Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 17:09:04

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto de Amplificador para Estudo  (Lida 40568 vezes)
mclasta
Visitante
« Responder #45 : 20 de Julho de 2010, as 17:49:49 »

o mclasta esqueceu de citar tambem o resto do artigo ,, que acabei de ler e me agradou muito

"O resultado é uma distorção que se traduz na geração de harmônicas e também na deformação dos sinais originais. Os transistores de efeito de campo, por outro lado, são controlados por tensão e não têm esse ponto de trancrossover, apresentando portanto uma distorção muito menor."

gostei muito disso!!!!

valeu Ledod,,, boa dica,,,

estou pensando sinceramente em mudar meu power Roqueiro

Não não, não me esqueci do resto do artigo..
É que acho que no segundo ou terceiro post deste tópico eu expliquei a diferença dos mosfets em relação aos bipolares.. aí não recoloquei a informação..
O outro detalhe é.. esse artigo é restrito aos assinantes.. coisa que não sou. Só pude ler essa primeira página..
O outro fator ainda é que só coloquei o artigo para mostrar pro nosso amigo que o TDA alí tem sim algo com mosfet.. é que o post foi editado aí vocês não puderam ver que o amigo que postou sobre o tda foi questionado sobre o assunto.. enfim..

Essa diferença teórica entre o bipolar e o mosfet, que é justamente por um ser amplificador de tensão e o outro de corrente, que me fez decidir pelos mosfets.. Imagino que, como até hoje as grandes empresas, como a pioneer, usam mosfets em seus powers... seria essa uma solução definitiva para o handmades... isso nos levará ao nível profissional nos transistorizados...
Vai valer a pena...

Pode deixar pessoal, assim que começar com as fotos, vou montando o tutorial de montagem em pdf e postando em capítulos
CAP I - FONTE 30 +30
CAP 2 - TSCREAMER
CAP 3 - PRÉ
CAP 4 - LOOPING
CAP 5 - POWER MOSFET
CAP 6 - DEFININDO OS FALANTES UTILIZADOS E CONSTRUINDO SUA CAIXA
CAP 7 - EXPLODIU!!! O QUE FAZER?
hehehhe

abraço!

Mensagem Mesclada
Estava eu lendo mais sobre aquele primeeeeiro pré que coloquei de idéia neste tópico, o que usa o Fet J201..
Me impressionei lendo as características técnicas dele viu gente, ach oque vale a pena o teste...
Diz inclusive que os resultados dele se aproximam muito das válvulas 12AX7 dos prés dos fenders..
Coloca como opcional ainda um da motorola, mas diz que esse J201 apresenta menos ruidos..
parece interessante não..?
Até derepente criar um estágio de equalização nele.. já que é muito simples demais pra caramba...
« Última modificação: 20 de Julho de 2010, as 18:53:08 por mclasta » Registrado
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #46 : 20 de Julho de 2010, as 19:29:36 »

Senhores,

Seguem as considerações sobre MOSFETS e 7294:

1) coeficiente de temperatura negativo:

A polarização dos transistores em qualquer amplificador classe AB é realizada de modo a reduzir a distorção de crossover. O problema reside quando os transistores esquentam. Nesta situação alguns de seus parâmetros mudam. Para efeito de polarização, nos transistores bipolares, quando a temperatura aumenta, a tensão de Vbe necessária para fazer o transistor começar a funcionar, também aumenta. Neste caso diz-se que o coeficiente de temperatura de Vbe é POSITIVO. Vbe aumentado significa que ele para de conduzir como devia, gerando distorção de crossover. Para compensar isto, usa-se um transistor, em configuração de espelho de corrente, corretamente colocado no mesmo dissipador dos de potência. Assim, o aumento do Vbe deste transistor implica em um aumento do ponto de polarização dos transitores de potência. Por melhor que seja ajustado, alguns powers bipolares, conforme a temperatura aumenta, apresentam algum tipo de distorção de crossover.

O MOSFET possui um coeficiente de temperatura negativo, mas em relação ao Vgs. AUmentando a temperatura, Vgs cai. Assim, o ponto de operação tente mais para a classe A(B) e não há aumento de distorção de crossover.

2) Resposta não linear.

Mesmo que um power seja configurado para ser o mais linear possível, alumas não linearidades são demostradas. Os transistores bipolares são componentes com resposta não linear exponencial. O que simplificando quer dizer que fora da área linear, ele irá distorcer o sinal de forma exponencial.

Os MOSFETS são componentes que padecem do mesmo mal. A diferença está no tipo não linearidade. Eles apresentam curvas quadráticas, mais parecidas com a resposta não linear das válvulas. Isto não quer dizer de maneira nenhuma que eles são como válvulas. Quer dizer que eles estão no caminho entre as válvulas e os bipolares (mais para bipolares).

Respostas quadráticas costuma enfatizar harmônicos pares, enquanto respostas exponenciais os impares.

3) Proteção

O TDA7294 tem proteção contra sobre corrente e temperatura. Esta característica é muito desejada. Mas acredito que ainda falte a ele uma proteção contra injeção de corrente contínua aos altofalantes. Esta proteção garante que nunca um alto falante, por falha do TDA7294, será submetido a corrente contínua da fonte.

Normalmente esta proteção é feita por um rele e um circuito de monitoração de saída, desligando a saída do power do altofalante.

Muitos kits por ai vem com esta proteção incluída.

Por melhor que sejam os CIs modernos, eles ainda são mais fracos que os transistores e muito sujeito a falhas. Como chips e relés são baratos e altofalantes são caros... bom acho que vocês pegaram a imagem.

4) BOOTSTRAP

Esta característica que é apresentada pelo TDA7294, permite ao "guardar" um pouco da energia não utilizada, em um capacitor externo, para uso nos momentos de maior demanda, melhorando a resposta de graves, sobretudo em momentos de surtos de demanda.

5) MUTE

Mais uma característica importante, pode-se "mutar" a saída do amp através de uma chave. Isto pode permitir um circuito de "stand-by" automático , que manterá a saída em silêncio enquanto os outros componentes estão sendo ligados, evitando picos nos altofalantes.

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
maioli
Visitante
« Responder #47 : 21 de Julho de 2010, as 00:09:51 »

Que aula, hein Hgamal! Ganhei horas de pesquisa em dois minutos de leitura. Obrigado.
Visitante
« Responder #48 : 21 de Julho de 2010, as 09:07:36 »

Ualll...!

Hgamal, eu jurava que um capacitor em série após a saida das etapas de pré-amplificação me livrariam desse problema de corrente contínua no falante.. não?

Bom.. isso tudo me fez decidir pelo TDA mesmo..

Agora, sobraram 2 questões a serem resolvidas apenas:
1 - Terá booster? qual será?
2 - Qual pré?

Quanto ao pré... estou inclinado a testar o seguinte.. (em pdf)
Utilizando o J201..
Alguém sabe quanto à facilidade de encontrar dito cujo no mercado?

Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #49 : 21 de Julho de 2010, as 10:06:10 »

Mauricio, me mande seu endereço por MP que eu lhe envio 02 unidades  de j201 para colaboração no projeto!

Abraço boa sorte!
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Chris
Handmaker

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65

Shut Up 'n Play Yer Guitar!

« Responder #50 : 21 de Julho de 2010, as 11:00:07 »

Mclasta
tenho uma sugestão para o pré
o legal desse Mini Booster é que se não me engano funciona até BF245C

Ledod
Handmaker

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139

« Responder #51 : 21 de Julho de 2010, as 11:24:53 »

hgamal

Com certeza, uma aula sobre amplificadores aqui no fórum!

Obrigado !
Visitante
« Responder #52 : 21 de Julho de 2010, as 12:16:23 »

Caramba gente, v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum) pelas ajudas..

Pow, vou aceitar a colaboração do J201, já já lhe envio meu endereço.. muuuuito grato!!! :0

Chris, esse A, B na saída do Q2, seria o que? Desculpa, não entendi.. acho..
Nesse caso, parece interessante p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) esse rpé já é "boostado"... interessante..

O que v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) acham pessoal? Fazer um booster separado ou assim agrupado com a pré-amplificação?

Eu tinha pensado em poder desligar.. ou será que não entendi direito?

abraço!
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82

« Responder #53 : 21 de Julho de 2010, as 12:29:26 »

Alguém sabe quanto à facilidade de encontrar dito cujo no mercado?

Mclasta,
sei que o Espanhol se prontificou a doar os J201 mas você os encontra facilmente aqui onde comprei também:
http://www.e-farnellnewark.com.br/searchresults.aspx?dskeyword=fet%20j201&idproducttype=0&idproductcolor=0&iddept=0&nupricerangestart=1&nupricerangeend=9999999&type=2

Vale como referência para o caso de você querer ou precisar de mais.

abraço,
Roberto
Eclético mas com parcimônia!!!
Chris
Handmaker

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65

« Responder #54 : 21 de Julho de 2010, as 13:11:54 »

Chris, esse A, B na saída do Q2, seria o que? Desculpa, não entendi.. acho..
abraço!

de acordo com o artigo são pontos para futuras expansões
olha o link http://www.muzique.com/amz/mini.htm
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #55 : 21 de Julho de 2010, as 13:12:27 »

Ualll...!

Hgamal, eu jurava que um capacitor em série após a saida das etapas de pré-amplificação me livrariam desse problema de corrente contínua no falante.. não?

Sim senhor, mas ao custo da redução da resposta a graves. Acima de determinadas potências fica caro usar este capacitor. Para responder bem em baixas frequencias ele tem que ter valor e tensões de isolamento muito altas. Além disso, como a fonte é simétrica, é necessário um capacitor despolarizado. Ou seja, só problemas. Melhor projetar o circuito de proteção.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
mclasta
Visitante
« Responder #56 : 21 de Julho de 2010, as 19:02:28 »

Bom pessoal, obrigado pela ajuda até agora..
Já me decidi sobre muita coisa do ampli e então comecei a fazer realmente a reunião dessas informações.
O primeiro passo, que já está sendo feito é a lista de compras..
Já enumerei as comprar para o PRé e para o TS-808/9..
Falta eu concluir o projeto da fonte, vou tentar concluir pela noite, aí já incremento a lista...
Quanto ao power, o nosso amigo plautz já me arrumou um circuito pronto para tda e tudo... dizendo inclusive que a fonte de energia dele será 20 + 20... informação importante para o projeto...
amanha posto aqui as novas idéias..
abraço!
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12

« Responder #57 : 21 de Julho de 2010, as 22:18:26 »

Outra sugestão seria o Fetzer valve, segue link!

http://runoffgroove.com/fetzervalve.html
Americana-SP
mclasta
Visitante
« Responder #58 : 22 de Julho de 2010, as 08:54:47 »

Caramba.. muito legal esse artigo...
Vale a pena levar ele pra cabeçeira da cama pra entender conta por conta..
Obrigado pela ótima contribuição!
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #59 : 22 de Julho de 2010, as 09:14:10 »

Buenas!!! Bom dia Mauricio, os J201 já estão à caminho. Espero que façam boa viagem... rs...

Abraço, Espanhol!
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: