Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Novembro de 2024, as 21:57:53

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O "Rock" morreu?  (Lida 8993 vezes)
Dexter
Visitante
« : 12 de Março de 2016, as 15:56:46 »

Boa pergunta para trocadilhos, Rock Balboa, Chris Rock, Dwayne Johnson The Rock... mas a pergunta se refere mesmo ao estilo musical Rock n Roll e tenho meus motivos para fazê-la.

Há alguns anos, eu estava em uma mesa de bar e um amigo me perguntou se depois dos anos 80 surgiu alguma grande banda de rock, arrisquei alguns palpites, todos errados, e cada um deles a pergunta indicava o ponto crucial da dúvida em discussão. Para tornar mais claro ponto de vista, é necessário delimitar as características do que se diz "grande banda de rock" no contexto, algumas características são as seguintes:

- Sucesso de repercussão mundial.
- Algumas pessoas que não gostam do estilo passaram a gostar.
- A maioria das pessoas que gosta de rock gostam ou ouvem a banda de rock.
- Até mesmo pessoas que não tem o menor conhecimento da banda dizem "gosto dessa música" ou algo semelhante.
- Cria novos fãs em novas gerações, até mesmo após o encerramento das atividades banda (encerramento normalmente causada pela morte de algum integrante).
- Popularizou (ou criou) um gênero ou sub-gênero.
- A referência de tempo é a data de surgimento da banda e não o ano que alcançou o sucesso.

A resposta a essa pergunta é: Nirvana. Pois é! Surgida no final dos anos 80 e com grande sucesso nos anos 90 Nirvana é banda que atende os requisitos da última "grande banda de rock". Não é discutido aqui o gosto musical, apenas a ausência de uma grande inovação em 26 anos.

Alguém tem mais algum palpite?

Curiosamente, nos anos 90 a internet começou a fazer parte da vida da população, será que tem alguma relação?
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 158

« Responder #1 : 12 de Março de 2016, as 17:40:10 »

Dexter creio que o rock nunca morrera, embora não tenha surgido nos últimos anos bandas de grande peso acredito na inovação sempre!
Talvez uma banda que tenha surgido em 2000, que e muito boa por sinal e o System of a Down.
« Última modificação: 12 de Março de 2016, as 18:35:24 por wainer said » Registrado
felix
Visitante
« Responder #2 : 12 de Março de 2016, as 20:00:10 »

Morto ele não está, assim como a música clássica (erudita), ele chegou a um ponto de maturidade técnica.
Comercialmente é um moribundo, um mercado fechado onde poucos novos conseguem cavar algum sucesso atualmente, em parte devido a longevidade das grandes bandas e a fidelidade de seus públicos.
Mas ainda é muito vivo culturalmente, é raro ver um só filme, peça ou canção atual, que não tenha uma parte ou referência no que a galera de 60-90 fez nessa área.
Vemos alguns elementos do rock até em gêneros do "povão" como axé, funk, sertanejos universitários...

Temos que ver que o rock começou  lá atrás, no movimento 60 de boa na lagoa, evoluiu até os anos 80 do inferno na terra, em 90 era a fossa dos depressivos viciados, nos 00 com crossovers com outros gêneros populares e bandas de marketing para adolescentes rejeitados.
Nos anos 10 se tornou um gênero menos atrativo comercialmente, uma vez que o mercado mira nos teenagers, e o discurso do politicamente correto e polido dominaram o mundo em todas as esferas.
E tudo o que o Rock não pode ser é politicamente correto e polido

Falando nisso um dos pais do Iron e do NWOBHM, vejam no final da música Guitarrista, a música é de 75, ano da fundação do IM:
https://www.youtube.com/watch?v=a1fsOodtScc&ebc=ANyPxKpWZkdMEoAC9tjJNwS3PVuNzhy5aY6OVKHSTaXg3Nxhwz7lLFdEjmEDxczu6ipxpQTPPxFzlLCQynR35DphmK5Nh_BWHw

« Última modificação: 12 de Março de 2016, as 21:01:57 por felix » Registrado
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #3 : 13 de Março de 2016, as 11:32:53 »

Não, ele não morreu. Está bem afastado da mídia de massa, mas, oras, essa não era a ideia inicial...

O movimento Punk resgatou o estilo simples e cru do Rock'n'Roll original. Hoje, comprar instrumentos ficou muito acessível, ao que soma-se a facilidade de gravar em estúdios caseiros e divulgar a obra  pela internet. Com isso, o Rock'n'Roll (independente do subgênero) se esparramou por cantos antes impensáveis do mundo, mas no processo se afastou dos "grandes pólos originais" (estes, mais atentos às "possibilidades comerciais", migraram para o pop facilmente vendável).  Eu, minha esposa e filho passamos 25 dias no Reino Unido no ano passado e posso afirmar, a cena rock'n'roll por lá está praticamente morta. Não sei como está nos EUA, mas não deve ser muito diferente. Se quer achar algo realmente interessante, tem que procurar em outro lugar.

Tenho tomado gosto por procurar bandas de metal de lugares menos convencionais e, de fato, tenho achado muita coisa legal vinda de países como Grécia, Ucrânia, e até mesmo Indonésia... Isso era uma coisa impensável há 20 ou 30 anos atrás... E o mais interessante, sempre mesclando (às vezes mais, às vezes menos) com influências locais. Como exemplo, uma banda que eu adorei, Macabre Omen, da ilha de Rhodes, Grécia, faz Black Metal com temas inspirados na história grega, e tem uma pontinha de música folclórica que dá um toque especial à sonoridade. Basta procurar um pouco para achar também bandas de Blues, Rockabilly e qualquer outro estilo que se possa imaginar.

Quanto à "falta de polidez" do Rock'n'Roll, ou ao "politicamente correto" de outros estilos "mais comerciais"... Bom, basta ver alguma pretendente a cantora pop em cena, ou ler a letra de qualquer "funk carioca" para perceber que não é essa a questão. O fato é que Rock'n'roll faz as pessoas pensarem e questionarem (sempre foi assim, de diferentes maneiras) e isso é algo bastante inconveniente para quem manda no mundo. Panis et circenses. Mas vou parar por aqui com a teoria da conspiração...
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Patines
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #4 : 14 de Março de 2016, as 12:53:19 »

- Sucesso de repercussão mundial.
- Algumas pessoas que não gostam do estilo passaram a gostar.
- A maioria das pessoas que gosta de rock gostam ou ouvem a banda de rock.
- Até mesmo pessoas que não tem o menor conhecimento da banda dizem "gosto dessa música" ou algo semelhante.
- Cria novos fãs em novas gerações, até mesmo após o encerramento das atividades banda (encerramento normalmente causada pela morte de algum integrante).
- Popularizou (ou criou) um gênero ou sub-gênero.
- A referência de tempo é a data de surgimento da banda e não o ano que alcançou o sucesso.

Bem....   se for seguir a risca estes critérios bem subjetivos, Pode tirar Nirvana daí, pois não cabe no critério mais difícil
- A maioria das pessoas que gosta de rock gostam ou ouvem a banda de rock. -
Taí coisa bem difícil de provar pra qualquer banda. 
O critério mais fácil é:
- Até mesmo pessoas que não tem o menor conhecimento da banda dizem "gosto dessa música" ou algo semelhante. -
Não esqueça  Elas são a maioria, façam como as moscas, comam......

Se Nirvana Foi a última banca de Rock e cabe naqueles critérios(principalmente porque foi fundada ainda nos anos 80), vamos colocar algo como Pixies, Weezer, Radiohead e outras dúzias de bandas, até umas meio ruins, pois veja lá, gosto é gosto, como dizia aquela velha comendo r...

Abraços, Saúde e amor.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35

...Like the sign of the southern cross....

« Responder #5 : 14 de Março de 2016, as 14:16:56 »

O Rock é imortal..................ele é como a música clássica..........já foi mais popular e agora transcendeu das vibrações mais baixas!!!!!! O Rock ascendeu, ele subiu do nível da música popular, chegou no seu lugar, tomou o seu lugar...........é como um mestre que depois de muito tempo meditando passou para um plano superior..........são poucas as pessoas capazes de entender o rock e a música clássica..........porque o que existe hoje está tão fraco musicalmente que as mentes que ouvem este tipo de "Coisa" também ficam "coisadas" e perdem a capacidade de entender um mito do passado chamado música.....já não se sabe o que é música hoje..........há algum barulho associado que as pessoas chamam disso hoje, mas longe demais de ser....

Gostar de rock hoje é como compreender física quântica............não é pra qualquer mente leviana!!!!   
...money for nothing!!!
rrvicente
Visitante
« Responder #6 : 16 de Março de 2016, as 09:50:39 »

Amigos, notem que quem é realmente fã de rock dificilmente se inclina a novas bandas, lembro que nos anos 90 quando surgiu o movimento Grunge os metaleiros odiavam bandas como Nirvana, alice in Chains entre outras e hoje são considerados monstros do rock para alguns. Há uma certa nostalgia dentro do mundo rock que só o que aconteceu no passado é realmente importante. Outro indício é o fato dos próprios fãs do rock promoverem o Endeusamente de alguns Astros do passado e não escutarem coisas novas. Eu por exemplo sou fãnzasso do Rush, porém, hoje temos bandas relevantes na conjutura musical e músicos tão bons quanto Geddy Lee, Alex Lifeson e Neil Peart. Aliado a isso vemos Internet vomitar trocentos gêneros de uma só vez, o internauta tem a sua disposição, full time, tudo que se possa imaginar dentro da música, temos desde Miles Davis até MC Bin Laden, sendo assim não há espaço para análise do que é bom e o que é ruim, antes para conseguirmos uma musica de uma banda que gostamos escutávamos no rádio e corríamos para comprar um LP ou Cassete, já hoje tem músicas de alguns artistas que vazam antes mesmo de serem lançadas, isso cai na banalidade.
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50

« Responder #7 : 16 de Março de 2016, as 11:16:51 »

Rock é rock!!
Acredito que o fato é que existem vários estilos dentro do gênero, e aí cabe a cada um gostar ou não (deveria haver um pequeno esforço de ouvir o novo).
A velocidade de divulgação (internet) torna toda esta diversidade muito mais acessível (e talvez por isto mesmo mais odiável/adorável por vezes).
A questão de gosto é particular, eu mesmo me flagro desgostando de uma banda/estilo sem ter ouvido muita coisa dela.
Outro grande problema que acho que o mundo "rock" tem é de sempre fazer comparações de "som da banda tal" com "som da banda tal". A coisa está tão heterogênea que não tem como fazer. Analogamente, é como querer comparar um "sertanejo universitário" com um "sertanejo de raiz" dos anos 60 (aí cabem muitas coisas, como as letras, as harmonias, instrumentos, ritmos, objetivo da música, etc.).
A melhor iniciativa seria o mundo rock se apoiar/incentivar mais, ao invés de comparar/minorizar.
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14

« Responder #8 : 16 de Março de 2016, as 14:22:26 »

Eu tenho certeza que o Rock não morreu e nunca vai morrer, pois corre na veia de cada um que curte a musica.
Mesmo que a muito tempo não tenha surgido novas bandas de renome internacional, grandiosas, que criaram um estilo próprio, o rock não morreu.
Muita coisa esta sendo feita, nas garagens, nos subúrbios e nos quintais. E cada obra de arte nova criada será perpetuada com sua grandeza.
Ainda existem gênios que não estão se vendendo ao comercial, ao "comercialmente viável", pois estão trabalhando pela cultura, pelo rock n roll, e esse tipo de música que mantém o espírito do rock vivo!

For those about to rock (we salute you).  Evil

For those about to rock (we salute you)
rodlburigo
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121

« Responder #9 : 16 de Março de 2016, as 14:51:48 »

Eu tenho dois filhos, um com 8 anos e um com 6 anos!
Garanto que o Rock já está enraizado neles!!!!!! Pelo menos mais uma geração da família está garantida!!!!!  Head Banger  Roqueiro
Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Diego Gin
Visitante
« Responder #10 : 16 de Março de 2016, as 16:17:53 »

O rock não morreu, só está em coma  Cheesy
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #11 : 16 de Março de 2016, as 17:34:26 »

Garanto que o Rock já está enraizado neles!!!!!! Pelo menos mais uma geração da família está garantida!!!!!  Head Banger  Roqueiro

Quando o meu era pequenino (no berço ainda) ele dormia ouvindo Nirvana e outras boas coisas... Também consegui garantir uma geração (pelo menos no quesito "preferência musical"...).
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
lferg
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14

« Responder #12 : 16 de Março de 2016, as 18:01:00 »

Garanto que o Rock já está enraizado neles!!!!!! Pelo menos mais uma geração da família está garantida!!!!!  Head Banger  Roqueiro

Quando o meu era pequenino (no berço ainda) ele dormia ouvindo Nirvana e outras boas coisas... Também consegui garantir uma geração (pelo menos no quesito "preferência musical"...).

Eu também estou fazendo minha parte, meu filho tem 4 anos e meio, e já conhece Iron Maiden, AC/DC e Ramones... mas conhece mesmo, de cantar as musicas e ter preferências pessoais!!! Ja estou ensinando ele a tocar guitarra para continuar o legado.

« Última modificação: 09 de Setembro de 2016, as 20:44:27 por lferg » Registrado

For those about to rock (we salute you)
rodlburigo
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121

« Responder #13 : 16 de Março de 2016, as 18:05:35 »

Eu também estou fazendo minha parte, meu filho tem 4 anos e meio, e já conhece Iron Maiden, AC/DC e Ramones... mas conhece mesmo, de cantar as musicas e ter preferências pessoais!!! Ja estou ensinando ele a tocar guitarra para continuar o legado.

Iferg, Imagem altamente handmade, pararabéns pelo Filhão e pelos "filhotes". Que paredão show de bola!!! Você que fez o ampli e as caixas??
Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Guilherme
Visitante
« Responder #14 : 16 de Março de 2016, as 19:43:31 »

Aprender a ouvir e gostar de Beethoven, Bela Bartok, Bach, Stravinsky, Chopin, Benjamin Britten, Arnold Schoenberg,  Miles Davis, The Modern Jazz Quartet etc. etc. etc. e tal ajuda
muito
a ouvir, gostar e entender Nirvana, Led Zep, Ramones, Eric Johnson, Cream, Pearl Jam, Iron, Deep Purple, Satriani etc. etc. etc. e tal.

Foi isso que aprendi dos meus pais a ensinei para meus filhos. Ontem mesmo ganhei um LP de John Williams  Guitarrista  tocando o Concerto de Aranjuez com a orquestra de Filadélfia / Eugene Ormandy.

A proposito, acho que o Rock morreu quando The Clash lançou London Calling e um ano depois a batera do Zep se calou para sempre.

Nossa sorte é que ele não ainda não foi sepultado e ainda serve de exemplo para alguns eruditos/virtuosos/fritadores e outros sensíveis e de bom coração...

Imprimir  

Ir para: