Seria legal postar imagens antes e depois da corrosão! No mais estão muito boas
Deixa eu ter mais um tempinho livre que fotografo o resultado depois da corrosão. Mas não vai ver muita diferença porque eu não retiro o tonner. Acho mais bonito ela com trilhas pretas e raspo apenas a parte do componente. Passo um verniz e pronto.
Está usando o ferro de passar roupa bem quente, moderado ou bem morno? Qual a opção de papel na hora da impressão? Está passando o ferro com muita pressão e quantos minutos com ele mais ou menos? Legal, ficaram perfeitas as placas. Eu consegui também chegar perto disso com placas pequenas, mas com maiores deu um errinho ali e outro aqui. Abraços.
Então, o papel que uso é o sufite A4 de 75mg, não demoro muito, passo ferro até o segundo disparo dele desligar (pouco mais de um minuto). Pressão moderada (Não forço muito) e a temperatura é no máximo. O único segredo (antes sempre tinha imperfeição nas minhas placas), é o fato de dar um pequeno banho de percloreto quente antes de passar o bombril e transferir e na hora de remover, coloco um pouco de vinagre do roxo com sabão e água gelada na hora que acabo o processo (com a placa ainda quente), porém na impressão eu coloco Prores 1200 e papel eu escolho transparência, onde a impressora "entende" que o insumo é um polímero e passa muito rápido pelo fusor, talvez diminuindo a aderência do tonner. São apenas esses 3 segredos.
Notei que o vinagre na mistura faz o papel "inchar" onde não tem tonner e facilita a remoção. Essa combinação foi muito modificada e testada com várias coisas, desde água sanitária, até soda cáustica, tinner, acetona, todos os métodos que vi aqui foram testados e lidos cuidadosamente. Essa foi a melhor para a minha realidade e depois disso não perco mais nenhuma transferência. Procuro ainda melhorar porque penso em transferir para alumínio para fazer paine de amp, pedais, etc... não queria usar o washtransfer ou afins p
q
(moderador, peço que me suspenda do fórum) para mim sai muito caro a importação.
Quanto à pressão, esqueci de comentar. Aplicar muita não prejudica e pouca até funciona, mas pode correr o risco de não transferir a borda. Fui suavisando até chegar na pressão que uso hoje.
O tamanho exato dessa placa é de 12cm x 7cm (salvo engano são 7,6cm).
Acredito que essa técnica funcione para placas maiores. Essa do exemplo foi do shild que estou fazendo do arduino para uma controladora (tetra a octoswitch), onde vi o daqui do forum e notei que não poderia ajudar no desenvolvimento com pic (falta de conhecimento) e estou fazendo com arduino, onde usa cartão SD para armazenar dados no XML e leitor LCD com falante de PIEZO. O projeto está com metrônomo funcionando e configurável (estou estudando a possibilidade de tap tempo), bancos programáveis com letras grandes (já funcionando). Além disso pretendo usar confirmação de mudança de pachs e número de presets configurável, ou seja, quando eu liberar o arquivo Hex, quem quiser montar com 4 presets (mínimo) pode usar tranquilamente, até 8. Os bancos estarão funcionando inicialmente até a letra H, mas tenho material para montar até a letra Z e será numa versão futura. O projeto ainda não chegou a 30%, mas já vejo como promissor e de custo relativamente baixo, onde hoje você compra um Arduino mega por 75 Dilmas e temos lcd de 20 reais. o resto pode ser como eu fiz, sucata de notebook!
Assim não fico discutindo em outros tópicos sobre sugestões de melhoria e as pessoas terão opções no que diz respeito a custo x funcionalidades.
Por isso precisei fazer o shild, pois os testes estavam estragando os soquetes do arduino. Agora soldo na placa diretamente.
Só mais uma coisa que lembrei agora... coloquei essas bolinhas nas trilhas finas porque se eu demorar a tirar do percloreto e corroer a trilha fina a ponto de comprometer, eu faço um "jumper" de uma bolinha até a outra (geralmente entre outros pontos de conexão de componentes de algum socket). Soldo um fio de uma bolinha até a outra. Mas geralmente não preciso usar isso. Só coloco por segurança (vai que não dou a sorte).
Outra coisa é que o tonner que uso é recarregado e não faço idéia da marca. Funciona que é uma blza e não precisa ser com tonner original como vi algumas pessoas aqui comentando... Não tenho tanta cautela para tirar o papel esfregando, mas vocês inicialmente (assim como eu), vão ter esse medo e vão começar a ter cuidado. Depois vão relaxando até aprender o ponto de resistência.
Uso sempre o illustrator para imprimir porque notei que quando faço o pdf, fica uma impressão com baixa resolução e as trilhas ficam cheias de buraquinhos que são visíveis inclusive na impressão (mesmo mudando as configurações da impressora).
Abraços.
Espero ter ajudado e alguém e se alguém tiver alguma dúvida, pode perguntar. Desculpem a coluna do jornal, mas era para esclarecer o máximo possível.