Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Outubro de 2024, as 23:19:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: BIAS Blackstar ht20 não chega no valor sugerido  (Lida 4251 vezes)
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« : 19 de Maio de 2016, as 18:02:07 »

Boa noite.

Necessito da ajuda dos nobres cavalheiros.

É o seguinte, estou tentando fazer uma troca entre o blackstar ht20 e uma guitarra que eu tenho. O cara me mandou o Blackstar HT20 com as válvulas separadas e me enviou um link de um video para que eu aprendesse a ajustar o bias do amp.

https://www.youtube.com/watch?v=PtvsRn9H29Q


De acordo com o vídeo e tópicos existentes na internet, o Bias deveria ser setado em 11,5v, medidos na resistencia 221 (ver o video ou o link que segue).

Eu não possuo o esquemático, mas o R221 pode ser visto no seguinte link além do vídeo: http://www.tonegeek.com/page/2

O problema é que mesmo ajustando o trimpot de Bias no máximo eu só consigo chegar ao valor de 10,4v, o que me assusta, uma vez que nos vídeos os valores passam de 12v. Ainda não mandei a guitarra para o cara e não quero ficar com um amp capenga.

A minha tomada está dando 123v.

Então, está correto isto? Há algo a ser feito? Ou o amp está com algum problema?

Desde já agradeço a atenção e a ajuda.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #1 : 19 de Maio de 2016, as 18:38:59 »

a válvula pode estar cansada.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 19 de Maio de 2016, as 18:57:55 »

Laerte, no começo do ano eu tive que ajustar esse amplificador do cunhado do kem. Eu lembro que tinha outro resistor R207 para a outra EL34, além do R221 (cada EL34 tem o seu resistor de catodo).  Como tem também o trimpot de balanço (usado para ajustar para mínimo hum), pode ser que ele tenha sido mexido também. Tente reajustar esse trimpot pra ver se consegue os 11,5V nos dois resistores.
De qualquer forma, uma tensão menor sobre os resistores de catodo significa que as EL34 estarão conduzindo um pouco menos do que o ajuste de fábrica, o que não é tão grave, apenas vai mudar um pouco o som.

Na época eu achei essas mensagens:

Citar
After a brief look at the schematics. Please double check this. It seems you have two resistors on the cathode side of the power tubes, R207 and R221. Measure the voltage drop over these and use ohms law to determine the current flowing throw the power tubes. Then you multiply the calculated current with the plate voltage

Citar
HT Studio 20. The bias settings for the el34’s should be 11.5v across R221 resistor". 'Balance Adjustment': "The trim pot labeled PR1 adjusts the balance between the two tubes to achieve minimal hum." 11.5vdc across R221 (cathode resistor) yields about 52ma per tube. Seems good for a plate voltage of ~380vdc, considering the hybrid biasing scheme. The valve data sheet at BM amps indicates that the cathode-grid potential (the actual bias voltage) will be about -30vdc. Grid to ground would then be closer to -40vdc. I agree. Confusing :p edit: so the measured -45vdc grid to ground is not all that far off, by my reckoning
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #3 : 19 de Maio de 2016, as 19:20:36 »

Obrigado XFORMER, diz o cara que nunca mexeu no balance. Bom, vou anotar o local onde ele está, e vou testar ajustar ele para ver se muda algo. Meu medo não é o amp ficar setado em 10.4v, mas sim o trimpot sequer chegar aos 11,5v, pois minha dúvida é se isto é causado por algo errado no amp.

-----
XFORMER, alterei o trimpot Balance e alterou a forma como o bias funciona. Consegui chegar nos 11.5v, só não estou certo se a forma como estou medindo no multímetro está correta, pode conferir para mim?

https://onedrive.live.com/redir?resid=77E24D55CA2C5A41!2040&authkey=!AKZQp1TrzOUEB2I&v=3&ithint=photo%2cjpg

-----
Bom. Eu acho que a medição correta é a que segue, mas nesta nao consigo mada muito além dos 10.6v
https://onedrive.live.com/redir?resid=77E24D55CA2C5A41!2041&authkey=!ACXpPKcHk4PNVco&v=3&ithint=photo%2cjpg

-----
Outra coisa pessoal. Sera que pego esse amp mesmo assim?
« Última modificação: 20 de Maio de 2016, as 01:08:29 por laerteandrade » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 20 de Maio de 2016, as 12:04:54 »

A segunda medição é a forma correta (Vdc, pode usar na escala de 20V).
O fato de só conseguir 10,6Vdc sobre o resistor de 220 ohms, significa que a corrente de catodo de uma das EL34 (e a outra mediu quanto ?) é 10,6V/220ohms = 48mA o que não é muito longe de 11,5/220=52mA.
Como a polarização desse amplificador é híbrida entre polarização fixa (tensão negativa na grade) e automática (por resistor de catodo) é estranho não conseguir o ajuste, talvez as válvulas estejam velhas mesmo como disse o Eddie ou não tenha 380V nas placas (anodos - pino 3, veja quanto tem na G2 pino 4) das EL34 (meça essas tensões, tome cuidado), que se estiverem mais baixas não vão permitir alcançar a corrente desejada.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #5 : 20 de Maio de 2016, as 12:55:23 »

Obrigado Xformer, levarei em um técnico, foi além das minhas possibilidades, mas desde já agradeço a atenção.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.935

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844



« Responder #6 : 20 de Maio de 2016, as 17:45:29 »

Link para download do esquema completo do Blackstar HT20

Boa sorte!

http://music-electronics-forum.com/attachments/37912d1456104450-blackstar-ht-studio-20.pdf
Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #7 : 20 de Maio de 2016, as 20:35:58 »

Grande matec. Muito obrigado. Vou levar amanha na bulldog amps em Canoas, é autorizada blackstar aqui no sul. De quebra vou dar uma testada nos heads bonitaços que eles fazem. O dono pareceu bem gente fina.
Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #8 : 23 de Maio de 2016, as 08:28:50 »

Bom. Quem apostou na valvula acertou. Uma valvula estava em curto e queimou um transistor. Levei na bulldog amps e o cara arrumou na minha frente e foi me explicando o esquematico do amplificador. Muito bacana para quem gosta. Tive a oportunidade de ouvir os amps da empresa em um um stack 4x12, que sonzeira. Obrigado galera.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal