Paulo, Bossman.....
Alguns pedais comerciais se aproximam do MoogerFooger MF-103, mas mantém uma certa distancia. O primeiro é o antigo Mu-Tron III, depois o ARP micro V e, mais recentemente, o Keeley Neutrino, mas o MF-103 está bem à frente.
A seção VCF do MF-103 pode ser o circuito original do Mini-Moog:
http://yusynth.net/Modular/EN/MOOGVCF/index.htmlou um circuito mais simples, semelhante ao do v
c
s
(moderador, peço que me suspenda do fórum)-3, onde a seção ladder tem os transistores substituidos por diodos 1N914 ou 1N4148:
http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/VCF_4.jpgNa entrada de controle desse circuito (control node) podem ser ligados uma infinidade de circuitos, como o envelope follower do MF-103 ou similar, envelope shapers (atack, sustain, decay), geradores de trapezoides, um pedal de expressão adaptado para fornecer tensões de 0 a -6V através de uma bateria de 9V e um potenciometro, LFO's com forma de onda senoidal, quadrada, triangular e rampa ou qualquer outro dispositivo que seja capaz de prover tensões continuamente variáveis entre 0 e -6V.
O sinal de audio na entrada do ladder, acoplado por C1, deve ter amplitude razoavelmente alta, até 400mV. Assim, o sinal proveniente dos captadores deve passar por um estagio de ganho, que pode ser um amplificador operacional tipo TL071/2, LF356/7 ou similares. Ganho de tensão da ordem de 100x (40dB) estará muito bom.
A placa de circuito impresso desse circuito, lado dos componentes e da solda, está nas imagens abaixo. A placa foi feita com letra-set transferida diretamente para a placa de fenolite e logo após decapada. Infelizmente não tenho o layout, coisa de handmaker "das antiga"...
Longe de ser um circuito critico, qualquer layout serve, até mesmo veroboard, sem nenhum problema.
No próximo ano posto detalhes dos ajuste (os três trimpots vermelhos) que não são rigorosos porque não é necessario que esse VCF esteja cromaticamente afinado com outros circuitos controlados por voltagem (VCO's, VCA's).
Posto também detalhes de dois ring-modulators, um integrado e outro discreto, que junto com um LFO formam o nucleo do MoogerFooger MF-102.
Um bom Natal para todos e que 2016 seja luminoso para todos os Handmakers de boa vontade.
Guilherme