Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 15:13:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ligação na tensão errada - fonte de alimentação  (Lida 4126 vezes)
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 375

Obrigado
-Dado: 283
-Recebido: 56


Saravah !


« : 05 de Janeiro de 2016, as 09:57:23 »

Bom dia pessoal,

Ultimamente andei reparando que a maior parte das pessoas conectam seus aparelhos celulares na tomada sem se darem conta da tensão da tomada. Eu acho que isso criou um hábito ruim de uma maneira geral, porque já me deparei com vários casos de pessoas que queimaram eletrodomésticos e até mesmo combos de guitarra importados (que geralmente são 110V) e nem se deram conta do porque. Até eu, há muito tempo atrás, já queimei algumas fontes pois esqueci de observar a tensão de entrada.

Enfim, hoje um amigo entrou em contato falando que um dos pedais dele (booster, clone do super hard on) começou a apitar e emitir um ruído absurdo após ele ligar a fonte de alimentação na tomada errada.
A fonte estava para entrada 110V e ele ligou em 220V ...

A princípio eu pensei que só teria queimado a fonte, mas o pedal foi afetado de alguma maneira.

Nesse caso não era apenas para o primário do transformador da fonte queimar ?

Ele quer que eu dê uma "olhada" pra ver se tem conserto...

Caso de para arrumar, se colocar um diodo entre o 9V e o circuito ajudaria a prevenir futuros acidentes como esse?

Abraço
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #1 : 05 de Janeiro de 2016, as 11:26:18 »

O problema nos segundos que a fonte levou para queimar, ela enviou o dobro de tensão para o circuito do pedal, o que pode ter ocasionado a queima de algum (s) componentes (s).
De uma olhada em capacitores eletrolíticos e OPAMPs.
E o diodo não vai proteger nesse caso. O que poderia proteger de sobre tensão seria um zener.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 375

Obrigado
-Dado: 283
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #2 : 05 de Janeiro de 2016, as 11:29:11 »

O problema nos segundos que a fonte levou para queimar, ela enviou o dobro de tensão para o circuito do pedal, o que pode ter ocasionado a queima de algum (s) componentes (s).
De uma olhada em capacitores eletrolíticos e OPAMPs.
E o diodo não vai proteger nesse caso. O que poderia proteger de sobre tensão seria um zener.


Valeu pelas dicas kem

Nesse caso acho que consigo dar uma "olhada" pra ele!

Obrigado

Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 473

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 103



« Responder #3 : 05 de Janeiro de 2016, as 11:32:40 »

Completando a informação, o diodo vai proteger se a fonte tiver a polaridade invertida, fato este que acontece de vez em quando.
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 375

Obrigado
-Dado: 283
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #4 : 05 de Janeiro de 2016, as 11:38:00 »

Ele me disse também que tinham dois pedais conectados à fonte.

Porém só o booster apresentou problema.

Pelo que eu sei este booster utiliza o MOSFET BS170, enquanto que a distorção que ele tem utiliza um OPAMP 4558.

Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal