Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 14:03:10

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto de Amplificador para Estudo  (Lida 40480 vezes)
mclasta
Visitante
« : 14 de Julho de 2010, as 12:55:33 »

Como vão handmaders?

Pessoal, voltei ao site, depois de tanto tempo, com um novo projeto.

É o "Ampli do Mau"!

O projeto seguirá uma filosofia básica:
"Portabilidade, som médio-alto, limpo, nada versátil e com um pedal TubeScreamer embutido."

Estranho esse "nada versátil" pessoal? Mas a idéia é essa mesma. Vou explicar.

É o seguinte:
1 - Desplugue sua guitarra;
2 - concoste seu ouvido no corpo da guitarra;
3 - faça um acorde.

Esse é o som que quero ouvir.
Aliado a isso, quero que seja fácil de guardar/carregar.
E a isso, deve ter uma distorção acoplada de modo a permitir uma versatilidade para quem tira músicas sem ter que ligar mais uma fonte, mais um cabo P10, etc..

A estrutura física do "Ampli do Mau" será a seguinte:
1º ponto - Alto falantes pequenos: usarei dois falantes automotivos de 8 ohms, que ligarei em paralelo, reduzindo para 4 ohms x 80Watts cada
2º ponto - Case dos falantes compacto: Farei em madeira forrada de carpete ou corvin, em formato de cubo, com uma quebra frontal como segue:
(Alguém me ajuda? não consegui fazer a imagem aparecer aqui!)

Quanto à configuração eletrônica do Ampli do Mau, é o seguinte:
1 - 68Watts ou 60 Watts
2 - Potenciômetro de Volume do Pré
3 - Potenciômetro de Volume do Estágio Final
4 - 3 Potenciômetro do Pedal de Distorção Tube Screamer
5 - 1 DPDT para acionamento do TScreamer
6 - 1 led para aviso de acionamento do pedal
7 - 1 led para aviso de on/off do amplificador
8 - 1 interruptor on/off do amplificador
9 - 2 falantes automotivos de 8 ohms em paralelo x 80W cada

O pré-amplificador não vai contar com qualquer tipo de equalização.
Motivos:
1º - reduzir custos com potenciômetros
2º - não alterar o timbre original do instrumento
3º - o projeto é meu e faço como eu quiser (ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ)

O estágio final, ainda não me decidi entre LM 3886, que me daria os 68Watts, mas é bipolar, e os Mosfets IRF532 juntamente com o IRF9532.
O mosfet, pelo que li, tem uma vantagem teórica grande quanto ao LM, e me fornecerá uma potência próxima à que alcanço com o LM (60Watts) quando utilizado com +- 30V em 4 ohms.

O TScreamer, será acoplado no próprio case do combo.. a dpdt ficará em cima dele, sendo que para disparar o TS, vou pisar no próprio amplificador.

A colocação dos dois falante é angulada por um motivo simples. Redução de espaço, assim, vou poder colocar 2 falantes e não deixar o ampli do mau muito largo. Mas ainda estou pensando em um modo diferente e, na minha cabeça, parece muito legal. Depois faço o desenho e posto aqui para apreciação.

Quanto ao pré-amplificador, encontrei um esquema interessante, baseado na idéia de pré-amplificação para microfones de baixa impedância, vejam o pdf.
ftp://
é utilizado um transistor BC549 e um Amplificador operacional TL081, com apenas auste de ganho entre o BC e o TL para um ajuste da amplitude do sinal de saída do BC perfeito para a amplificação pelo TL.

é isso pessoal, aguardarei considerações.
« Última modificação: 14 de Julho de 2010, as 14:13:49 por mclasta » Registrado
admin
Administrator
Handmaker

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 32

« Responder #1 : 14 de Julho de 2010, as 16:33:24 »

Bem vindo de volta !
Como o pessoal da Antiga sabe, o Mclasta fundou o Handmades comigo à um tempinho.
Era só eu e ele , Um HO e um TS-808.
Não imaginavamos que ia ser o que se tornou hoje...

Postem as opinões e vamos reaproveitar os projetos existentes para montar esse novo mini AMP.

Abraços,
Barci
Barci
Administrador e Moderador - SP
plautz
Visitante
« Responder #2 : 14 de Julho de 2010, as 19:15:57 »

Mclasta

Bem vindo de volta.

Já arrumei seu cadastro, como deve ter percebido (só não tinha a foto para o avatar, desculpe).

Barci

Se o amplificador que o Mclasta sugeriu é o mini amp, não quero ver o seu Head....

Abraços.
Visitante
« Responder #3 : 15 de Julho de 2010, as 08:17:35 »

Barci

Se o amplificador que o Mclasta sugeriu é o mini amp, não quero ver o seu Head....

Abraços.

Sr. Plautz, o MiniAmp é mais simples um pouco, O Ampli do Mau seria algo um pouco mais potente, mais fiel t b (moderador, peço que me suspenda do fórum).. (por isso propus os mosfets..) além da versatilidade portátil, embutindo o TS..

A graça dele não será necessariamente a simplicidade, mas a compaticidade, se é que essa palavra existe.. já tenho bolado um jeito interessante e diferente de se colocar dois falantes de mesmo tamanho em pouco espaço.. que será um diferencial t b (moderador, peço que me suspenda do fórum).. Além de ser ligado na tomada, com fonte embutida nele..

Bom.. não entendi o "não quero ver o seu Head" pro Barci, mas b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum)..

Abrigado pelas boas vindas.. O Handmades é um lugar fantástico.. todos são bem recebidos!

Visitante
« Responder #4 : 15 de Julho de 2010, as 10:16:32 »

MClasta, pára com isso de Sr, ok?

Você quer fazer um mini amp ou o amp grande ("do mau")?

Pois pelo que entendi você no projeto indicou o de 68W, com TS, etc, etc. E o Barci falou de mini amp.

Afinal, é um mini amp de 68W? Pois pra mim 68W não tem nada de mini não, Smiley.

Ou eu confundi tudo?

Abraços.
Visitante
« Responder #5 : 15 de Julho de 2010, as 10:59:22 »

Não, não Sr. Plautz... é um mini amp de 68 Watts, 60 com mosfet..
O que vale n é o tamanho, como dizem os japoneses, mas a potência heheheh
do Mau é p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) meu nome é Mauricio - Mau, ampli do Mau!
é isso...
Dá até pra ensaiar né?
Visitante
« Responder #6 : 15 de Julho de 2010, as 11:38:20 »

Ah, então eu que confundi tudo...

Eu entendi o "Mau", seu moço.

[Modo Tirânico ON]

E pára de me chamar de Sr, se não da mesma maneira que ajeitei seu cadastro o expulso também... Tongue

[Modo Tirânico OFF]

Fora isso, em que posso ajudar no projeto?

Abraços.
Visitante
« Responder #7 : 15 de Julho de 2010, as 12:23:44 »

Segue então os layouts de caixa para essa montagem.. algo básico, só ilustrativo.. uma tentativa de utilizar dois falantes com pouco espaço..

Então Plautz,
Sim Sr.
Minhas dúvidas são principalmente:
1 - se a idéia parece útil como me parece
2 - se mosfet realmente é preferível, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) apesar de eu ver uma vantagem teórica, por ser um amplificador de tensão, o pessoal do site parece que gosta muito do LM que é bipolar (amplificação de corrente)..
3 - se esse esse pré parece pra vc t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) uma boa opção, dentro do meu objetivo..

é isso...
abraço!
Visitante
« Responder #8 : 15 de Julho de 2010, as 13:01:00 »

Em relação aos falantes, você deve verificar o quanto um irá influenciar no outro, tanto em relação ao volume de ar movimentado quanto sua ressonância.

Em relação ao LM x MOSFET, basicamente é:

LM3886 necessita de alta corrente (3A pra cima). A tensão não é tão elevada (Em torno de 35V).
Já os mosfets necessitam de alta tensão e a corrente não é tão elevada (tem amps que usam apenas 1A).

Acho que você deve começar a pensar a partir daí: qual fonte usar. Alta tensão ou alta corrente?

O LM3886 é um excelente integrado, permitindo montagens bem compactas. Eu fiz um layout para uso pessoal que mede 3,17 cm X 6,22 cm, de modo que todo o power fica sustentado pelo CI no próprio dissipador.

Nunca montei nenhum amp com mosfet, embora existam vários circuitos por ai.

Minha sugestão, já que você quer um amp do "Mau" (mini), é:

LM3886.
Fonte com transformador toroidal (pois é menor que o com núcleo E+I).
Quanto ao pré vou olhar com calma o PDF (a primeira vista, acho que tenho circuito melhor).
O TS com chaveamento.

Com um pouquinho de trabalho da pra fazer a coisa bem pequena.

Mas lembre-se: apesar de pequeno ele desenvolverá uma boa potência, de modo que você tem que se preocupar com a refrigeração (principalmente no setor de potência).

Sim, já que perguntou: a idéia é ótima.

Abraços.
« Última modificação: 15 de Julho de 2010, as 13:02:44 por Plautz » Registrado
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #9 : 15 de Julho de 2010, as 13:30:44 »

Mclasta

Por que não dotar o circuito de pelo menos um controle de tom? Sempre faz falta, principalmente quando usamos pedais externos, ou mesmo usando diferentes guitarras.

Com relação a escolha do TS como canal sujo, sugiro uma chave para aumentar o ganho dele e poder, pelo menos, obter um pouco mais de distorção.

Por fim, sugiro a inserção de uma mandada de efeitos simples, como a sensibilidade do LM3886 é boa, acho que dois jacks separando o pré do power seriam suficientes. Assim, você pode inserir um reverb ou efeitos. Amplificadores de estudo necessitam deixar o som mais "macio" para que o aluno, além do prazer de estar melhorando e aprendendo, queira sempre voltar ao estudo, pelo som prazeiroso que ele obtém. O reverb de fábrica do FV-1 é muito interessante e bem útil para estas aplicações.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
mclasta
Visitante
« Responder #10 : 15 de Julho de 2010, as 13:59:10 »

Eu tinha me esquecido como é bom ser do Handmades.. cada opinião boa... desse jeito o time não perde nunca... Obrigado pessoal!

Analisando as opiniões dos amigos, fico ainda mais inclinado a usar os mosfets, para acrescentar algo ao site Smiley

Para os que são mais iniciantes, vou explicar resumidamente o dilema Mosfete x Bipolar (LM nesse caso).

Qualquer transistor bipolar, tem uma formação parecida coma de um diodo, que conforme eu apresento em um artigo sobre isso aqui no site, tem uma camada de depleção (não está errado o modo de escrever não.. sou do sítio mas já aprendi que tá certo).. Essa camada de depleção é uma barreira a ser rompida pelos elétrons, que só conseguem pular ela se houver uma tensão alí.. é como se vc estivesse à beira de uma ponte quebrada, e para passar alí vc precise de uma catapulta.. Contudo, não é necessária uma catapulta para passar alí, basta um pulinho de 0,6v +-...
e a deficiência do transistor em relação às válvulas mora bem aí...
Como o transistor é um amplificador de Corrente... sua funcionalidade é que com a variação da tensão no circuito, passem mais ou menos elétrons ali.. como há uma camada de depleção natural ao se juntar os dois componentes do diodo (anodo e catodo, ou material negativo com o positivo), então pode-se dizer que o transistor não é tão sensível à pequenas variações, que gerem menos de 0,6v, essas pequenas que digo são principalmente os produzidos pelos harmôinicos das cordas do instrumento, assim, todo transistor come um pouco do som... por assim dizer.
A válvula, por ser um amplificador de tensão, não sofre essa perda, logo, imprime na placa dela uma gama maior de harmônicos, deixando o som mais completo, mais fiel, etc.. por isso as válvulas ainda são usadas em equipamentos de som.. ela deixa a "coisa" mais perto do analógico.. que é o modo natural das coisas.
Os mosfets, são como transistores, contudo, funcionam como amplificadores de tensão, ao invés de corrente como os transistores... e teóricamente, eliminam o problema da desvantagem dos bipolares...
Devido a isso, a maioria das montadoras de som, (pionner, sony, etc..) usam mosfets em seus circuitos de som..
Por isso a dúvida do p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) o pessoal daqui prefere tanto o lm, e por isso queria tentar com os mosfets..

Mas ainda tô pensando.

Quanto ao looping do pré, sugerida pelo Hgamal, é interessante, contudo, aqui em Porto Velho, na oca da esquina e cobrado 4,00 por jack mono ou estéreo.. a idéia é t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) reduzir custos....
Quanto aos equalizadores, o problema é encontrar aqui e t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) o preço.. até p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) costumam ser os mais singulares do circuito.. 100k lin, 10k, 250k, etc... então seria interessante exclui-los, mas vou pensar nisso ainda, até p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) o barci se prontificou, como sempre, a me mandar o que eu precisar.. mas n queria ficar abusando... seria bom arrumar isso por aqui mesmo.. até pra provar pro pessoal que dá pra fazer coisas aqui na floresta hehehe
vou ver esse tal fe FV-1, nunca tinha ouvido falar.. qualquer coisa, se for um circuito simples, vai embutido t b (moderador, peço que me suspenda do fórum).. aí sim coloco no pré...
Quanto à questão da chave do TS pra aumentar o ganho.... não entendi, essa não seria a função do potenciômetro original dele?

Ah sim... quanto à fonte.. toroidal é impossível achar aqui.. e não sei enrolar.. então seria bom comprar o transformador de +30 -30 e fazer o CI interno de retificação com o LM3509
Abraço! e obrigado pelas sugestões...
tô bastante incluinado a fazer o pré com grave médio e agudo.. e loop de pré..
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #11 : 15 de Julho de 2010, as 14:29:36 »

Buenas MClasta! Em relação ao pré, oque voçê acha de colocar aquele primeiro pré do site? Só um tl062 e mais alguma coisinha. Bem simples e barato!
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #12 : 15 de Julho de 2010, as 14:47:37 »

Bom, se há limitações orçamentárias, acho melhor optar pelo LM3886. Pois um bom circuito usando MOSFET deveria prover proteção contra curto (o lm3886 tem), elevação de temperatura (o lm3886 tem) e polarização correta.

Quanto as limitações de componentes, acho que é melhor pedir tudo via internet, ou barcinet se você preferir.

O pot de ganho do TS pode ser maior e assim obter mais ganho. Ou então uma chave para colocar um reistor em série com o tal POT de ganho!

Para mim este projeto é mole de fazer: TSW + GGG reverb + beltron reverb tank + LM3886 + 2 Eminences RAMROD.

BOM, BONITO e BARATO!

(Um dos meus projetos futuros é um bom amp MOSFET de uns 100W, mas ele está trás na fila)
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
plautz
Visitante
« Responder #13 : 15 de Julho de 2010, as 14:58:09 »

Buenas MClasta! Em relação ao pré, oque voçê acha de colocar aquele primeiro pré do site? Só um tl062 e mais alguma coisinha. Bem simples e barato!

Eita, já devia ter tirado isso do ar. Isso não é um pré!

Mclasta

Você quis dizer LM350, certo?

Por experiência própria usar reguladores para etapa de potência é desperdício.

Já que você está tendendo por usar Mosfet´s, dê uma olhada no site do Eliot, mais especificamente este projeto.

Na seção Construção é informado que a potência do amplificador depende da potência do transformador.

Acho que usando transformador de 30+30 (segundo o que você está pensando) se encaixaria muito bem, pois será capaz de fornecer 80W em 8ohms (ou aproximadamente 130W em 4 ohms).

Como não gosto muito dessas designações usadas para transformadores (VA), já calculei e te informo que, para este trasnformador (30+30), é necessário que seja de 2,67A (3A, comercial).

Já que vai ser uma fonte simétrica, porque não usar o Pré do Site (oficial?) Olhe ele aqui neste tópico.

Para alimentá-lo, nada mais simples ("roubando" a alimentação do amp descrito): é só coloca dois eletrolíticos, dois zeners de 15V e dois capacitores de 100nF e pronto! A alimentação para o Pré do Site está estabilizada.

Abraços.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #14 : 15 de Julho de 2010, as 15:17:58 »

Opa Plautz, perdão pela má sugestão rsrsr... É que eu usei esse "pré" em um amplisinho da Warm com tda 2050 e ficou melhor que o do amplificador.  Deve ser porque o pré do ampl ié tão ruim que o "ruim" ficou melhor rsrsr...
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Páginas:  [1] 2 3 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: