Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 00:45:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [defeito] AC30 C2 soando como um octave.  (Lida 2797 vezes)
EddieTavares
Visitante
« : 27 de Dezembro de 2015, as 12:11:34 »

Um amigo meu tem um Vox AC30 c2 com um defeito que nunca ví, soa como se houvesse um octave, algumas notas soam duplicadas uma oitava acima, alguém já viu isso?

Pluguei em todas as entradas, alterei regulagens... Nada, o problema não é em um dos 2 canais do pré e honestamente não vejo como o circuito do tremolo em valores mínimos poderia afetar o som dessa forma, acredito que o problema resida no power.

Alguém poderia dar uma ajuda?

http://bmamps.com/Schematics/vox/Vox_AC30CC2_AC30CC2X%20(2005)%20SM.pdf
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #1 : 27 de Dezembro de 2015, as 13:21:10 »

 Experimentou o send/return para isolar o problema (pré ou power?).

 Válvulas polarizadas de maneira errada podem apresentar um som de "oitavador", assim como MOSFET's,  mas geralmente é bastante distorcido e "falhado" e varia ao tocar lembrando muitas vezes o efeito de fuzz octave-up.

 De qualquer forma, se for algo deste tipo, recomendo olhar os resistores de polarização dos estágios (cátodo e ânodo) e procurar medir as tensões. Se tiver um valor estranho, talvez encontre o problema.
 No power, dê uma olhada nos resistores do cátodo de potência, talvez exista alguma solda fria que tenha deslocado o ponto de operação do estágio...

 Se tiver condições, tente postar um sample do defeito...

 Um abraço

 Eduardo

 

-----
Seria algo assim, como nesse vídeo?

 https://www.youtube.com/watch?v=JzqI24AacHM
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2015, as 13:25:39 por Ledod » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #2 : 27 de Dezembro de 2015, as 22:11:24 »

Sim, tem uma chave que faz o bypass do loop, mas não afetou em nada.

Eu disse a ele pra deixar um par de el84 de cada vez pra ver se o problema aparece, mas pra ser honesto não acredito que o problema resida neste ponto, talvez na inversora, este amp não é totalmente valvulado, há vários componentes sólidos no signal path, acho que seria um amp muito melhor se não tivesse loop, reverb... O tremolo poderia ser mantido, já que, não tem componentes ativos no fluxo de sinal.

Desde já, muito obrigado!
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #3 : 28 de Dezembro de 2015, as 12:54:47 »

Acho que quando o Ledod se referiu a usar o loop de efeitos para isolar o problema ele estava se referindo a:

1) plugue o instrumento no AC30, envie o sinal do "send" para um amplificador externo. Se o defeito ocorrer nesta situação, com certeza o problema é no pré;

2) se passar no teste acima, faça a prova dos nove plugando o instrumento num pré externo (ou em algum pedal adequado), jogando o sinal no "return" do AC30. Se o problema acontecer nesta situação, com certeza é no power).

Pode estar havendo uma oscilação parasita. Se fosse montagem ponto a ponto, eu sugeriria mexer na fiação enquanto alguém toca, usando um palito de churrasco, para ver se algo muda. Mas como este amp é PCB, essa dica não presta...

Quanto a ter componentes SS, isso não representa necessariamente um problema em termos de qualidade. Vários amps valvulados atuais venerados usam esse recurso (p.ex. Randall), principalmente no circuito do loop de efeitos, porque acredita-se que nesta função os semicondutores se comportam melhor que as válvulas, introduzindo menos coloração.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
EddieTavares
Visitante
« Responder #4 : 29 de Dezembro de 2015, as 20:16:44 »

Obrigado Finck, mas o AC30 tem canais independentes sem componentes compartilhados até o loop; Quando o loop não está acionado, apenas um buffer separaria o pré do power não fosse o circuito do reverb.

Quanto aos componentes SS, não tenho tal preconceito, mas na hora de desenvolver um amp tipo combo é necessário pensar que haverá vibração e no caso de um valvulado temos alta tensão e aquecimento acima da média de um transistorizado comum, neste caso há muitos parafusos e porcas, a placa só sai se tirar todas as porcas dos potenciômetros... Sim os pots são onboard!

A placa parece não ter sido projetada para um valvulado, os componentes estão confinados em um espaço muito pequeno, as ilhas são pequenas mesmo para os resistores de maior dissipação.

http://www.planetz.com/wp-content/uploads/2011/03/2010-12-15-AC15C1-004.jpg

-----
Bom, não falei com ele desde Domingo, acho que já levou no técnico, de qualquer forma obrigado!
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2015, as 20:19:08 por EddieTavares » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.035 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal