Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 01:27:57

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: dica para placas feitas com papel couche  (Lida 42079 vezes)
t2guitarra
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 11

« : 21 de Julho de 2010, as 23:13:17 »

galera uma boa dica para quem faz placa com papale couche acho q gloss t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) pode ser feito assim
1° Limpo a placa com bom bril
2°deixo a placa um pouco umida e coloco o papel couche ja com as trilhas impressas de molho em água com detergente por +ou- ums 20 a 30 segundos so para umidecer o papel
3° tiro o papel da agua com detergente e seco com apenas um pano passo em cima com cuidado (apenas preciono o pano sobre o papel)
4°coloque o papel na placa umidecida de agua e detergente t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)
5° precisono o ferro de passa ate o papel ficar seco (totalmente branco) ai passo o ferro pra la e pra k por um tempinho rapidinho
6°coloca a placa com o papel na agua com detergente novamente quando o papel tiver bem umidecido retire e repita com o ferro precione e  passe rapidinho
7° repita ums 2 a3 vezes lembre de passa o ferro pra la e pra k quando o pepel apenas tiver seco
depois de umas 3 vezes jogue a placa  na agua e deixe  um tempinho ate o papel umidecer  ai va tirando a lateral do papel de mexendo dentro d'agua o papel vai saindo  aos pouco depois so ir pasando a mao e tirando o resto depois postem o resultado faço placas em 5 minutos +ou- abraço galera espero ter ajudado!!!!!! Palmas
Handmaker

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9

« Responder #1 : 22 de Julho de 2010, as 09:15:42 »

qual as expecificações do papel que voce usa,, e que impressora (marca) que voce imprime?
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #2 : 22 de Julho de 2010, as 12:13:00 »

sempre tiro xerox
e papel sempre compro o q tiver!!!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9

« Responder #3 : 22 de Julho de 2010, as 12:15:57 »

eu sempre fiz minhas placas somente desenhando,,, preciso tomar vergonha na cara e começar a fazer por transferencia térmica
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #4 : 22 de Julho de 2010, as 12:19:00 »

_
é simples esses dias comprei umas ao tiago sao lindas
mas tenho vontade mesmo de fazer uma laminadora
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #5 : 22 de Julho de 2010, as 13:57:58 »

eu sempre fiz minhas placas somente desenhando,,, preciso tomar vergonha na cara e começar a fazer por transferencia térmica
Scorpion! A qualidade da placa feita com transferência térmica é muito melhor que a desenhada à mão.

Também uso papel couchê, mas não faço todo esse processo que nosso colega T2 faz, apenas limpo bem a placa, dou uma pré-aquecida no verso da placa(uns 05 segundos) coloco o papel com a impressão e vou passando o ferro ( é o de passar roupas mente poluida....rsrsr) o desenho(layout) vai aparecendo. Depois, é só deixar na água para amolecer o papel e tirá-lo. Bem simples!

PS: Eu uso o papel mais fino que tiver na papelaria.
PS:2Na falta do papel couchê, já usei papel de presente! Com esse, voçê imprime o layout no lado branco. Não passe o ferro direto no lado colorido. Coloque uma folha de sulfite ou outra qualquer sobre o papel de presente. O resto do processo é o mesmo do papel couchê!!! Abraço!!! Wink
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Jairo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131

É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem

« Responder #6 : 30 de Julho de 2010, as 08:48:01 »

Um fator que influencia também uma boa transferência é a quantidade de toner que voce conseguir jogar no papel. Eu imprimo em gráfica rápida, no papel couchê 40 quilos, na máquina colorida. Sempre que posso trato o arquivo no corel ou illustrator para conseguir nas trilhas o preto com 100% de cada cartucho de toner (são 4). Isso garante muito toner jogado no papel, facilitando a transferência.
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
davon
Visitante
« Responder #7 : 04 de Agosto de 2010, as 01:44:55 »

eu fui numa grafica e mi disseram que não existe 40 kilos e sim gramas...ai coloquei o desenho no papel de 180 gramas e ainda não transferi p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) ainda estou testando o layout nas patolas pra poder padronizar meus projetos

Mensagem Mesclada
tentei fazer a placa por transferencia termica com couchê 180 e 240g e não consegui....a transferencia não acontece....apenas poucas linhas....tentei entao com transparencia....porem o papel/plastico não aguentou a temperatura e acabou derretendo no ferro porem fico quase todas trilhas....então gostaria de saber o que to fazendo de errado...se é o tipo de papel...ou se é o lance de usar o ferro no máximo de potencia....o lance que em 2009 quando morava em MG eu conseguia fazer com transparencia grossa ou um papel vegetal...mas aqui em sao paulo eu não achei desses tipos pra impressão!
« Última modificação: 05 de Agosto de 2010, as 20:45:21 por davon » Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #8 : 19 de Agosto de 2010, as 19:49:49 »

Galera, só para auxiliar, o papel não tem o peso em grama/folha. Não desta forma. Depende de como vai ser medido. 40kg/km2 180g/m2 mas geralmente é gramas por metro quadrado, ou seja, apenas converter o que o amigo falou em metros e teremos os gramas tmb. Como sou formado em Design, posso ajudar neste ponto.

Abraços
Colaborador

Obrigado
-Recebido: 30

Se Deus é por nós quem será contra nós!

« Responder #9 : 27 de Agosto de 2010, as 12:25:00 »

fiz uma vez com sufite mesmo e saiu ruin, tive que refazer trilhas e o papel grudou tudo na placa mais saiu com água e esfregões com o dedo. Da ultima vez usei o mesmo que o ESPANHOL com 150 gramaturas e ficou quase boa  as trilhas borrarão (ficaram gordas) ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ mais com o tempo vou pegando a manha Wink .
Visitante
« Responder #10 : 27 de Agosto de 2010, as 14:24:04 »

Uma coisa que posso dizer para ajudar é: Se você usar um papel de gramatura tipo 200 e na hora da impressão, forçar a impressora a "acreditar" que é 60/75g , você fará com que haja menos pressão e menos calor. Logo o toner não vai ficar muito preso no papel, pois não foi aquecido o suficiente e passará mais facilmente para o cobre (que será muito aquecido). Isto do cobre é teoria, mas no papel é fato comprovado. Quanto ao tipo de papel, vi o pessoal falar em chouchê (acredito que seja o revestido / com brilho) e já ouvi também daqueles papeis que restam quando se retiram as etiquetas.

Cabe alguém fazer os testes, já que estou sem nada de cobre aqui para testar. Na tentativa em uma chapa de alumínio, consegui transferir boa parte sem limpeza do metal, nem muitos cuidados na hora da transferência. Só em enganar a impressora quanto a gramatura, consegui transferir uns 70% da placa. Se for no cobre arranhado , limpo com alcool e aplicado de forma correta, deve ficar entre 95 e 100% da transferência, acredito.
Visitante
« Responder #11 : 27 de Agosto de 2010, as 14:58:42 »

Eu acho que vocês estão é se enrolando.

Todos os testes, dicas e "soluções milagrosas" eu ja testei e afirmo:

Papel fotografico glossy 150g para inkjet da marca system impresso na laser (tem as impressoras que aceitam e as que não aceitam) ou glossy para laser filipaper 180g, ferro de passar ou laminadora e pronto.

Sim, toner original, por favor, e impressão no máximo.

Papel de etiqueta é excelente, desde que a impressora aceite-o.

Papel couche (qualquer gramatura) borra as trilhas, aumentando-as, se não souber fazer com ele, e se a placa tiver trilhas finas, esqueça-o.

Papel sulfite comum funciona sim, mas os resultados são, na maioria das vezes, deploráveis.

No fórum antigo tem uma série de tópicos falando sobre isso (lembro que no tópico do pré clean eu falei algo), e aqui no novo também, no tópico da laminadora.

Também fiz um vídeo que tá no youtube e que muita gente começou a fazer placas a partir dele.

Uma coisa que posso dizer para ajudar é: Se você usar um papel de gramatura tipo 200 e na hora da impressão, forçar a impressora a "acreditar" que é 60/75g , você fará com que haja menos pressão e menos calor. Logo o toner não vai ficar muito preso no papel, pois não foi aquecido o suficiente e passará mais facilmente para o cobre (que será muito aquecido).

Fazendo isso você corre o risco do papel atolar no rolo fusor. E se isso acontecer, reze para não dar maiores galhos.

Isso que disseste ("você fará com que haja menos pressão e menos calor") não procede. O que acontece é que, quando você informa uma gramatura maior, o papel passa com mais velocidade pelo rolo fusor. Ao passar com mais velocidade mas com a mesma temperatura. Entretanto, ao passar mais velozmente, o toner não funde corretamente no papel, dando essa impressão.

Antes de postarem, o ideal é pesquisarem.

Tudo o que vocês estão falando já foi dito e repedito.

Parafraseando-me à mim mesmo  Grin:

Quando pensar nas palavas "Teste" e "Placa" na mesma frase, saiba que tem um sinônimo: Plautz  Tongue

Abraços.
Visitante
« Responder #12 : 27 de Agosto de 2010, as 16:13:50 »

A minha impressora aqui eu fico fazendo vários testes. Quando eu disse pressão (tem impressoras que regulam como a konica minolta cujjo modelo n lembro), mas ao calor é pela velocidade sim (só usei menor calor para ele entender mais fácil) vc colocar uma gramatura menor do que a do papel n atola, apenas ele passa mais rápido o que faz com que ele n prenda muito o tonner. Antes de responder agora mesmo acabei de testar com um 230 dizendo que era 90. Imprimiu e sai até com a unha.
Geralmente embola quando o papel entra torto, as borrachas estão ruins, scanner desalinhado ou com problema, papel do tipo errado (colocar uma transparência tosca vai embolar e esbagaçar a impressora) e coisas assim. A velocidade com que passa não dá para estragar , muito menos embolar. Só precisa lembrar de deixar a bandeja de saída livre p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) papel que trava ou encontra resistência na saída, tmb embola e a depender da impressora (como a konica que trabalho com ela todo dia) queima o papel a ponto de carbonizar. Se quiser tiro fotos de quando isso acontece e coloco aqui, recomendando remover rapidamente ou desligar a impressora, destravar e puxar o papel antes que isso aconteça e estrague coisas como rolo pressor, fusor , unidade de imagem, etc......

Como n tenho cobre aqui, acho que n custava testar uma impressão com a gramatura menor que a do papel e ver se transfere. Vou comprar nesse mês que vem e faço umas experiências e posto aqui os resultados.

Mas você está certo em muitas coisas... principalmente para quem n tem o hábito com laser, se não sabe, procure o caminho das pedras que já foi muito atravessado. Eu que sou daqueles que sempre testa mais coisas (dentro do que conheço) para ver se o processo não pode ser mais fácil ou rápido.

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)
Visitante
« Responder #13 : 27 de Agosto de 2010, as 16:21:53 »

Ah, então você é dos meus: testes e mais testes...

Tá certo, então podemos aprender bastante contigo também.

Em relação ao ajuste automático de pressão imaginei que existia impressora que fazia isso, mas não sabia qual.

Eu to pra arrumar um fusor A3 pra montar outra laminadora.

Eu trabalho com uma Samsung ML2010 e a laminadora. Uso os papeis que disse acima e não tenho tido problemas.

Abraços.
Handmaker

Obrigado
-Recebido: 131

É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem

« Responder #14 : 27 de Agosto de 2010, as 18:25:20 »

Vou contar a minha experiência no uso do papel couchê.
Aqui no Ceará é usada a denominação dos kilos. Então aqui chamamos por exemplo couchê 40 kilos ou mais comumente couchê 40. Para não ter que adquirir uma impressora só para isso, uso os serviços de gráficas rápidas (r$ 1,0 a 1,75 a folha a4 impressa em cores), que utilizam uma interface da canon ou xerox para imprimir a laser colorido nas máquinas de xerox coloridas. O que transfere mais fácil é justamente o 40, mais fino (o 60 borra a transferência muito facil, além de demorar) Geralmente a experiência me ensinou que quando o couchê começa a escurecer (não é queimado) e ficar meio grudento na passagem do ferro (10 a 15 minutos) a transferência foi bem sucedida. Existe um truque para conseguir bastante toner no papel, e por tabela, mais facilidade de transferência: sempre levo a placa para o corel ou illustrator (se for em bitmap eu redesenho no corel) e aplico nas ilhas, trilhas, contornos e preenchimentos 100% de magenta, cyan, amarelo e preto. Isso gera um preto bastante forte e vai obrigar a máquina (é preciso imprimir em uma máquina laser colorida) a jogar os 4 toners no papel. A impressão fica tão forte que dá prá sentir um relevo nos dedos ao pegar no papel.
A última placa que fiz usando esse método foi a do purple plexi que eu postei as fotos na seção "fotos de pedais prontos". Reparando bem, dá prá notar que até o nome do Güero, bem fininho saiu legal, com uma falha mínima no "o".
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: