* O amp agora faz um estalo bem leve quando ligado e as válvulas do power aquecem. Isso provavelmente é por conta do novo ponto de polarização. Devo confirmar ligando o amp apenas com as válvulas do power (esqueci de testar isso).

* A oscilação é audível com apenas as válvulas do power e a válvula do PI. Se tirar a do PI ela não acontece.
É uma oscilação que começa assim que as válvulas aquecem e vai ficando mais aguda e mais intensa à medida que as válvulas aquecem.
Não quis deixar por muito tempo pra esperar se ela estabilizava ou não pois podia danificar algo.
Se tirar individualmente as válvulas do power ela diminui de volume.

Suspeita principal é no PI mesmo. Como tava muito cansado ontem, deixei montado e fui dormir.

O que vou fazer quando pegar nele de novo (no fim de semana provavelmente).
Não quero ficar desmontando o amp, então vou fazer algumas coisas pela parte de cima da placa.

* Cortar o jumper de C19. Com o novo circuito do reverber isso deve desconectar completamente o pré do PI. Se continuar oscilando igual eu já tenho certeza que a oscilação é daí pra frente.
* Verificar o bias em cada válvula do power só pra ter certeza que está tudo bem.
* Estudar por que diabos acontece essa oscilação do PI ( o BillM sempre manda um capacitor cerâmico nos seus kits que é pra resolver essas oscilações que ocorrem no PI, mas eu quero entender melhor o caso).

Agora as perguntas. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

* Minha oscilação não se parece com o que o pessoal descreve como a típica oscilação PI e que está nos vídeos. É um tom bem puro de uma frequência audível. É comum o PI oscilar assim?

* Se as tensões DC de polarização das válvulas estiverem ok eu posso tirar as válvulas do power e deixar a válvulas do PI oscilando pra ver até onde vai?

Estou querendo fazer essa ponta de prova aqui pra identificar se o PI sozinho ainda oscila.
http://billmaudio.com/wp/?page_id=1254

Valeu! Abraços.
« Última modificação: 10 de Junho de 2016, as 14:05:06 por rogerio_prazeres » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #11 : 10 de Junho de 2016, as 23:55:23 »

Pois então, por isso nunca se faz várias mods ao mesmo tempo. principalmente quando não sabemos exatamente o que cada uma causará e poder isolar defeitos e benefícios pode ser mais interessante também...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 977

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #12 : 11 de Junho de 2016, as 00:39:51 »

Eu também já fiz muitas mods, em um pedal Boss Metal Zone, como troca de capacitores, exclusão de alguns e troca de resistores e diodos e também não deu certo.
Fazer mods é uma pura questão de sorte e de confiabilidade da fonte que propõe os mods.
Registrado
rogerio_prazeres
Visitante
« Responder #13 : 13 de Junho de 2016, as 13:44:55 »

Pois então, por isso nunca se faz várias mods ao mesmo tempo. principalmente quando não sabemos exatamente o que cada uma causará e poder isolar defeitos e benefícios pode ser mais interessante também...

É. Eu pretendia fazer aos poucos mesmo, pra ir observando. Mas como o amp é bem difícil de desmontar, fiz de vez.
Pior que agora eu fui desfazendo individualmente e não consegui isolar o defeito. Ainda deu um "pop" forte e estou com receio de ter perdido alguma válvula.

Bom, agora só resta quebrar a cabeça até resolver e aprender com o ocorrido. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Eu também já fiz muitas mods, em um pedal Boss Metal Zone, como troca de capacitores, exclusão de alguns e troca de resistores e diodos e também não deu certo.
Fazer mods é uma pura questão de sorte e de confiabilidade da fonte que propõe os mods.

Eu já fiz muita coisa de eletrônica na vida. Modificações, consertos, circuitos que eu mesmo projetei. A maioria deu certo ou deu pra resolver o que dava de errado.

Mas valvulado pelo jeito é muito manhoso mesmo. E complica mais porque é tudo mais caro... Qualquer vacilo custa 100, 200, 500 reais.

Em resumo, pelo custo x benefício já não valeu à pena ter mexido no BJ. Fosse só pelo som era melhor ter vendido ele original e comprado outro que me agradasse mais.

Mas vai valer pelo aprendizado. Assim espero. hehehe

Abraços!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 13 de Junho de 2016, as 22:07:32 »

Vá com calma que uma hora você conseguirá achar o problema! Boa sorte!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal