Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
24 de Novembro de 2024, as 06:54:49
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Amplificadores
>
Projeto de AMP 18w - marshall/bogner
Páginas: [
1
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Projeto de AMP 18w - marshall/bogner (Lida 5532 vezes)
fhn_lopes
Visitante
Projeto de AMP 18w - marshall/bogner
«
:
14 de Janeiro de 2016, as 11:56:53 »
Pessoal, bom dia!! Desenhei esse projeto depois de muita pesquisa para os timbres que eu queria, porem ainda não montei. compartilho aqui o esquema para que voces possam criticar, usar e abusar rs..
O que eu pretendo com esse amp é algo simples, 2 canais (um lead e um crunch/clean), eq compartilhada, com um loop, que desenhei o mais simples possivel, mas pode tranquilamente ser substituido por esses kits, alltube ou nao. Alias ate recomendo pra quem puder usar o kit da weber ou da metroamp.
O canal HI é praticamente uma copia de um esquema que Bogner fazia no inicio, que Jerry Cantrell batizou de Snorkeler e que está presente no amp que ele usou pra gravar os dois primeiros albuns do Alice in Chains. Inlcuisve o tonestack é o desse amp.
O canal LO é baseado no plexi 1968 mas com alimentação do tonestack via placa, se nao precisaria de mais uma 12ax7 só pra fazer um cathode follower e teriamos um triodo sobrando. Se vc usar um kit SS de loop recomendo ligar o CF nesse circuito, muda o timbre. Outra coisa que da pra fazer tambem e que nao esta ali é uma chavinha pra bypassar o tonestack no canal lo (funcionaria como um plexi com tudo no 10 ahahah) mas isso só é recomendável se houver o CF depois do segundo estágio, se nao os graves podem 'bufar'.
o Power usa um PPIMV simples e duas 6v6gt em push-pull. A Ideia é usar qualquer jogo de transformadores comum para amps de 18w. O circuito de bias deriva da fonte mas pode-se usar transformador com tap específico t
b
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
, cabendo ai a modificação.
Enfim, ainda não tenho $$$ pra montar o bicho mas quero em breve poder faze-lo. Se alguem se aventurar por favor me mande fotos e clipes
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844
Re: Projeto ? ? ? 18w - marshall/bogner
«
Responder #1 :
14 de Janeiro de 2016, as 12:32:26 »
Olá fhn_lopes
Benvindo ao fórum.
Vejo boas ideias no seu projeto, mas também vejo detalhes que faria com que ele funcionasse mal.
Seria melhor além de tudo, se você simulasse o amplificador antes de mais nada, aí você já encontraria alguns pontos críticos.
Depois viria a parte da montagem, o que é outra parte crítica.
Se forem sanados os bugs, o projeto parece que pode dar timbres bem interessantes.
«
Última modificação: 19 de Abril de 2017, as 17:40:03 por Matec
»
Visitante
Re: Projeto de AMP 18w - marshall/bogner
«
Responder #2 :
14 de Janeiro de 2016, as 13:01:42 »
Matec, Obrigado pela resposta. Qual programa voce usa para simular? Onde voce acha que tem algum bug?
É meu primeiro desenho, com certeza tem varios erros e gostaria de saber onde e porque também. MEsmo tendo me baseado em varias coisas ja existentes , é meio que um juntadão de esquemas e casa-los é complicado! Se puder me ajudar fico grato!
Bom a montagem realmente influencia e muito, mesmo sendo um esquema muito bem feito (nem é o caso rs) se não houver atenção a disposição de fios, blindagem, aterramento e etc, com certeza havera problema. Ja montei uns prezinhos e modifiquei meu amp aqui e ali, pesquisei bastante sobre disposição de fios, quais devem ser entrelaçados, quais blindados, etc... aterramento t
b
, ordem de aterramento, como evitar ground loop... mas isso só com a mão na massa e errando um pouco pra acertar t
b
..
Se puder me ajudar com a simulação fico agradecido
abraço
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844
«
Responder #3 :
14 de Janeiro de 2016, as 13:44:50 »
Olá
O problema parece que está justamente nas "junções" dos módulos, veja aí na sua imagem
1 - Na placa do segundo tríodo do canal limpo não tem um capacitor para o desacoplamento do componente DC. Isso pode comprometer em parte o funcionamento do tríodo.
2 - A mixagem dos canais limpo e sujo é feita com dois resistores de 470k. Isso não teria problema se não houvesse o tonestack logo a seguir. Tendo o tonestack que tem impedância mais baixa, o sinal vai ficar muito baixo, e a atuação dos controles vai ficar muito prejudicada.
Você vai ter que repensar essa parte
3 - A entrada e saída do loop de efeitos está em curto circuito. Não vai funcionar.
4 - No send a válvula na configuração de seguidor de cátodo, não esta polarizada corretamente. Não vai funcionar quase nada.
5 - Nessa mesma válvula, falta um outro capacitor de desacoplamento DC antes do pot de 22k. Ou vai sobrar DC pra todo lado.
5.5 - O volume depois do Return está invertido. Desse modo com baixos volumes do potenciômetro a válvula distorce.
6 - Está faltando aterrar o secundário do transformador de saída, sem isso o presence e a realimentação negativa não funciona.
7 - Aliás esse presence e a realimentação negativa nesse caso é questionável já que existe o master volume entre o phase inverter e as válvulas de power.
Esses dois ( presence e a realimentação negativa) só ocorreriam com volume do master em 100% ou próximo disso.
Você pode utilizar o LTspice que tem gratuitamente na internet para simular o circuito ou partes dele. Eu não vou fazer isso agora pois requer um tempo.
Eu utilizo o Multisim.
Sinceramente eu começaria com circuitos mais simples.
------------------------------------------------------------
PS. Esqueci de dizer que a fonte +B está meio alta para as 6V6, e 18 w com elas não é recomendável. Talvez 14W seja mais perto da realidade.
Abs
«
Última modificação: 14 de Janeiro de 2016, as 14:00:30 por Matec
»
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39
«
Responder #4 :
14 de Janeiro de 2016, as 14:21:13 »
Dê uma olhada no esquema do 18W superlite 2, lá tem um tonestack que não precisa ser cathode follower e que, pelo que dizem, a resposta é bem parecida com o tonestack original.
Visitante
«
Responder #5 :
21 de Janeiro de 2016, as 09:56:14 »
Pessoal, fiz algumas pesquisas e refiz calculos. Resolvi fazer a fonte de alimentação a partir das peças que eu tenho em mãos e com uma tensão menor (nao tem p
q
usar 700V pra um amp com 2x 6V6GT)
alem disso acatei as sugestões, dei uma revisitada nos valores gerais e tirei fora o loop. É muito chato de desenhar e já existem N kits que vem prontos pra montar e que sao BONS e "baratos". A fonte conta com 5x12ax7 mas como tirei o loop só temos 4 no esquema, mas isso não vai mudar muita coisa no funcionamento de modo geral. O filtro foi dimensionado pra cortar 1Hz DC acima, em alguns casos chegou a 1,4HZ e outros 0,8HZ, o que ta bem aceitável.
Seguem os esquemas. Ah, nao consegui ainda instalar o simulador.. tentei usar o online mas é muito limitado. Minha intenção é construir isso aos poucos t
b
, não tenho pressa nem $$$ agora ahahahahah
valeu, deem uma olhada e critiquem novamente PFV
abraço
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #6 :
21 de Janeiro de 2016, as 10:44:35 »
Comece pelo básico.
Primeiro você precisa aprender a projetar a fonte.
Com um transformador de secundário de 150Vac-0-150Vac nessa configuração, você nunca vai conseguir 285Vdc no ponto A. Precisa ser bem mais do que 150Vac que retificados vão fornecer 285Vdc.
Agora a lei de Ohm deve ser aplicada na sua fonte:
- Entre os pontos C e D, vai passar uma corrente de 8mA sobre o resistor de 3300 ohms, isso dá uma queda de tensão de 26,4V, que é a diferença de tensão de C para D. OK.
- Entre os pontos B e C, vai passar uma corrente de 10mA (2mA + 8mA) no resistor de 3300 ohms, o que daria uma queda de tensão de 33V. Mas a diferença de tensão de B pra C é de apenas 6,6V (você só considerou 2mA). Tá errado.
- O mesmo ocorre entre os pontos A e B, vai passar corrente de 38mA sobre o resistor de 510 ohms = 19,3V e não 14V como indicado no esquema.
Não precisa ter um capacitor de 1100uF (dois de 2200uF combinados em série) pra filtrar isso, é muita capacitância e acho difícil ou caro achar de 2200uF x 200V pelo menos.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
fhn_lopes
Visitante
«
Responder #7 :
21 de Janeiro de 2016, as 11:53:11 »
olhando agora vi que comecei pelo lado errado a calcular as quedas de tensão, o certo é usar tudo o que vai passar de corrente por cada resistor, por isso é melhor começar pelo "ultimo" resistor, certo? ou então fazer a soma das correntes na hora de calcular a queda de tensão.
Os capacitores da fonte eu usei o que tenho aqui, 47u/450V e dual 2200uf/450. tentei calcular os resistores pensando nos flitros RC para passa baixa na regiao de 1HZ, conforme alguns artigos que li. Não irei compra-los na verdade, mas com certeza se fosse fazer do 'zerão' pensaria em usar caps mais baratos e menores.
Agora tenho uma duvida aqui, seria interessante usar uma configuração de voltage doubler ou outro transformador com secundário de 300-0-300 por ex?? Queria manter simples e "leve" este projeto, menos peso nos transformadores....
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #8 :
21 de Janeiro de 2016, as 12:09:06 »
Não precisa usar filtros RC com frequência de corte tão baixa (1Hz). O ripple (ondulação) de fontes retificadas aqui no Brasil é de 120Hz (mesmo querendo ser conservador, o corte em 30Hz já dá conta). Usar capacitores tão grandes, vai fazer com que os capacitores demorem a ser carregados e as tensões atingirem os valores nominais. Depois, com vários estágios RC, a medida que se passa para o filtro seguinte, a atenuação do ripple é cumulativa, portanto precisa de menos filtragem nos últimos estágios.
Se o seu capacitor de 2200uF/450V (uau, nunca vi um desses) é dual, provavelmente o negativo é comum, portanto não tem como ligar as duas partes em série. Confirme se tem 3 (negativo comum) ou 4 terminais.
Veja uma simulação com transformador de 245Vac e capacitores menores:
«
Última modificação: 21 de Janeiro de 2016, as 16:57:16 por xformer
»
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
fhn_lopes
Visitante
«
Responder #9 :
22 de Janeiro de 2016, as 13:46:30 »
po vc ja dimensionou a fonte pra mim ahahahahahahahahah muito legal o multisim hein... preciso instalar isso, é atualmente estou apenas com pc do trabalho e nao consigo instalar nada.... TI nao deixa
vou escolher o transformador e dimensionar a partir dele
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #10 :
22 de Janeiro de 2016, as 13:59:45 »
Não é o Multisim, chama-se Power Supply Designer II. Procure no site da Duncan amplifiers. O software é free.
O projeto é só uma simulação, depende de valores reais (eu chutei) como por exemplo a resistência do enrolamento do secundário e das ESR dos capacitores (deixei a default).
«
Última modificação: 22 de Janeiro de 2016, as 18:35:32 por xformer
»
Páginas: [
1
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...