Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 14:03:14

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Filtro de entrada  (Lida 6684 vezes)
felix
Visitante
« : 15 de Fevereiro de 2016, as 11:14:25 »

Se é por ai, melhor fazer logo um 220v 127v para 110v, 127, 220 isolado.
Aproveitando e fazendo logo um filtro daqueles com indutores paralelos na entrada e na saída.

Ai você poderá tocar até com gerador a gasolina.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #1 : 16 de Fevereiro de 2016, as 21:54:23 »

Apoiado!
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #2 : 16 de Fevereiro de 2016, as 22:29:27 »

Uia... Só de ver no esquema desse filtro (no final) com 2 capacitores indo da fase/neutro (ou das 2 fases, como seria em algumas cidades) ao terra da arrepios...  Huh?
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2016, as 23:45:35 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Doug
Colaborador

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 132

« Responder #3 : 16 de Fevereiro de 2016, as 22:42:54 »

Homenagem ao Ground Switch! Evil
Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
notreve
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 44

« Responder #4 : 17 de Fevereiro de 2016, as 07:55:28 »

alguém ai já usou esse filtro citado pelo felix ?
ele é vendido aqui no Brasil?

pois a ideia parece ser interessante..
(visto que eu também preciso usar um transformador externo)

IN UNION  WE STAND ..
Doug
Colaborador

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 132

« Responder #5 : 17 de Fevereiro de 2016, as 08:03:49 »

No Brasil não sei, mas é bem fácil encontrar no Aliexpress, por exemplo, ele é muito usado na entrada de fontes chaveadas, como de monitores, computadores televisões e etc, só muda o encapsulamento.
 Esse filtro é eficiente, mas eu não usaria num amplificador de instrumento musical, como o Ken mencionou, aqueles capacitores ligando a rede ao terra dão arrepios, se acontecer algum problema com ele, as chances de jogar a fase da rede no aterramento do amplificador são bem reais, e o terra do amplificador vai ligado a carcaça dos pedais,  ponte dos instrumentos e etc, é como o antigo ground switch que vinha nos equipamentos de audio e que a recomendação geral é remove-lo por segurança.
Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
felix
Visitante
« Responder #6 : 17 de Fevereiro de 2016, as 08:44:35 »

Gente ai é diferente, porque 2 capacitores tem que ter problemas ao mesmo tempo, sem o terra estar ligado na rede.

O segredo é usar capacitores de HV (5KV para cima) de alta confiabilidade e não ligar o terra do amplificador no filtro caso não exista um "terra de fato" ligado na entrada do filtro.

Perigo por perigo, os transformadores dos amps valvulados podem queimar também, fechando curtos e jogando tensões estupidas nas pessoas.
A primeira medida de segurança é sempre tocar bem isolado.
A segunda é ter mais de um terra de confiança.
A terceira é ter bons e bem dimensionados fusíveis/disjuntores, na casa e nos equipamentos.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2016, as 08:53:54 por felix » Registrado
Ledod
Handmaker

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139

« Responder #7 : 17 de Fevereiro de 2016, as 08:54:59 »

Pessoal, esses capacitores de filtro de entrada não são capacitores comuns, podem ser X2 ou Y2. O X2 é especificado para entrar em curto (queimando o fusível) em condição de falha. Já o Y2 é especificado para abrir em condição de falha (e não provocar curto entre fase e terra).

http://www.kemet.com/Lists/Filestore/EvoxRifaRFIandSMD.pdf

Agora, fazer um filtro caseiro desses, só quando possuímos os capacitores corretos.

Um abraço

Eduardo

PS: Em tempo, em equipamentos eletro-médicos, que possuem uma especificação muito mais rígida quanto a falhas elétricas que qualquer outro produto de consumo, são colocados filtros deste tipo.
DIY Freak

Obrigado

« Responder #8 : 17 de Fevereiro de 2016, as 09:43:44 »

A função de um filtro desses em fontes chaveadas é impedir que a fonte induza ruído na rede. Não é pra melhorar a fonte...
Mesmo os capacitores sendo próprios, eu não ficaria tranquilo...
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2016, as 09:48:50 por kem » Registrado

I want to diode!
Ledod
Handmaker

Obrigado

« Responder #9 : 17 de Fevereiro de 2016, as 13:58:07 »

Kem

Na verdade esses filtros funcionam tanto da rede para o equipamento quanto o contrário, do equipamento para a rede. Existem normas que especificam o limite de "imunidade conduzida" (da rede para o equipamento) quanto de "emissão conduzida" (do equipamento para a rede) de interferência eletromagnética.

Sobre os capacitores Y e X, muitos equipamentos que utilizamos no dia a dia (e nem sabemos como funcionam rs) utilizam os mesmos...

Em equipamentos de áudio (boa qualidade diga-se de passagem) que se utilizam de fontes chaveadas pode ter absoluta certeza que estes filtros estarão presentes na entrada de alimentação.

Um abraço!

Eduardo
DIY Freak

Obrigado

« Responder #10 : 17 de Fevereiro de 2016, as 14:55:29 »

Lelod... Já vi vários circuitos de chaveadas. Sim, o filtro está lá, mas não com esses capacitores das fases ao terra.
E um amplificador de instrumento musical oferece muito mais risco de choque que um de áudio...
I want to diode!
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #11 : 17 de Fevereiro de 2016, as 16:56:38 »

Turma, eu vi na foto um filtro fabricado pela Siemens, com certificação VDE e "apoiei".  Imagino que tentar improvisar com componentes "comuns", desses que vende em qualquer lojinha, pode ser realmente perigoso.

Só para constar, os filtros que se compra por aí com a proposta de "evitar danos aos aparelhos por sobretensões e descargas atmosféricas" usam circuitos bem parecidos. E um deles salvou uma tv minha numa tempestade elétrica (enquanto que outra, igual, ligada no mesmo circuito da minha casa, mas sem o protetor, queimou).

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ledod
Handmaker

Obrigado

« Responder #12 : 18 de Fevereiro de 2016, as 07:03:23 »

Eita Kem, então melhor nem chegar perto de um fender rumble......  Cheesy

Visitante
« Responder #13 : 18 de Fevereiro de 2016, as 09:45:47 »

Estamos desenvolvendo um projeto de fonte para pedais que vai usar este conceito de filtro CLC ( integrado a tomada de entrada AC ).

Mais especificamente, este modelo aqui ( feito pela brasileira Strahl ) :
http://www.strahl.com/www_novosite_2012/catalogo4/catalogo4_pt.pdf
pág. 5 
modelo 240  ( este modelo é bem conveniente quando ponderamos : filtragem  / corrente / preço / tamanho / peso / facilidade de montagem )   Legal!

abs
DIY Freak

Obrigado

« Responder #14 : 18 de Fevereiro de 2016, as 11:41:54 »

Eita Kem, então melhor nem chegar perto de um fender rumble......  Cheesy

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Ledod... não tem o esquema da fonte.
Não sei se fui claro... o filtro com os x2 de fase a fase não vejo problema (x2-indutor-x2). Só os y2 da fase ao terra que me assustam.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2016, as 12:26:34 por kem » Registrado

I want to diode!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: