Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 05:44:48

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Micro Valvulados "Fender"  (Lida 6271 vezes)
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« : 01 de Maio de 2016, as 14:40:34 »

Achei este site, bem interessante, com alguns circuitos de "micro amplificadores valvulados" que simulam modelos clássicos Fender, e achei legal compartilhar e colocar em discussão:

https://robrobinette.com/Champ_Micro.htm

Notem que, embora usem 12AU7 no power (como alguns circuitos já bem conhecidos, como o Firefly e os "Marshall 1W"), os amps não são "push pull", mas sim "single ended", tendo os dois triodos ligados em paralelo.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #1 : 01 de Maio de 2016, as 15:17:17 »

400V no B1? Huh?
I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker

Obrigado

« Responder #2 : 01 de Maio de 2016, as 16:39:06 »

É isso aí...
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
blackcorvo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187

« Responder #3 : 02 de Maio de 2016, as 21:24:04 »

400V no B1? Huh?

Em paralelo, os triodos da família 12A*7 suportam uma tensão maior, especialmente se a polarização for mais "fria" (menor corrente), pois tem maior àrea de contado para "dispersar" os elétrons.
Depois, o que importa mesmo no fim das contas é a tensão entre os elementos dos triodos, não o B+ total.
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Finck
Handmaker

Obrigado

« Responder #4 : 02 de Maio de 2016, as 22:33:10 »

E eu penso que o objetivo de trabalhar com tensão mais alta é deixar o amp com o máximo headroom, já que o projetista queria criar versões "miniatura" dos Fender...

Os ampzinhos tem vários relatos de montagens bem sucedidas, e os circuitos tem "aval" do pessoal da TDPRI (aliás, foi por ali que eu achei o link). Apesar da tensão alta, a montagem não me parece problemática.

Será que daria para usar multiplicador de tensão na fonte, e trabalhar com um transformador mais "acessível"? Tipo o do Baby Wonder?
blackcorvo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187

« Responder #5 : 02 de Maio de 2016, as 23:10:31 »

E eu penso que o objetivo de trabalhar com tensão mais alta é deixar o amp com o máximo headroom, já que o projetista queria criar versões "miniatura" dos Fender...

Os ampzinhos tem vários relatos de montagens bem sucedidas, e os circuitos tem "aval" do pessoal da TDPRI (aliás, foi por ali que eu achei o link). Apesar da tensão alta, a montagem não me parece problemática.

Será que daria para usar multiplicador de tensão na fonte, e trabalhar com um transformador mais "acessível"? Tipo o do Baby Wonder?

Sim, isso poderia funcionar pra esse projeto sem problemas. Acho que um bom primeiro passo é usar o dobrador de tensão do HB-1 com o transformador do Baby Wonder e ver qual tensão tem na saída, usando capacitores de pelo menos 600v (ou dois de 300v-a-400v em série pra cada capacitor do circuito).
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Finck
Handmaker

Obrigado

« Responder #6 : 03 de Maio de 2016, as 12:02:55 »

E a corrente,  será que aguenta?  Acho que os mini Fender não devem chegar a entregar nem 1W...
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #7 : 03 de Maio de 2016, as 13:35:26 »

Pela informação da página, a tensão entre anodo (placa) e catodo vai ficar em 382V, o que é mais do que o valor máximo de 300V.  A menos que ele tenha alguma 12AU7 especial, o projeto não é confiável desse jeito.  Afinal, se fosse possível trabalhar com tensão tão alta, a Marshall teria usado isso para conseguir o 1W no JTM-1, mas preferiu usar uma tensão bem menor na saída.  
A limitação de tensão na placa não é por causa da dissipação de calor ou de elétrons, mas por causa de possibilidade de centelhamento (faiscamento) entre os pinos da base (noval - que tem pinos mais próximos), além de poder ocorrer eletrólise do vidro e causar vazamento  (fonte: Applied Electronics - Truman S. Gray).  
Por exemplo na EL84 (6BQ5) que tem a mesma base noval, a tensão máxima de placa é de 550V (Vao, o Va máx é 300V também), mas o pino de anodo (placa), pra ajudar, fica entre dois pinos não usados.
Eu gosto do site do Rob, mas nesse projeto tem algumas informações inconsistentes (veja a parte da corrente de catodo, ele achou 434mA !!!)
« Última modificação: 03 de Maio de 2016, as 14:13:40 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #8 : 03 de Maio de 2016, as 15:46:55 »

A menos que ele tenha alguma 12AU7 especial, o projeto não é confiável desse jeito. 

Eu ia escrever isso mas o xformer fez de maneira bem melhor.

Em todo caso, se houvesse uma 12AU7 "parruda" desse jeito, que aguentasse 400v no +B, a potência que se conseguiria seria de 0,5W por triodo com impedância primária de 50k ohms no transformador. Para 2 triodos em paralelo, 400v e com impedância de 22500 ohms no primário deveria chegar em 1W, mas a dissipação das válvulas seria de aproximadamente 5W nas 2 placas somadas. O que é bem alto para esse tipo de válvula. Além de tudo o resistor de cátodo deveria ser de um valor em maior, para manter a corrente num nível aceitável.
Parece ser um projeto um tanto "perigoso" mesmo. Lips Sealed

Já este outro projeto: https://robrobinette.com/Bassman_Micro.htm

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Parece ser mais realista, e lembra bastante o JTM1/JCM1 feito de uma maneira mais "clássica".  Wink

Abs

DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #9 : 03 de Maio de 2016, as 17:41:15 »

O fato dos tríodos estarem em paralelo não refresca em nada essa tensão nas placas.
Talvez em cascata...
Esse projeto aí provavelmente faz a 12AU7 precisar ser trocada rápido.
I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: