Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
25 de Novembro de 2024, as 02:31:33
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Placas de Circuito Impresso
>
dica para placas feitas com papel couche
Páginas:
1
2
3
4
5
1
2
[
3
]
4
5
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: dica para placas feitas com papel couche (Lida 42106 vezes)
darkislanio
Colaborador
Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161
Electronic Mess
Re: dica para placas feitas com papel couche
«
Responder #30 :
10 de Abril de 2013, as 20:31:36 »
Em tempos de política, fiz umas placas usando aquela folha que protege a cola dos adesivos(pra uma coisa pelo menos a panfletagem serve). Eu imprimi aquela parte lisa, e o resultado foi similar ao glossy, com excessão do fato de a folha não prender na placa quando aquecido, e por isso escorregar facilmente causando deformações na transferência. mas é só usar um adesivo(pode até mesmo ser o panfleto) para prendê-lo.
E também dá certo com o papel que protege o colante do plástico adesivo, só que rasga com facilidade.
"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Fusion
Colaborador
Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50
«
Responder #31 :
10 de Abril de 2013, as 21:14:56 »
Citação de: designermx2 em 10 de Abril de 2013, as 20:08:54
Tenho novidades e assim que puder eu coloco aqui um método que pra mim ficou perfeito e super fácil de fazer, porém, mais trabalhoso... quer que eu poste?
claro!! estamos na espera
(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
designermx2
Visitante
«
Responder #32 :
11 de Abril de 2013, as 08:31:04 »
Andei fazendo vários testes e o último foi muito bom. Não vou passar todas as etapas de testes porque acredito que fiz umas 20 ou mais... vou apenas nessa última.
- Aqueço o percloreto no microondas por 1 minuto
- Coloco a placa virgem por 5 segundos dentro do percloreto, retiro e lavo passando bombril apenas para deixar ela mais brilhosa (ainda vou testar sem passar bombril),a placa vai ficar bastante porosa.
- Coloco a folha com impressão (uso papel comum A4 para impressora) na placa e passo ferro por no máximo 30 segundos com uma leve pressão.
- Em uma vasilha com água gelada, vinagre de uva (bem forte por sinal) e sabão, coloco a placa ainda quente (sai do ferro para a mistura) e deixo lá por mais ou menos 2 minutos.
- Retiro o grosso do papel e sem muito cuidado mesmo começo a retirar o que está na placa esfregando com o dedo sempre molhando na solução anterior.
Noto que o vinagre oxida um pouco a placa e facilita a retirada e o sabão facilita o deslizamento do dedo no papel evitando que arranque as trilhas.
Lembrando que uso tonner recarregado aqui e a impressora é uma 1020 da HP. Não coloco mais o modo de impressão para sair rápido, mas confesso que quando imprimo no illustrator sai bem preenchido, coisa que no pdf (acrobat) a impressão sai um pouco ruim, mesmo colocando resolução para 1200. No illustrator
não
preciso.
«
Última modificação: 11 de Abril de 2013, as 08:45:13 por Plautz
»
Handmaker
Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16
«
Responder #33 :
11 de Abril de 2013, as 09:11:12 »
uso papel glossy 180 e muito bom...
alguem ai sabe algum produto quimico que dissolva o papel sem agredir o toner???
Visitante
«
Responder #34 :
11 de Abril de 2013, as 12:48:27 »
Pessoal, recentemente comprei uma impressora HP Laserjet P1102 que custou menos de 400 reais, esta aqui:
http://www8.hp.com/br/pt/products/printers/product-detail.html?oid=4110395&jumpid=reg_r1002_brpt_c-001_title_r0001
E com papel de etiquetas é mole mole fazer placas. (o papel que fica depois que você arranca as etiquetas)
Além das opções de qualidade de impressão que aparecem no menu "print", existe uma maneira de aumentar
a quantidade de toner na impressão.
Indo a pasta das impressoras no Windows XP (via painel de controle), clicar na impressora com o botão direito do mouse e escolher
"propriedades", aparece uma janela com abas, escolher "configurações do dispositivo" e lá aumentar a densidade da impressão.
Assim se consegue até mais toner que o necessário.
Portanto, com uma impressora dessas e usando o papel de etiquetas (o que segura as etiquetas) não é
necessário nenhuma outra "munganga" para se conseguir placas de qualidade.
Não é necessário muito calor do ferro (metade da regulagem já basta) e nem muito tempo/pressão
do ferro (um minuto no máximo).
Espero esfriar um pouco e coloco na água por uns dois minutos e o papel sai fácil fácil.
O toner não agarra no papel, depois da impressão, se você passar o dedo com uma
forcinha, a imagem borra.
Então o papel (de etiquetas) só serve para segurar o toner até você colocar com cuidado em
cima da placa e passar o ferro.
Assim não tem essa estória de sabão, vinagre, passar o dedo... Nada nada, depois de uns dois
minutos na água o papel sai inteirinho e sem esforço.
Por esse método, a única coisa que você tem que aprender é a relação tempo/calor/pressão quando
estiver passando o ferro.
E isso só se aprende fazendo.
O papel que uso é da marca Print Label custou R$10,30 - 25 folhas, e é para jato de tinta, mas isso
não importa, claro.
O investimento maior é a impressora, mas se você vai fazer mais de, digamos, 30 placas num ano,
já sai mais barato que comprar placas prontas.
Abraço.
Colaborador
Obrigado
«
Responder #35 :
11 de Abril de 2013, as 13:16:52 »
Confesso que sempre quis comprar uma impressora a laser para tocar meu projetos. Mas não faço mais de 10 projetos por ano, nem vendo pedais, por isso acho que não vale o investimento no meu caso.
O cara da xerocadora não aceita, em hipósete alguma, imprimir/foto-copiar os meus layout nesta contra folha de etiqueta que voce mencionou. Uma pena, pois gostaria de testar.
Vou tentar com outro couche em outra fot-copiadora. A primeira vez que tentei foi com gamura 150. Tentei de diversas formas, mas sempre o pepel grudava muito na placa e quando ia tirar as trilhas iam embora junto. Com tranparencia foi um pouco melhor, mas borrava mais as trilhas e nunca ficava com uma qualidade aceitável.
Electric Effects
Handmaker
Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383
«
Responder #36 :
11 de Abril de 2013, as 13:20:13 »
Ferro Velho, há um tempo atrás eu já quis comprar essa impressora, acho que eu vou acabar comprando uma mesmo. Achei bem interessante essa possibilidade. Tem como postar uma foto de uma placa sua usando esse processo?
Spoiler
(clique para mostrar ou esconder)
Acho que vou desistir da fastpcb
Visitante
«
Responder #37 :
11 de Abril de 2013, as 13:21:23 »
nssa, se você fizer umas poucas placas para vender, tira o investimento.
Não é um ótimo negócio, não dá pra fazer dinheiro significativo, mas da
para pagar o investimento da impressora fazendo umas plaquinhas pros
amigos handmakers por um ano apenas.
Abraço.
-----
mephisto, eu estive um bocado ocupado da semana passada pra cá e não
pude dar andamento no projeto do Corvo Nero, mas agora neste fim de semana
vou fazer a placa dele e posto uma foto, ok?
Abraço.
«
Última modificação: 11 de Abril de 2013, as 13:23:42 por Ferro_Velho
»
Visitante
«
Responder #38 :
11 de Abril de 2013, as 13:59:49 »
Citação de: Ferro_Velho em 11 de Abril de 2013, as 12:48:27
Pessoal, recentemente comprei uma impressora HP Laserjet P1102 que custou menos de 400 reais, esta aqui:
http://www8.hp.com/br/pt/products/printers/product-detail.html?oid=4110395&jumpid=reg_r1002_brpt_c-001_title_r0001
É a mesma que a minha! Mas é bom lembrar que mesmo com uma BOA impressora, de nada vai adiantar um toner 'pobre'. Mesmo sendo mais caro, toner ORIGINAL.
Visitante
«
Responder #39 :
11 de Abril de 2013, as 14:04:03 »
Sim, é verdade.
Ainda estou com toner que vem nela, mas quando acabar vou comprar
o original, é caro, mas é garantia de bom resultado.
Abraços.
Handmaker
Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383
«
Responder #40 :
11 de Abril de 2013, as 15:02:13 »
Eu acabei comprando essa justamente agora, analisando as opções e essa me pareceu bem barata e boa!
https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=43013&Promocao=impressora_samsung_ml_2165_mono_laser__resolu%C3%A7%C3%A3o_1200_x_1200_dpi__20ppm_preto__ciclo_10_000_pag_m%C3%AAs__conex%C3%A3o_usb__cor_branca__queimao__samsung
Freqüente
Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1
Hey..Mother Foca.
«
Responder #41 :
11 de Abril de 2013, as 19:07:43 »
Pessoal eu parei de usar este metodo...agora uso 2 metodos que considero Infinitamente superiores....uso placa tipo protoboard para PTP tipo essa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-473190259-4-pcs-p410-placa-p-montagens-experimentais-protoboard-_JM
para projetos mais simples
Depois basta cortar a placa para caber na caixa.
Garanto que projetos pequenos saiam mais rapido do papel com PTP do que sem ele...leva-se muito tempo para construir uma placa sendo assim se o projeto for um fuzz face, mini fuz etc...sem sombra de duvida aconselho o PTP.
E para demais projetos, to utilizando o metodo fotografico, utilizando folhas de dry film propias que se compra a 5 dollares no ebay. Criando fotolito com impressora deskjet mesmo. Os projetos que fiz com este tipo ficaram simplismente perfeitos.
O que acho interessante eh que o pessoal daqui utliza pouco o PTP, ate agora so achei uma desvantagem no PTP, é que nao to encontrando as plaquinhas de fibra so de fenolite, o que nao gosto muito pois utilizo uma guilhotina para cortar a placa...a unica coisa que fiz com fenolite foi o minifuzz...
Visitante
«
Responder #42 :
12 de Abril de 2013, as 06:58:48 »
Eu havia testado esse método das folhas de etiqueta, porém quando conversei com um técnico autorizado aqui da HP no meu estado (o cara é muito bom por sinal, mas ele é paulista _), ele falou que essas folhas tem um tratamento para que não seja colada a etiqueta e que com o tempo estraga a película do fusor, por isso eu criei meu próprio método o mais natural possível. O bom da forma que falei é que a impressora não sofre nada porque a impressão é comum e o tonner fica muito bem preso no cobre. Dá até trabalho para tirar com bombril.
Quanto ao produto para corroer o papel sem agredir o tonner é meio difícil, mas nos testes que fiz com soda caustica, consegui remover boa parte do papel e quando estava perto do tonner eu lavava a placa, secava e depois começava a remover na mão porque a soda caustica amolece um pouco o tonner (por isso eu esperava secar). Funciona, mas tem que ser cuidadoso... e muito mais porque é um ácido. Espero que não façam isso sem saber o que estão fazendo. Exige local aberto com ventilação e material de proteção (luvas, máscara,óculos, etc...).
Colaborador
Obrigado
«
Responder #43 :
12 de Abril de 2013, as 11:25:19 »
Citação de: designermx2 em 12 de Abril de 2013, as 06:58:48
Eu havia testado esse método das folhas de etiqueta, porém quando conversei com um técnico autorizado aqui da HP no meu estado (o cara é muito bom por sinal, mas ele é paulista _), ele falou que essas folhas tem um tratamento para que não seja colada a etiqueta e que com o tempo estraga a película do fusor, por isso eu criei meu próprio método o mais natural possível. O bom da forma que falei é que a impressora não sofre nada porque a impressão é comum e o tonner fica muito bem preso no cobre. Dá até trabalho para tirar com bombril.
Quanto ao produto para corroer o papel sem agredir o tonner é meio difícil, mas nos testes que fiz com soda caustica, consegui remover boa parte do papel e quando estava perto do tonner eu lavava a placa, secava e depois começava a remover na mão porque a soda caustica amolece um pouco o tonner (por isso eu esperava secar). Funciona, mas tem que ser cuidadoso... e muito mais porque é um ácido. Espero que não façam isso sem saber o que estão fazendo. Exige local aberto com ventilação e material de proteção (luvas, máscara,óculos, etc...).
Muito mais
básico
, voce quis dizer?
Moska
Colaborador
Obrigado
-Dado: 34
-Recebido: 117
«
Responder #44 :
12 de Abril de 2013, as 11:37:18 »
Acredito para quem tem impressora que use Lampada Halogena ao invés de Resistencia que realmente se usa uma pelicula não haverá problemas.
Opinião minha
Não Existes Trabalho ruim,ruim é ter que Trabalhar
Páginas:
1
2
3
4
5
1
2
[
3
]
4
5
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...