Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Outubro de 2024, as 07:19:58


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Maldito ruído em valvulados.  (Lida 7773 vezes)
senndry
Visitante
« : 11 de Maio de 2016, as 13:11:26 »

Amigos tenho dois amplificadores valvulados, e estou padecendo com ruídos oriundos da rede elétrica. Já fiz todos os testes que pude. A tomada em uso é aterrada, já tentei estabilizador e filtro de linha e nada ameniza. Os cabos são todos novos de primeira qualidade. Passado isso e buscando solução encontrei um esquema que utiliza dois diodos e um resistor de 1k, porém ainda não testei este meio. O projeto consiste em por dois diodos em paralelo de 6A conduzindo em sentidos opostos e um resistor de 1k paralelo aos diodos. Alguém conhece esse meio?
« Última modificação: 13 de Maio de 2016, as 11:21:09 por senndry » Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #1 : 11 de Maio de 2016, as 14:03:29 »

Eu sempre sofri com isso, até que comprei uma guitarra melhor e pedais melhores, você já testou seus amplificadores com outros instrumentos ou em outra rede elétrica?
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
EddieTavares
Visitante
« Responder #2 : 11 de Maio de 2016, as 19:44:20 »

Dependendo do ruído talvez seja bom fazer uma inspeção na fonte do amp, um dos meus amps tinha mais de 30 anos quando comprei e os capacitores eram todos originais, troquei todos os eletrolíticos, desacoplei os grandes da fonte com capacitores cerâmicos para alta tensão. Também refiz todas as soldas suspeitas, o amp mudou da água para o vinho.

Eu recomendo muito que você adquira um bom pedal de noise gate, eu não toco sem nem mesmo em casa.

Mesmo não sendo um amp antigo, é bom verificar, e se o amp tiver mais de 15 anos é recomendável trocar os eletrolíticos da fonte, desacoplar ajuda bastante, pra isso eu uso capacitores entre 10 e 100 nf e tensão acima de 1 kv, aqueles redondinhos azuis.



Registrado
notreve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 86

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 44


« Responder #3 : 12 de Maio de 2016, as 11:12:10 »

Amigos tenho dois amplificadores valvulados, e estou padecendo com ruídos oriundos da rede elétrica. Já fiz todos os testes que pude. A tomada em uso é aterrada, já tentei estabilizador e filtro de linha e nada ameniza. Os cabos são todos novos de primeira qualidade. Passado isso e buscando solução encontrei um esquema que utiliza dois diodos e um resistor de 1k, porém ainda não testei este meio. O projeto consiste em por dois diodos em paralelo de 6A conduzindo em sentidos opostos e um resistor de 1k paralelo aos diodos na linha de fase. Alguém conhece esse meio?



Qual é a marca/modelo dos referidos amps?
Registrado

IN UNION  WE STAND ..
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468



« Responder #4 : 12 de Maio de 2016, as 14:09:08 »

(...)desacoplei os grandes da fonte com capacitores cerâmicos para alta tensão. (...)

Pode explicar mais sobre esse procedimento?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
EddieTavares
Visitante
« Responder #5 : 12 de Maio de 2016, as 22:40:23 »

Soldo em paralelo, basicamente é isso.
Registrado
senndry
Visitante
« Responder #6 : 13 de Maio de 2016, as 09:27:40 »

Os diodos ficam conduzem em sentidos opostos, ficam em anti-paralelo um ao outro e o resistor fica paralelo à eles. Vou montar hoje, e testar amanhã seja o que Deus quiser.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468



« Responder #7 : 13 de Maio de 2016, as 09:57:13 »

Soldo em paralelo, basicamente é isso.

Isso ajuda a eliminar ruídos Eddie?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
EddieTavares
Visitante
« Responder #8 : 13 de Maio de 2016, as 13:26:12 »

Soldo em paralelo, basicamente é isso.

Isso ajuda a eliminar ruídos Eddie?

O condomínio onde moro é um aterro, havia um taboão, banhado e ainda um transformador do lado do meu bloco, aqui em casa tem muito ruido de rede elétrica... Os capacitores cerâmicos e até os de poliéster tem resistência interna muito baixa se comparados aos capacitores eletrolíticos, assim sendo, eles são mais eficientes com ruídos de frequência acima de 1 khz, fiz testes com e sem no horário entre 19 e 20h que é o máximo da zoeira e faz uma boa diferença.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 977

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #9 : 13 de Maio de 2016, as 22:19:56 »

Citar
Os diodos ficam conduzem em sentidos opostos, ficam em anti-paralelo um ao outro e o resistor fica paralelo à eles. Vou montar hoje, e testar amanhã seja o que Deus quiser.

Se você ligar os diodos+ resistor entre o fase e o neutro da tomada, tudo que vai conseguir é um estouro e alguma fumaça.
Você disse que a sua tomada é aterrada, mas, aterrada aonde e de que forma??

O aterramento de amplificadores valvulados, obrigatoriamente tem que ser feito ou no 3º pino da tomada (pino central), ou então ser conectado direto ao chassis do amp valvulado.
E o terra aonde vai ser ligado tem que ser legítimo e confiável, tipo três varetas de cobre de 1 metro cada interligadas e formando um triângulo equilátero de em média 60cm de lado e enterradas no quintal da casa, a pelo menos, 1 metro de profundidade no solo.

Mas, se você mora num prédio, a solução acima é inviável.
Se mora num prédio, o único jeito de ter um terra confiável é utilizar o terra de uma concessionária de tv a cabo, ou internet.
Então, se você tiver alguma assinatura de tv a cabo ou internet, basta pegar um fio e ligar o terra do cabo coaxial da tv a cabo ao chassis do seu amp (ou ao 3º pino do plug de tomada do amp) e o ruído será reduzido em 90%.
É o que eu uso aqui há muitos anos e me atende perfeitamente.


« Última modificação: 13 de Maio de 2016, as 22:21:37 por Ramsay » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #10 : 14 de Maio de 2016, as 23:49:06 »


Então, se você tiver alguma assinatura de tv a cabo ou internet, basta pegar um fio e ligar o terra do cabo coaxial da tv a cabo ao chassis do seu amp (ou ao 3º pino do plug de tomada do amp) e o ruído será reduzido em 90%.
É o que eu uso aqui há muitos anos e me atende perfeitamente.


Essa vai pro caderninho, boa dica.
Registrado
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #11 : 16 de Maio de 2016, as 10:17:26 »

Amigos tenho dois amplificadores valvulados, e estou padecendo com ruídos oriundos da rede elétrica. Já fiz todos os testes que pude. A tomada em uso é aterrada, já tentei estabilizador e filtro de linha e nada ameniza. Os cabos são todos novos de primeira qualidade. Passado isso e buscando solução encontrei um esquema que utiliza dois diodos e um resistor de 1k, porém ainda não testei este meio. O projeto consiste em por dois diodos em paralelo de 6A conduzindo em sentidos opostos e um resistor de 1k paralelo aos diodos. Alguém conhece esse meio?

Amigo.

Pergunto-lhe:
- Como é a alimentação do filamento das válvulas? Pode mandar uma foto?

recentemente reformei 02 amps Giannini, e o ruído sumiu depois de refazer o cabo de alimentação dos filamentos, trançando e acondicionando colado ao chassis.

« Última modificação: 16 de Maio de 2016, as 10:52:54 por xformer » Registrado
notreve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 86

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 44


« Responder #12 : 18 de Maio de 2016, as 10:24:42 »

eu passo pelo mesmo problema.
meu amplificador é extremamente ruidoso em tomadas não aterradas.
como eu já estava prevendo que nos lugares onde eu iria me apresentar não existiriam tomadas aterradas,

tive que parafusar um cabo 2.5mm no chassis do amplificador, com um conector plugado a uns 20m de cabo preso a uma haste de cobre(de uns 80 cm).
os quais eu estou carregando pra todo lado.


é meio chato chegar no lugar e ter que montar tudo isso, porem é quase 100% certeza de não ter ruídos.

outra solução é usar um Supressor, funciona bem, mas eu prefiro aterrar o chassis.
« Última modificação: 16 de Maio de 2017, as 19:44:34 por notreve » Registrado

IN UNION  WE STAND ..
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 473

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 103



« Responder #13 : 18 de Maio de 2016, as 17:31:24 »

Notreve,
Explica melhor: você leva a haste para um ponto que tem terra e enterra a haste no chão?
Abraços

Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
notreve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 86

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 44


« Responder #14 : 18 de Maio de 2016, as 18:54:53 »

Notreve,
Explica melhor: você leva a haste para um ponto que tem terra e enterra a haste no chão?
Abraços



Sim, isso mesmo,
vou ate o local onde não tenha calçada, um lugar que tenha terra, e então fixo toda a haste ao solo.
em seguida conecto um cabo nela e este cabo no chassis do amplificador.

da trabalho, mas da resultado tambem....rs
« Última modificação: 19 de Maio de 2016, as 08:21:28 por notreve » Registrado

IN UNION  WE STAND ..
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal